Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020
Resumo: Este artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História.  ABSTRACT: This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world. Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History.
id FSA-3_59b626a7b1b2d5cec371889220e54af3
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1020
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In SchoolsHistória; AntropologiaEste artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História.  ABSTRACT: This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world. Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia2016-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/102010.12819/2016.13.2.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-148Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-1482317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/807http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/808http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/809http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1020/223Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-25T23:16:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1020Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-02-25T23:16:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
title Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
spellingShingle Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia
História; Antropologia
title_short Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
title_full Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
title_fullStr Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
title_sort Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
author Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia
author_facet Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv História; Antropologia
topic História; Antropologia
description Este artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História.  ABSTRACT: This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world. Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020
10.12819/2016.13.2.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.2.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/807
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/808
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/809
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1020/223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-148
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-148
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910772011008