Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020 |
Resumo: | Este artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História. ABSTRACT: This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world. Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History. |
id |
FSA-3_59b626a7b1b2d5cec371889220e54af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1020 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In SchoolsHistória; AntropologiaEste artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História. ABSTRACT: This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world. Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia2016-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/102010.12819/2016.13.2.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-148Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-1482317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/807http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/808http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/809http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1020/223Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-25T23:16:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1020Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-02-25T23:16:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
title |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia História; Antropologia |
title_short |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
title_full |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
title_sort |
Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools |
author |
Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia |
author_facet |
Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Neto, Francisco Antonio; Universidade Federal do Sul da Bahia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Antropologia |
topic |
História; Antropologia |
description |
Este artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História. ABSTRACT: This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world. Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020 10.12819/2016.13.2.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020 |
identifier_str_mv |
10.12819/2016.13.2.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/807 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/808 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1020/809 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1020/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-148 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 126-148 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910772011008 |