O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Rogerio Zaim de; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Sousa, Ana Paula Moreira de; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875
Resumo: O estudo é de natureza qualitativa, uma pesquisa-ação, que busca discutir os conceitos e a prática do esporte Pole Dance na escola. Objetiva desenvolver e propor uma possibilidade pedagógica para a aprendizagem desse esporte na escola com base na teoria interacionista, considerando que não existem “modelos” vigentes nos dias atuais. Consideramos que a pedagogia de ensino do Pole Dance na escola deve estar pautada nas diferentes dimensões enquanto conteúdo da Educação Física escolar, sobretudo a conceitual, procedimental e atitudinal. O Pole Dance pode ser desenvolvido pedagogicamente nas escolas, inclusive reconhecido hoje como uma modalidade esportiva, mesmo considerado atípico e pouco usual na Educação Física. Palavras-chave: Educação Física. Esporte. Ensino. ABSTRACT The study is qualitative in nature, an action research that seeks to discuss the concepts and practice of Pole Dance sport in school. It aims to develop and propose a pedagogical possibility for the learning of this sport in the school based on the interactionist theory, considering that there are no "models" in force today. We believe that the pedagogy of teaching Pole Dance in school should be based on different dimensions as content of school physical education, especially conceptual, procedural and attitudinal. Pole Dance can be developed pedagogically in schools, even recognized today as a sporting modality, even considered atypical and unusual in Physical Education. Keywords: Physical Education. Sport. Teaching.
id FSA-3_6937a7532f40441aa87ddbbf9afc297e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1875
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and PossibilitiesEducação, Educação Física.O estudo é de natureza qualitativa, uma pesquisa-ação, que busca discutir os conceitos e a prática do esporte Pole Dance na escola. Objetiva desenvolver e propor uma possibilidade pedagógica para a aprendizagem desse esporte na escola com base na teoria interacionista, considerando que não existem “modelos” vigentes nos dias atuais. Consideramos que a pedagogia de ensino do Pole Dance na escola deve estar pautada nas diferentes dimensões enquanto conteúdo da Educação Física escolar, sobretudo a conceitual, procedimental e atitudinal. O Pole Dance pode ser desenvolvido pedagogicamente nas escolas, inclusive reconhecido hoje como uma modalidade esportiva, mesmo considerado atípico e pouco usual na Educação Física. Palavras-chave: Educação Física. Esporte. Ensino. ABSTRACT The study is qualitative in nature, an action research that seeks to discuss the concepts and practice of Pole Dance sport in school. It aims to develop and propose a pedagogical possibility for the learning of this sport in the school based on the interactionist theory, considering that there are no "models" in force today. We believe that the pedagogy of teaching Pole Dance in school should be based on different dimensions as content of school physical education, especially conceptual, procedural and attitudinal. Pole Dance can be developed pedagogically in schools, even recognized today as a sporting modality, even considered atypical and unusual in Physical Education. Keywords: Physical Education. Sport. Teaching.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Não obtivemos qualquer auxílio financeiro para elaboração desse estudo, assim como não existem conflitos de interesse de nenhuma natureza, a saber: pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)Melo, Rogerio Zaim de; Universidade Federal do Mato Grosso do SulSousa, Ana Paula Moreira de; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/187510.12819/2019.16.6.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 121-139Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 121-1392317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875/491492028http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875/491492029http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875/491492030http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1875/1103http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1875/1105Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T17:05:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1875Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-12-13T17:05:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
title O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
spellingShingle O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Educação, Educação Física.
title_short O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
title_full O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
title_fullStr O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
title_full_unstemmed O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
title_sort O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities
author Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
author_facet Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Melo, Rogerio Zaim de; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sousa, Ana Paula Moreira de; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
author_role author
author2 Melo, Rogerio Zaim de; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sousa, Ana Paula Moreira de; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não obtivemos qualquer auxílio financeiro para elaboração desse estudo, assim como não existem conflitos de interesse de nenhuma natureza, a saber: pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Melo, Rogerio Zaim de; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sousa, Ana Paula Moreira de; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Educação Física.
topic Educação, Educação Física.
description O estudo é de natureza qualitativa, uma pesquisa-ação, que busca discutir os conceitos e a prática do esporte Pole Dance na escola. Objetiva desenvolver e propor uma possibilidade pedagógica para a aprendizagem desse esporte na escola com base na teoria interacionista, considerando que não existem “modelos” vigentes nos dias atuais. Consideramos que a pedagogia de ensino do Pole Dance na escola deve estar pautada nas diferentes dimensões enquanto conteúdo da Educação Física escolar, sobretudo a conceitual, procedimental e atitudinal. O Pole Dance pode ser desenvolvido pedagogicamente nas escolas, inclusive reconhecido hoje como uma modalidade esportiva, mesmo considerado atípico e pouco usual na Educação Física. Palavras-chave: Educação Física. Esporte. Ensino. ABSTRACT The study is qualitative in nature, an action research that seeks to discuss the concepts and practice of Pole Dance sport in school. It aims to develop and propose a pedagogical possibility for the learning of this sport in the school based on the interactionist theory, considering that there are no "models" in force today. We believe that the pedagogy of teaching Pole Dance in school should be based on different dimensions as content of school physical education, especially conceptual, procedural and attitudinal. Pole Dance can be developed pedagogically in schools, even recognized today as a sporting modality, even considered atypical and unusual in Physical Education. Keywords: Physical Education. Sport. Teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875
10.12819/2019.16.6.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.6.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875/491492028
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875/491492029
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1875/491492030
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1875/1103
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1875/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 121-139
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 121-139
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906596581376