Do Marketing Communication Investments Always Pay Off? / Marketing Communication Investments Always Pay Off?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Cláudio André Gondim; UNIFOR
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinheiro, Marcilene Furtado, Rabêlo Neto, Alexandre, Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/7
Resumo: Esse artigo buscou contribuir com a discussão acercadeste tema ao analisar o caso de um Shopping Center localizado emuma grande capital brasileira, utilizando dados mensais de janeiro de2001 a dezembro de 2008. Embora, geralmente se tenha a visão queesses investimentos são muito importantes para as estratégias decrescimento de vendas das firmas, é importante questionar se todasas iniciativas de comunicação de marketing alcançam os objetivosdesejados. Além disso, será que todos os instrumentos utilizadosatingem o mesmo nível de eficácia? De fato, depois de se levar emconsideração a sazonalidade e a tendência de longo prazo das vendas,os resultados sugerem que a relação das vendas (em log) e osinvestimentos em comunicação de marketing é quadrática, indicandoque pode haver rendimentos decrescentes nessa relação, podendoaté os retornos serem negativos em alguns casos. Nem todos ostipos de instrumentos de comunicação de marketing se mostraramsignificantes para explicar o comportamento das vendas, com aexceção de material gráfico e televisão, mas com uma relaçãoquadrática mais uma vez.
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