Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luquetti, Eliana Crispim França; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110
Resumo: This study aims to evaluate how the advancement and empowerment of textual/hypertextual instance and reading media have changed reader and authorship profiles and what the implications in school life, specifically in high school. The advent of cyberspace and the digital world brings paradigm shifts, especially when it comes to reading and authorship, requiring collaborative readers and authors-readers following the dynamism, fluidity, speed and liquidity of the current era. Therefore, the school context of Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ was observed, comprising teachers and students of high school. So, it was possible to evaluate the teaching-learning process of that Institute: students (digital natives) would be receiving appropriate care in the Institute? Have the teachers been training in their proper apparatus to deal with these guys? Has the school fulfilled its social role as citizens training? The study was guided in the light of theoretical contributions of scholars such as Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Gilles Deleuze and Félix Guattari, among others about reading paths, hypertextuality, clash of generations (digital natives vs. digital immigrants) and reading media. The results show that the teachers did not receive (and still do not) in their academic education, teaching methods and strategies guided by the use of ICTs, meeting unprepared to deal with the new demands of the educational routine and therefore not meeting the students ones. Key-words: Cyberspace. Hypertextuality. Reading Media.   RESUMO Este estudo tem como objetivo avaliar a forma como o avanço e a potencialização da instância textual/hipertextual e dos suportes de leitura têm mudado os perfis de leitor e autoria e quais as implicações na vida escolar, especificamente no Ensino Médio. O advento do ciberespaço e do mundo digital traz mudanças de paradigma, especialmente quando se trata de leitura e autoria, exigindo leitores colaborativos e autores-leitores que acompanhem o dinamismo, fluidez, velocidade e liquidez da era atual. Para tal, observou-se o contexto escolar do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ, compreendendo professores e alunos do Ensino Médio. Assim, foi possível avaliar o processo de ensino-aprendizagem daquela instituição: os estudantes (nativos digitais) estariam recebendo os cuidados adequados na Instituição? Os professores têm em sua formação o aparato adequado para lidar com esses sujeitos? Será que a escola tem cumprido o seu papel social como formadora de cidadãos? O estudo foi norteado à luz das contribuições teóricas de estudiosos como Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Deleuze e Guattari, entre outros, a respeito dos trajetos de leitura, hipertextualidade, conflito de gerações (nativos digitais contra imigrantes digitais) e suportes de leitura. Os resultados mostram que os professores não receberam (e continuam sem receber) em sua formação acadêmica, métodos de ensino e estratégias de utilização das TICs, encontrando-se despreparados para lidar com as novas demandas do cotidiano educacional e, portanto, dos alunos. Palavras-chave: Ciberespaço. Hipertextualidade. Suporte De Leitura.
id FSA-3_6a8a2ee64c4c2c9f3e232ce810db3d96
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1110
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino MédioEducaçãoThis study aims to evaluate how the advancement and empowerment of textual/hypertextual instance and reading media have changed reader and authorship profiles and what the implications in school life, specifically in high school. The advent of cyberspace and the digital world brings paradigm shifts, especially when it comes to reading and authorship, requiring collaborative readers and authors-readers following the dynamism, fluidity, speed and liquidity of the current era. Therefore, the school context of Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ was observed, comprising teachers and students of high school. So, it was possible to evaluate the teaching-learning process of that Institute: students (digital natives) would be receiving appropriate care in the Institute? Have the teachers been training in their proper apparatus to deal with these guys? Has the school fulfilled its social role as citizens training? The study was guided in the light of theoretical contributions of scholars such as Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Gilles Deleuze and Félix Guattari, among others about reading paths, hypertextuality, clash of generations (digital natives vs. digital immigrants) and reading media. The results show that the teachers did not receive (and still do not) in their academic education, teaching methods and strategies guided by the use of ICTs, meeting unprepared to deal with the new demands of the educational routine and therefore not meeting the students ones. Key-words: Cyberspace. Hypertextuality. Reading Media.   RESUMO Este estudo tem como objetivo avaliar a forma como o avanço e a potencialização da instância textual/hipertextual e dos suportes de leitura têm mudado os perfis de leitor e autoria e quais as implicações na vida escolar, especificamente no Ensino Médio. O advento do ciberespaço e do mundo digital traz mudanças de paradigma, especialmente quando se trata de leitura e autoria, exigindo leitores colaborativos e autores-leitores que acompanhem o dinamismo, fluidez, velocidade e liquidez da era atual. Para tal, observou-se o contexto escolar do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ, compreendendo professores e alunos do Ensino Médio. Assim, foi possível avaliar o processo de ensino-aprendizagem daquela instituição: os estudantes (nativos digitais) estariam recebendo os cuidados adequados na Instituição? Os professores têm em sua formação o aparato adequado para lidar com esses sujeitos? Será que a escola tem cumprido o seu papel social como formadora de cidadãos? O estudo foi norteado à luz das contribuições teóricas de estudiosos como Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Deleuze e Guattari, entre outros, a respeito dos trajetos de leitura, hipertextualidade, conflito de gerações (nativos digitais contra imigrantes digitais) e suportes de leitura. Os resultados mostram que os professores não receberam (e continuam sem receber) em sua formação acadêmica, métodos de ensino e estratégias de utilização das TICs, encontrando-se despreparados para lidar com as novas demandas do cotidiano educacional e, portanto, dos alunos. Palavras-chave: Ciberespaço. Hipertextualidade. Suporte De Leitura.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANALuquetti, Eliana Crispim França; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111010.12819/2016.13.5.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 96-115Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 96-1152317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAenghttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110/1029http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110/1030http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110/1031http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1110/332Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-31T14:06:11Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1110Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-08-31T14:06:11Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
title Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
spellingShingle Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Educação
title_short Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
title_full Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
title_fullStr Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
title_full_unstemmed Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
title_sort Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
author Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
author_facet Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Luquetti, Eliana Crispim França; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
author_role author
author2 Luquetti, Eliana Crispim França; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Horácio dos Santos Ribeiro; INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
Luquetti, Eliana Crispim França; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description This study aims to evaluate how the advancement and empowerment of textual/hypertextual instance and reading media have changed reader and authorship profiles and what the implications in school life, specifically in high school. The advent of cyberspace and the digital world brings paradigm shifts, especially when it comes to reading and authorship, requiring collaborative readers and authors-readers following the dynamism, fluidity, speed and liquidity of the current era. Therefore, the school context of Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ was observed, comprising teachers and students of high school. So, it was possible to evaluate the teaching-learning process of that Institute: students (digital natives) would be receiving appropriate care in the Institute? Have the teachers been training in their proper apparatus to deal with these guys? Has the school fulfilled its social role as citizens training? The study was guided in the light of theoretical contributions of scholars such as Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Gilles Deleuze and Félix Guattari, among others about reading paths, hypertextuality, clash of generations (digital natives vs. digital immigrants) and reading media. The results show that the teachers did not receive (and still do not) in their academic education, teaching methods and strategies guided by the use of ICTs, meeting unprepared to deal with the new demands of the educational routine and therefore not meeting the students ones. Key-words: Cyberspace. Hypertextuality. Reading Media.   RESUMO Este estudo tem como objetivo avaliar a forma como o avanço e a potencialização da instância textual/hipertextual e dos suportes de leitura têm mudado os perfis de leitor e autoria e quais as implicações na vida escolar, especificamente no Ensino Médio. O advento do ciberespaço e do mundo digital traz mudanças de paradigma, especialmente quando se trata de leitura e autoria, exigindo leitores colaborativos e autores-leitores que acompanhem o dinamismo, fluidez, velocidade e liquidez da era atual. Para tal, observou-se o contexto escolar do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ, compreendendo professores e alunos do Ensino Médio. Assim, foi possível avaliar o processo de ensino-aprendizagem daquela instituição: os estudantes (nativos digitais) estariam recebendo os cuidados adequados na Instituição? Os professores têm em sua formação o aparato adequado para lidar com esses sujeitos? Será que a escola tem cumprido o seu papel social como formadora de cidadãos? O estudo foi norteado à luz das contribuições teóricas de estudiosos como Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Deleuze e Guattari, entre outros, a respeito dos trajetos de leitura, hipertextualidade, conflito de gerações (nativos digitais contra imigrantes digitais) e suportes de leitura. Os resultados mostram que os professores não receberam (e continuam sem receber) em sua formação acadêmica, métodos de ensino e estratégias de utilização das TICs, encontrando-se despreparados para lidar com as novas demandas do cotidiano educacional e, portanto, dos alunos. Palavras-chave: Ciberespaço. Hipertextualidade. Suporte De Leitura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110
10.12819/2016.13.5.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.5.6
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110/1029
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110/1030
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1110/1031
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1110/332
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 96-115
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, set./out. 2016; 96-115
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909577682944