A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costella, Roselane Zordan; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Leonardo Pinto dos; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/240
Resumo: Neste artigo trabalhamos a partir da representação espacial que é formada por diversas relações que compõem as ações do espaço, bem como as características do lugar de onde partem as diferentes relações que são transferidas a uma escala global. A partir da ideia de que a Geografia é a ciência do espaço ausente ou mentalmente projetado, faz-se uma análise do significado do espaço e do lugar, bem como uma proposta de construção do conhecimento levando em consideração a teoria piagetiana e a concepção de espaço enquanto compreensão de relações dinâmicas e sistêmicas. O principal no entendimento do texto é o ponto de contato entre diferentes representações espaciais, os lugares de onde brotam essas representações e a importância que esses lugares têm no processo de construção do conhecimento, tendo como instrumento metodológico os mapas mentais.  Palavras-chave: ensino de geografia; representação; epistemologia genética.  ABSTRACT In this article we work from the spatial representation that is composed of several relationships that make the actions of space, as well as the characteristics of the place from where the different relationships that are transferred to a global scale. From the idea that geography is the science of space absent or mentally designed, an analysis is made of the significance of space and place, as well as a proposal for construction of knowledge, taking into account the theory of Piaget and design space while understanding of relationship dynamics and systemic. The main in understanding the text is the point of contact between different spatial representations, the seats of boasting such representations and the importance that these posts are in the process of knowledge construction, having as a methodological tool with the mental maps.  Keywords: teaching in geography; representation; genetic epistemology. 
id FSA-3_6ebd4e48ac2629390a5326aa2aa11426
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/240
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIESGeografiaensino de geografia; representação; epistemologia genética.Neste artigo trabalhamos a partir da representação espacial que é formada por diversas relações que compõem as ações do espaço, bem como as características do lugar de onde partem as diferentes relações que são transferidas a uma escala global. A partir da ideia de que a Geografia é a ciência do espaço ausente ou mentalmente projetado, faz-se uma análise do significado do espaço e do lugar, bem como uma proposta de construção do conhecimento levando em consideração a teoria piagetiana e a concepção de espaço enquanto compreensão de relações dinâmicas e sistêmicas. O principal no entendimento do texto é o ponto de contato entre diferentes representações espaciais, os lugares de onde brotam essas representações e a importância que esses lugares têm no processo de construção do conhecimento, tendo como instrumento metodológico os mapas mentais.  Palavras-chave: ensino de geografia; representação; epistemologia genética.  ABSTRACT In this article we work from the spatial representation that is composed of several relationships that make the actions of space, as well as the characteristics of the place from where the different relationships that are transferred to a global scale. From the idea that geography is the science of space absent or mentally designed, an analysis is made of the significance of space and place, as well as a proposal for construction of knowledge, taking into account the theory of Piaget and design space while understanding of relationship dynamics and systemic. The main in understanding the text is the point of contact between different spatial representations, the seats of boasting such representations and the importance that these posts are in the process of knowledge construction, having as a methodological tool with the mental maps.  Keywords: teaching in geography; representation; genetic epistemology. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Costella, Roselane Zordan; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULSantos, Leonardo Pinto dos; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL2013-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/240Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 80-96Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 80-962317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/240/108Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-04T18:42:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/240Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-10-04T18:42:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
title A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
Costella, Roselane Zordan; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Geografia
ensino de geografia; representação; epistemologia genética.
title_short A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
title_full A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
title_sort A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES
author Costella, Roselane Zordan; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
author_facet Costella, Roselane Zordan; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Santos, Leonardo Pinto dos; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
author_role author
author2 Santos, Leonardo Pinto dos; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Santos, Leonardo Pinto dos; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
ensino de geografia; representação; epistemologia genética.
topic Geografia
ensino de geografia; representação; epistemologia genética.
description Neste artigo trabalhamos a partir da representação espacial que é formada por diversas relações que compõem as ações do espaço, bem como as características do lugar de onde partem as diferentes relações que são transferidas a uma escala global. A partir da ideia de que a Geografia é a ciência do espaço ausente ou mentalmente projetado, faz-se uma análise do significado do espaço e do lugar, bem como uma proposta de construção do conhecimento levando em consideração a teoria piagetiana e a concepção de espaço enquanto compreensão de relações dinâmicas e sistêmicas. O principal no entendimento do texto é o ponto de contato entre diferentes representações espaciais, os lugares de onde brotam essas representações e a importância que esses lugares têm no processo de construção do conhecimento, tendo como instrumento metodológico os mapas mentais.  Palavras-chave: ensino de geografia; representação; epistemologia genética.  ABSTRACT In this article we work from the spatial representation that is composed of several relationships that make the actions of space, as well as the characteristics of the place from where the different relationships that are transferred to a global scale. From the idea that geography is the science of space absent or mentally designed, an analysis is made of the significance of space and place, as well as a proposal for construction of knowledge, taking into account the theory of Piaget and design space while understanding of relationship dynamics and systemic. The main in understanding the text is the point of contact between different spatial representations, the seats of boasting such representations and the importance that these posts are in the process of knowledge construction, having as a methodological tool with the mental maps.  Keywords: teaching in geography; representation; genetic epistemology. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/240
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/240/108
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 80-96
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 80-96
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907142889472