Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar as reflexões construídas ao longo da investigação acerca da complexidade do processo de adaptação de obras literárias para mídias digitais, bem como as contribuições da literatura no processo transformador das representações de mundo e dos bens culturais, retransmitidos, por ela, ao longo das gerações, a fim de romper estereótipos e propagar, no âmbito social, diferentes formas de representar a mulher por meio da crítica feminista, no que concerne à transposição do discurso de protesto para o discurso de ação.O presente estudo se enquadra no modelo de pesquisa etnográfica, que se distingue de outros procedimentos metodológicos pelo fato de se buscar construir uma descrição baseada e interpretada pela perspectiva cultural, bem como buscar categorias usadas pelos membros do grupo sob estudo, para conceituar e codificar conhecimento e guiar seus próprios comportamentos. Trata-se, também, de um procedimento analítico que corrobora os princípios de leitura e interpretação de texto, na medida em que fatores, além dos que estão presentes nos enunciados, promovem a compreensão e materializam intencionalidades, bem como evidenciam diferentes efeitos de sentido, segundo o tempo, espaço, contextos ocasionais, subjetivos e suas formações discursivas. Palavras-Chave: Literatura. Representação. Crítica Feminista. Reflexões. Jogos Digitais ABSTRACT This research paper intends to show the reflections built over the investigation of the complexity of the process of adapting literary works to digital media and the contributions of literature in the manufacturing process of the world of representations and cultural pro pertyre transmitted by it along the generations, in order to break stereotypes and propagate, in the social sphere, different ways of representing women through feminist critique regarding the transposition of protest speech to speech action. This study falls in the ethnographic research model that is distinguish hed from other methodological procedures for the fact of seeking to build a description based and interpreted by the cultural perspective and seek categories used by group member sun derstudy to conceptualize and codify knowledge and guide their own be havior. It is also an analytical procedure that supports the principles of reading and interpreting text, in that factor so ther than those listed in present, promote sunder standing and materialize intentions and purposes show different direction according to time, space, casual contexts, subjective and its discursive formations. Key Words: Literature. Representation. Feminist Critique. Reflections. Digital Games |
id |
FSA-3_744748c9492f4c5f879cf38833ceb25d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1009 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From PiauíServiço Social; Saúde MentalEste artigo visa apresentar as reflexões construídas ao longo da investigação acerca da complexidade do processo de adaptação de obras literárias para mídias digitais, bem como as contribuições da literatura no processo transformador das representações de mundo e dos bens culturais, retransmitidos, por ela, ao longo das gerações, a fim de romper estereótipos e propagar, no âmbito social, diferentes formas de representar a mulher por meio da crítica feminista, no que concerne à transposição do discurso de protesto para o discurso de ação.O presente estudo se enquadra no modelo de pesquisa etnográfica, que se distingue de outros procedimentos metodológicos pelo fato de se buscar construir uma descrição baseada e interpretada pela perspectiva cultural, bem como buscar categorias usadas pelos membros do grupo sob estudo, para conceituar e codificar conhecimento e guiar seus próprios comportamentos. Trata-se, também, de um procedimento analítico que corrobora os princípios de leitura e interpretação de texto, na medida em que fatores, além dos que estão presentes nos enunciados, promovem a compreensão e materializam intencionalidades, bem como evidenciam diferentes efeitos de sentido, segundo o tempo, espaço, contextos ocasionais, subjetivos e suas formações discursivas. Palavras-Chave: Literatura. Representação. Crítica Feminista. Reflexões. Jogos Digitais ABSTRACT This research paper intends to show the reflections built over the investigation of the complexity of the process of adapting literary works to digital media and the contributions of literature in the manufacturing process of the world of representations and cultural pro pertyre transmitted by it along the generations, in order to break stereotypes and propagate, in the social sphere, different ways of representing women through feminist critique regarding the transposition of protest speech to speech action. This study falls in the ethnographic research model that is distinguish hed from other methodological procedures for the fact of seeking to build a description based and interpreted by the cultural perspective and seek categories used by group member sun derstudy to conceptualize and codify knowledge and guide their own be havior. It is also an analytical procedure that supports the principles of reading and interpreting text, in that factor so ther than those listed in present, promote sunder standing and materialize intentions and purposes show different direction according to time, space, casual contexts, subjective and its discursive formations. Key Words: Literature. Representation. Feminist Critique. Reflections. Digital GamesRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rosa, Lúcia Cristina dos SantosSilva, Samia Luiza Coelho da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/100910.12819/2016.13.1.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 214-235Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 214-2352317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009/773http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009/774http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009/775http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/211http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/212http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/213http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/214http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/215http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/217http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/218http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/219Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-19T12:49:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1009Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-12-19T12:49:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
title |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
spellingShingle |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí Rosa, Lúcia Cristina dos Santos Serviço Social; Saúde Mental |
title_short |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
title_full |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
title_fullStr |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
title_full_unstemmed |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
title_sort |
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí |
author |
Rosa, Lúcia Cristina dos Santos |
author_facet |
Rosa, Lúcia Cristina dos Santos Silva, Samia Luiza Coelho da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Samia Luiza Coelho da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Lúcia Cristina dos Santos Silva, Samia Luiza Coelho da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço Social; Saúde Mental |
topic |
Serviço Social; Saúde Mental |
description |
Este artigo visa apresentar as reflexões construídas ao longo da investigação acerca da complexidade do processo de adaptação de obras literárias para mídias digitais, bem como as contribuições da literatura no processo transformador das representações de mundo e dos bens culturais, retransmitidos, por ela, ao longo das gerações, a fim de romper estereótipos e propagar, no âmbito social, diferentes formas de representar a mulher por meio da crítica feminista, no que concerne à transposição do discurso de protesto para o discurso de ação.O presente estudo se enquadra no modelo de pesquisa etnográfica, que se distingue de outros procedimentos metodológicos pelo fato de se buscar construir uma descrição baseada e interpretada pela perspectiva cultural, bem como buscar categorias usadas pelos membros do grupo sob estudo, para conceituar e codificar conhecimento e guiar seus próprios comportamentos. Trata-se, também, de um procedimento analítico que corrobora os princípios de leitura e interpretação de texto, na medida em que fatores, além dos que estão presentes nos enunciados, promovem a compreensão e materializam intencionalidades, bem como evidenciam diferentes efeitos de sentido, segundo o tempo, espaço, contextos ocasionais, subjetivos e suas formações discursivas. Palavras-Chave: Literatura. Representação. Crítica Feminista. Reflexões. Jogos Digitais ABSTRACT This research paper intends to show the reflections built over the investigation of the complexity of the process of adapting literary works to digital media and the contributions of literature in the manufacturing process of the world of representations and cultural pro pertyre transmitted by it along the generations, in order to break stereotypes and propagate, in the social sphere, different ways of representing women through feminist critique regarding the transposition of protest speech to speech action. This study falls in the ethnographic research model that is distinguish hed from other methodological procedures for the fact of seeking to build a description based and interpreted by the cultural perspective and seek categories used by group member sun derstudy to conceptualize and codify knowledge and guide their own be havior. It is also an analytical procedure that supports the principles of reading and interpreting text, in that factor so ther than those listed in present, promote sunder standing and materialize intentions and purposes show different direction according to time, space, casual contexts, subjective and its discursive formations. Key Words: Literature. Representation. Feminist Critique. Reflections. Digital Games |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009 10.12819/2016.13.1.12 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009 |
identifier_str_mv |
10.12819/2016.13.1.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009/773 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009/774 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1009/775 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/211 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/212 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/213 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/214 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/215 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/217 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/218 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1009/219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 214-235 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 214-235 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909535739904 |