Financial Performance Analysis of Private Higher Education Companies / Análise do Desempenho Financeiro das Empresas Privadas de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2017 |
Resumo: | Taking a prominent role in economic development, the institutions of higher education stand out in the economic scenario of a country. It has been observed, above all in the last decades, a financial leverage in this segment of the educational segment, highlighting the significant investments made by large groups in the education sector. Thus, this work aims to identify and measure the influence of distance education (EaD) on the revenue and profits of higher education institutions: Kroton and Estácio, which are the two largest Brazilian companies in this field. Therefore, a study of the financial behavior of these two private sector institutions was carried out. For the comparative analysis, an exploratory case study was performed, as analysis units were used, the net margin of profit on the revenue and the margin of the EaD on the net revenue. Data were collected through specific statistics of the sector, as well as magazines, newspapers, websites and affordable financial reporting provisions within the organizations studied. In the end, the study shows that broadly speaking, these organizations in the higher education segment have shown a satisfactory financial behavior when comparing their annual results. It was also verified that the EaD represents a greater percentage of Kroton's net revenue when compared to that of Estácio, but the data showed that the EaD is presenting itself as an opportunity of generating income for these institutions, due to the increase of its revenues within this segment. Keywords: Higher Education. Private Higher Education. Financial Performance. Distance education; EaD. RESUMO Tomando para si um destacado papel no âmbito do desenvolvimento econômico, as instituições de ensino superior se destacam no cenário econômico de um país. Tem sido observado, sobretudo nas últimas décadas, uma alavancagem neste mercado do segmento educacional com destaque para os investimentos significativos realizados por grandes grupos no setor educacional. Dessa forma, esse trabalho objetiva identificar e mensurar a influência do ensino a distância (EaD) nos resultados dos lucros e das receitas líquidas das instituições de ensino superior: Kroton e Estácio, que são as duas maiores empresas brasileiras desse ramo. Para tanto, foi realizado um estudo do comportamento financeiro dessas duas instituições da iniciativa privada. Para a análise comparativa procedeu-se a um estudo de caso exploratório. Como unidades de análise, foram utilizadas a margem líquida de lucro sobre a receita e a margem da EaD sobre a receita líquida. Os dados foram coletados através de estatísticas específicas do setor, bem como revistas, jornais, sites e ainda relatórios financeiros acessíveis no âmbito interno das organizações estudadas. Ao final, o estudo mostra que, de uma forma ampla, essas organizações do segmento da educação superior têm evidenciado um comportamento financeiro satisfatório, ao se comparar os seus resultados anuais. Constatou-se também que a EaD representa uma maior porcentagem sobre a receita líquida da Kroton, ao se comparar com o da Estácio, porém os dados evidenciaram que a EaD vem se apresentando como uma oportunidade de geração de receitas para essas instituições, devido ao aumento de suas receitas líquidas dentro desse segmento. Palavras-chave: Educação Superior. Educação Superior Privada. Desempenho Financeiro. Educação a distância. EaD. |
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For the comparative analysis, an exploratory case study was performed, as analysis units were used, the net margin of profit on the revenue and the margin of the EaD on the net revenue. Data were collected through specific statistics of the sector, as well as magazines, newspapers, websites and affordable financial reporting provisions within the organizations studied. In the end, the study shows that broadly speaking, these organizations in the higher education segment have shown a satisfactory financial behavior when comparing their annual results. It was also verified that the EaD represents a greater percentage of Kroton's net revenue when compared to that of Estácio, but the data showed that the EaD is presenting itself as an opportunity of generating income for these institutions, due to the increase of its revenues within this segment. Keywords: Higher Education. Private Higher Education. Financial Performance. Distance education; EaD. RESUMO Tomando para si um destacado papel no âmbito do desenvolvimento econômico, as instituições de ensino superior se destacam no cenário econômico de um país. Tem sido observado, sobretudo nas últimas décadas, uma alavancagem neste mercado do segmento educacional com destaque para os investimentos significativos realizados por grandes grupos no setor educacional. Dessa forma, esse trabalho objetiva identificar e mensurar a influência do ensino a distância (EaD) nos resultados dos lucros e das receitas líquidas das instituições de ensino superior: Kroton e Estácio, que são as duas maiores empresas brasileiras desse ramo. Para tanto, foi realizado um estudo do comportamento financeiro dessas duas instituições da iniciativa privada. Para a análise comparativa procedeu-se a um estudo de caso exploratório. Como unidades de análise, foram utilizadas a margem líquida de lucro sobre a receita e a margem da EaD sobre a receita líquida. 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EaD.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Article developed with the support of the Postgraduate Program in Administration (PPGA) of the Federal University of Uberlândia - UFU, Faculty of Management and Business - FAGENLuz, Filipe Vilela; Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGENPenedo, Antonio Sergio Torres; Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGENPereira, Vinicius Silva; Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/201710.12819/2020.17.4.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 21-38Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 21-382317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAenghttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2017/491492204http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2017/491492205http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2017/1283http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2017/1284Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-20T12:26:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2017Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-05-20T12:26:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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