Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herzmann Junior, Nélio; Universidade do Sul de Santa Catarina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dutra, Ademar; Universidade do Sul de Santa Catarina, Chaves, Leonardo Corrêa; Universidade do Sul de Santa Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108
Resumo: A avaliação dos programas de mestrado e doutorado profissionais no Brasil atravessa um período de transição e aperfeiçoamento em virtude da publicação da portaria n. 60, de 20 de março de 2019, que regulamenta e institui o mestrado e o doutorado profissionais, no âmbito da CAPES. Nesse contexto, o estudo sobre os indicadores de desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais faz-se necessário e urgente. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o tema avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, envolvendo a aplicação do instrumento Proknow-C - Knowledge Development Process – Constructivist. Como resultados destacam-se: (i) a pesquisa resultou em um portfólio bibliográfico de 15 artigos científicos; (ii) dentre os autores, nenhum destaque, todos apresentam apenas um artigo no portfólio bibliográfico; (iii) com relação aos artigos mais citados, destaca-se Azma, F. (2010). Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Innovation and Creativity in Education, com 49 citações; (iv) já no que diz respeito aos periódicos, nenhum veiculou mais de 1 artigo. Palavras-Chave: Avaliação. Desempenho. Stricto Sensu Profissional. CAPES. Proknow-C.  ABSTRACT The evaluation of professional master's and doctoral programs in Brazil is going through a period of transition and improvement due to the publication of ordinance no. 60 of March 20, 2019, which regulates and institutes professional master's and doctoral degrees, within the scope of CAPES. In this context, the study on the performance indicators of professional stricto sensu programs is necessary and urgent. This article aims to present a review of the international literature on the subject of performance evaluation of professional stricto sensu programs. This is an exploratory and bibliographic research with a qualitative approach involving the application of the instrument Proknow-C - Knowledge Development Process - Constructivist. As results, we highlight: (i) the research resulted in a bibliographic portfolio composed of 15 scientific articles; (ii) among the authors, no highlight, all present only one article in the bibliographic portfolio; (iii) regarding the most cited articles, Azma, F. (2010) stands out. Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Innovation and Creativity in Education, with 49 citations, (iv) as far as journals are concerned, none has published more than 1 article. Keywords: Performance. Evaluation. stricto sensu.  ProKnow-C.
id FSA-3_7800386c9dd63e463cd70818e05352b5
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2108
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International LiteratureAdministraçãoA avaliação dos programas de mestrado e doutorado profissionais no Brasil atravessa um período de transição e aperfeiçoamento em virtude da publicação da portaria n. 60, de 20 de março de 2019, que regulamenta e institui o mestrado e o doutorado profissionais, no âmbito da CAPES. Nesse contexto, o estudo sobre os indicadores de desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais faz-se necessário e urgente. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o tema avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, envolvendo a aplicação do instrumento Proknow-C - Knowledge Development Process – Constructivist. Como resultados destacam-se: (i) a pesquisa resultou em um portfólio bibliográfico de 15 artigos científicos; (ii) dentre os autores, nenhum destaque, todos apresentam apenas um artigo no portfólio bibliográfico; (iii) com relação aos artigos mais citados, destaca-se Azma, F. (2010). Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Innovation and Creativity in Education, com 49 citações; (iv) já no que diz respeito aos periódicos, nenhum veiculou mais de 1 artigo. Palavras-Chave: Avaliação. Desempenho. Stricto Sensu Profissional. CAPES. Proknow-C.  ABSTRACT The evaluation of professional master's and doctoral programs in Brazil is going through a period of transition and improvement due to the publication of ordinance no. 60 of March 20, 2019, which regulates and institutes professional master's and doctoral degrees, within the scope of CAPES. In this context, the study on the performance indicators of professional stricto sensu programs is necessary and urgent. This article aims to present a review of the international literature on the subject of performance evaluation of professional stricto sensu programs. This is an exploratory and bibliographic research with a qualitative approach involving the application of the instrument Proknow-C - Knowledge Development Process - Constructivist. As results, we highlight: (i) the research resulted in a bibliographic portfolio composed of 15 scientific articles; (ii) among the authors, no highlight, all present only one article in the bibliographic portfolio; (iii) regarding the most cited articles, Azma, F. (2010) stands out. Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Innovation and Creativity in Education, with 49 citations, (iv) as far as journals are concerned, none has published more than 1 article. Keywords: Performance. Evaluation. stricto sensu.  ProKnow-C.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Herzmann Junior, Nélio; Universidade do Sul de Santa CatarinaDutra, Ademar; Universidade do Sul de Santa CatarinaChaves, Leonardo Corrêa; Universidade do Sul de Santa Catarina2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/210810.12819/2020.17.11.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 3-29Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 3-292317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108/491492499http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108/491492500http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108/491492501http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2108/1404Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-19T15:37:36Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2108Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-12-19T15:37:36Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
title Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
spellingShingle Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
Herzmann Junior, Nélio; Universidade do Sul de Santa Catarina
Administração
title_short Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
title_full Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
title_fullStr Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
title_full_unstemmed Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
title_sort Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional / Evaluation of Professional Masters and Doctorate Programs in Brazil: Review of the International Literature
author Herzmann Junior, Nélio; Universidade do Sul de Santa Catarina
author_facet Herzmann Junior, Nélio; Universidade do Sul de Santa Catarina
Dutra, Ademar; Universidade do Sul de Santa Catarina
Chaves, Leonardo Corrêa; Universidade do Sul de Santa Catarina
author_role author
author2 Dutra, Ademar; Universidade do Sul de Santa Catarina
Chaves, Leonardo Corrêa; Universidade do Sul de Santa Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Herzmann Junior, Nélio; Universidade do Sul de Santa Catarina
Dutra, Ademar; Universidade do Sul de Santa Catarina
Chaves, Leonardo Corrêa; Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description A avaliação dos programas de mestrado e doutorado profissionais no Brasil atravessa um período de transição e aperfeiçoamento em virtude da publicação da portaria n. 60, de 20 de março de 2019, que regulamenta e institui o mestrado e o doutorado profissionais, no âmbito da CAPES. Nesse contexto, o estudo sobre os indicadores de desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais faz-se necessário e urgente. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o tema avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu profissionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, envolvendo a aplicação do instrumento Proknow-C - Knowledge Development Process – Constructivist. Como resultados destacam-se: (i) a pesquisa resultou em um portfólio bibliográfico de 15 artigos científicos; (ii) dentre os autores, nenhum destaque, todos apresentam apenas um artigo no portfólio bibliográfico; (iii) com relação aos artigos mais citados, destaca-se Azma, F. (2010). Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Innovation and Creativity in Education, com 49 citações; (iv) já no que diz respeito aos periódicos, nenhum veiculou mais de 1 artigo. Palavras-Chave: Avaliação. Desempenho. Stricto Sensu Profissional. CAPES. Proknow-C.  ABSTRACT The evaluation of professional master's and doctoral programs in Brazil is going through a period of transition and improvement due to the publication of ordinance no. 60 of March 20, 2019, which regulates and institutes professional master's and doctoral degrees, within the scope of CAPES. In this context, the study on the performance indicators of professional stricto sensu programs is necessary and urgent. This article aims to present a review of the international literature on the subject of performance evaluation of professional stricto sensu programs. This is an exploratory and bibliographic research with a qualitative approach involving the application of the instrument Proknow-C - Knowledge Development Process - Constructivist. As results, we highlight: (i) the research resulted in a bibliographic portfolio composed of 15 scientific articles; (ii) among the authors, no highlight, all present only one article in the bibliographic portfolio; (iii) regarding the most cited articles, Azma, F. (2010) stands out. Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Innovation and Creativity in Education, with 49 citations, (iv) as far as journals are concerned, none has published more than 1 article. Keywords: Performance. Evaluation. stricto sensu.  ProKnow-C.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108
10.12819/2020.17.11.1
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.11.1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108/491492499
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108/491492500
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2108/491492501
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2108/1404
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 3-29
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 3-29
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906523181056