Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721 |
Resumo: | O processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto. Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação. ABSTRACTThe evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context. Keywords: Education. Release. Evaluation. |
id |
FSA-3_7ce4dd6e78250e4f347b64fa860df116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1721 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation ProcessEducação - educação de jovens e adultosO processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto. Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação. ABSTRACTThe evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context. Keywords: Education. Release. Evaluation.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)-Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de EducaciónCruz, Antônio Carlos Dos Santos2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/172110.12819/2019.16.2.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-148Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-1482317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491776http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491777http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491778http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/911http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/912Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-01T20:32:21Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1721Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-03-01T20:32:21Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
title |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
spellingShingle |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación Educação - educação de jovens e adultos |
title_short |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
title_full |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
title_fullStr |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
title_full_unstemmed |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
title_sort |
Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process |
author |
Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación |
author_facet |
Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación Cruz, Antônio Carlos Dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Antônio Carlos Dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación Cruz, Antônio Carlos Dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - educação de jovens e adultos |
topic |
Educação - educação de jovens e adultos |
description |
O processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto. Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação. ABSTRACTThe evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context. Keywords: Education. Release. Evaluation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721 10.12819/2019.16.2.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721 |
identifier_str_mv |
10.12819/2019.16.2.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491776 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491777 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491778 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/911 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-148 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-148 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910781448192 |