Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Antônio Carlos Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721
Resumo: O processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto. Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação. ABSTRACTThe evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context. Keywords: Education. Release. Evaluation.
id FSA-3_7ce4dd6e78250e4f347b64fa860df116
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1721
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation ProcessEducação - educação de jovens e adultosO processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto. Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação. ABSTRACTThe evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context. Keywords: Education. Release. Evaluation.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)-Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de EducaciónCruz, Antônio Carlos Dos Santos2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/172110.12819/2019.16.2.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-148Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-1482317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491776http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491777http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491778http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/911http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/912Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-01T20:32:21Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1721Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-03-01T20:32:21Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
title Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
spellingShingle Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación
Educação - educação de jovens e adultos
title_short Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
title_full Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
title_fullStr Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
title_full_unstemmed Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
title_sort Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process
author Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación
author_facet Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación
Cruz, Antônio Carlos Dos Santos
author_role author
author2 Cruz, Antônio Carlos Dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv -
dc.contributor.author.fl_str_mv Jimenez, Luiz Ortiz; Universidad de Almería. CRTA. SACRAMENTO S/N LA CAñADA (Espanha) Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai) Ciudad Asunción - Capital Profesor del Postgrado de Educación
Cruz, Antônio Carlos Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - educação de jovens e adultos
topic Educação - educação de jovens e adultos
description O processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto. Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação. ABSTRACTThe evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context. Keywords: Education. Release. Evaluation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721
10.12819/2019.16.2.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.2.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491776
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491777
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1721/491491778
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/911
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1721/912
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-148
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 129-148
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910781448192