O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Davi dos Santos; Universidade UNIGRANRIO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wanderley, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; Universidade UNIGRANRIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar os movimentos de concentração no mercado de educação superior brasileiro pelo prisma epistemológico da teoria Neo-Institucional. Nos últimos quinze anos, esse mercado experimentou um número considerável de operações de fusões, aquisições e abertura de capital, tendo como referência as instituições de ensino superior (IES) listadas na B3 S.A. Além disso, fazemos uma contextualização dos impactos do FIES e do ProUni nesse mercado. A base das informações é composta pelas demonstrações financeiras das quatro IES de capital aberto arquivadas na Comissão de Valores Mobiliário (CVM), que compreendem os exercícios findos entre 2012 e 2020. No estudo foram analisados os índices receita líquida, margem bruta e margem EBITDA ajustada. Os resultados da pesquisa mostram que as IES ano após ano têm crescido financeiramente, o que continuará fortalecendo a concentração do segmento. As análises podem ajudar na construção de importantes contribuições para pesquisas futuras sobre o mercado de educação superior no Brasil. Palavras-chave: Mercado de Educação Superior. Grupos Educacionais. Fusões e Aquisições. Teoria Neo-Institucional. ABSTRACT  The objective of this article is to describe and analyze the concentration movements in the Brazilian higher education market through the epistemological prism of the Neo-Institutional theory. In the last fifteen years, this market has experienced a considerable number of mergers, acquisitions, and IPOs, taking as reference the higher education institutions (IES) listed on B3 S.A. In addition, we provide a contextualization of the impacts of FIES and ProUni in this market. The information base is composed of the financial statements of the four publicly traded HEIs filed with the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM), which comprise the fiscal years ending between 2012 and 2020. In the study, the indexes net revenue, gross margin, and adjusted EBITDA margin were analyzed. The results of the research show that IES year after year have been growing financially, which will continue to strengthen the concentration of the segment. The analyses may help in the construction of important contributions for future research on the higher education market in Brazil. Keywords: Higher Education Market, Educational Groups. Mergers and Acquisitions. Neo-Institutional Theory.   
id FSA-3_83f4c6dec7280c5b34d1886f1601322c
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2452
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional TheoryAdministração; ContabilidadeO objetivo deste artigo é descrever e analisar os movimentos de concentração no mercado de educação superior brasileiro pelo prisma epistemológico da teoria Neo-Institucional. Nos últimos quinze anos, esse mercado experimentou um número considerável de operações de fusões, aquisições e abertura de capital, tendo como referência as instituições de ensino superior (IES) listadas na B3 S.A. Além disso, fazemos uma contextualização dos impactos do FIES e do ProUni nesse mercado. A base das informações é composta pelas demonstrações financeiras das quatro IES de capital aberto arquivadas na Comissão de Valores Mobiliário (CVM), que compreendem os exercícios findos entre 2012 e 2020. No estudo foram analisados os índices receita líquida, margem bruta e margem EBITDA ajustada. Os resultados da pesquisa mostram que as IES ano após ano têm crescido financeiramente, o que continuará fortalecendo a concentração do segmento. As análises podem ajudar na construção de importantes contribuições para pesquisas futuras sobre o mercado de educação superior no Brasil. Palavras-chave: Mercado de Educação Superior. Grupos Educacionais. Fusões e Aquisições. Teoria Neo-Institucional. ABSTRACT  The objective of this article is to describe and analyze the concentration movements in the Brazilian higher education market through the epistemological prism of the Neo-Institutional theory. In the last fifteen years, this market has experienced a considerable number of mergers, acquisitions, and IPOs, taking as reference the higher education institutions (IES) listed on B3 S.A. In addition, we provide a contextualization of the impacts of FIES and ProUni in this market. The information base is composed of the financial statements of the four publicly traded HEIs filed with the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM), which comprise the fiscal years ending between 2012 and 2020. In the study, the indexes net revenue, gross margin, and adjusted EBITDA margin were analyzed. The results of the research show that IES year after year have been growing financially, which will continue to strengthen the concentration of the segment. The analyses may help in the construction of important contributions for future research on the higher education market in Brazil. Keywords: Higher Education Market, Educational Groups. Mergers and Acquisitions. Neo-Institutional Theory.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Marques, Davi dos Santos; Universidade UNIGRANRIOWanderley, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; Universidade UNIGRANRIO2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/245210.12819/2022.19.7.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 139-165Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 139-1652317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452/491493322http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452/491493323http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452/491493324http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2452/1845http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2452/1846Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T21:03:03Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2452Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-06-24T21:03:03Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
title O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
spellingShingle O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
Marques, Davi dos Santos; Universidade UNIGRANRIO
Administração; Contabilidade
title_short O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
title_full O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
title_fullStr O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
title_full_unstemmed O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
title_sort O Mercado de Educação Superior: Uma Análise à Luz da Teoria Neo-Institucional / The Higher Education Market: An Analysis in the Light of Neo-Institutional Theory
author Marques, Davi dos Santos; Universidade UNIGRANRIO
author_facet Marques, Davi dos Santos; Universidade UNIGRANRIO
Wanderley, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; Universidade UNIGRANRIO
author_role author
author2 Wanderley, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; Universidade UNIGRANRIO
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Davi dos Santos; Universidade UNIGRANRIO
Wanderley, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; Universidade UNIGRANRIO
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Contabilidade
topic Administração; Contabilidade
description O objetivo deste artigo é descrever e analisar os movimentos de concentração no mercado de educação superior brasileiro pelo prisma epistemológico da teoria Neo-Institucional. Nos últimos quinze anos, esse mercado experimentou um número considerável de operações de fusões, aquisições e abertura de capital, tendo como referência as instituições de ensino superior (IES) listadas na B3 S.A. Além disso, fazemos uma contextualização dos impactos do FIES e do ProUni nesse mercado. A base das informações é composta pelas demonstrações financeiras das quatro IES de capital aberto arquivadas na Comissão de Valores Mobiliário (CVM), que compreendem os exercícios findos entre 2012 e 2020. No estudo foram analisados os índices receita líquida, margem bruta e margem EBITDA ajustada. Os resultados da pesquisa mostram que as IES ano após ano têm crescido financeiramente, o que continuará fortalecendo a concentração do segmento. As análises podem ajudar na construção de importantes contribuições para pesquisas futuras sobre o mercado de educação superior no Brasil. Palavras-chave: Mercado de Educação Superior. Grupos Educacionais. Fusões e Aquisições. Teoria Neo-Institucional. ABSTRACT  The objective of this article is to describe and analyze the concentration movements in the Brazilian higher education market through the epistemological prism of the Neo-Institutional theory. In the last fifteen years, this market has experienced a considerable number of mergers, acquisitions, and IPOs, taking as reference the higher education institutions (IES) listed on B3 S.A. In addition, we provide a contextualization of the impacts of FIES and ProUni in this market. The information base is composed of the financial statements of the four publicly traded HEIs filed with the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM), which comprise the fiscal years ending between 2012 and 2020. In the study, the indexes net revenue, gross margin, and adjusted EBITDA margin were analyzed. The results of the research show that IES year after year have been growing financially, which will continue to strengthen the concentration of the segment. The analyses may help in the construction of important contributions for future research on the higher education market in Brazil. Keywords: Higher Education Market, Educational Groups. Mergers and Acquisitions. Neo-Institutional Theory.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452
10.12819/2022.19.7.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.7.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452/491493322
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452/491493323
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2452/491493324
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2452/1845
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2452/1846
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 139-165
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, jul. 2022; 139-165
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910741602304