Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS, Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785
Resumo: A temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação.  Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS. ABSTRACT The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course. Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS.     
id FSA-3_858a3780f78524890956ed9f92a51d8e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2785
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary AnalysisGeografia; EducaçãoA temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação.  Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS. ABSTRACT The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course. Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS.     Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoOliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do SulSantos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGSBonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/278510.12819/2023.20.9.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-212Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-2122317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494054http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494055http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494056http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2257http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2258Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T19:03:12Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2785Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-09-12T19:03:12Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
title Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
spellingShingle Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Geografia; Educação
title_short Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
title_full Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
title_fullStr Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
title_full_unstemmed Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
title_sort Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS
Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS
author_role author
author2 Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS
Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS
Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação
topic Geografia; Educação
description A temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação.  Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS. ABSTRACT The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course. Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS.     
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785
10.12819/2023.20.9.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.9.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494054
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494055
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494056
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2257
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2258
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-212
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-212
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907244601344