Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785 |
Resumo: | A temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação. Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS. ABSTRACT The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course. Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS. |
id |
FSA-3_858a3780f78524890956ed9f92a51d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2785 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary AnalysisGeografia; EducaçãoA temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação. Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS. ABSTRACT The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course. Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoOliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do SulSantos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGSBonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/278510.12819/2023.20.9.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-212Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-2122317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494054http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494055http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494056http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2257http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2258Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T19:03:12Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2785Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-09-12T19:03:12Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
title |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
spellingShingle |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geografia; Educação |
title_short |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
title_full |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
title_fullStr |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
title_full_unstemmed |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
title_sort |
Monitorias e Estágio não Obrigatório na Geografia da UFRGS: Análise Documental / Monitoring and non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS: Documentary Analysis |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do Rio Grande do Sul Santos, Gabriela Borba Bispo dos; UFRGS Bonato, Luigi Filipi Assandri; UFRGS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação |
topic |
Geografia; Educação |
description |
A temática da formação docente em Geografia vem ganhando destaque na produção acadêmica contemporânea, tornando-se significativa na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação. Ao mesmo tempo, programas como as Monitorias Acadêmicas e os Estágios Não Obrigatórios têm alargado os momentos dessa formação para espaços extracurriculares, demandando maiores análises. O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar um panorama inicial dos resultados de investigação que analisa o impacto de diversos programas de formação extracurricular na formação inicial docente da Licenciatura em Geografia da UFRGS. Especificamente neste artigo, são apresentados os resultados da estratégia de análise documental sobre os documentos relativos aos Programas de Monitorias Acadêmicas e dos Estágios Não Obrigatórios na Geografia da UFRGS. Os resultados da pesquisa revelaram a diversidade de materiais encontrados e sua abrangência no que se refere aos espaços de formação docente extracurricular no curso estudado. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Monitorias. Estágio não obrigatório. Formação Docente. UFRGS. ABSTRACT The theme of teacher training in Geography has been gaining prominence in contemporary academic production, becoming significant in research on professionals and processes involved in education. At the same time, programs such as Academic Monitoring and Non-Mandatory Internships have extended the moments of this training to extracurricular spaces, demanding further analysis. The objective of this text is to present an initial overview of the research results that analyzes the impact of several extracurricular training programs on the initial teacher training of the Degree in Geography at UFRGS. Specifically in this article, the results of the document analysis strategy on the documents related to the Academic Monitoring Programs and Non-Mandatory Internships in Geography at UFRGS are presented. The research results revealed the diversity of materials found and their scope in terms of spaces for extracurricular teacher training in the studied course. Keywords: Geography Teaching. Monitoring. Internship not mandatory. Teacher training. UFRGS. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785 10.12819/2023.20.9.9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.9.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494054 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494055 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2785/491494056 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2257 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2785/2258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-212 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, set. 2023; 189-212 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907244601344 |