Habilidades de Linguagem e Pessoal-Sociais de Crianças com Microcefalia: Avaliação pelo Denver II / Abilities of Language and Personal-Social in Children with Microcephaly: Evaluation by the Denver II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Andréia da Nóbrega; Universidade Estadual do Piauí Centro Universitário Santo Agostinho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carneiro, Alice Dolores Magalhães, Marques, Bruna Bezerra, Rocha, Leila Maria Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2264
Resumo: Avaliar o desenvolvimento da área pessoal-social e da área de linguagem e as habilidades dessas áreas de crianças com microcefalia, com a utilização do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Estudo exploratório transversal e análise descritiva, de abordagem quantitativa, realizado no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), localizado em Teresina-PI. A amostra constituiu-se de 61 crianças de até 3 anos de idade diagnosticadas com microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika e a outras etiologias infecciosas – sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes (STORCH). A partir da avaliação pelo Denver II, a média da amostra na área pessoal-social foi 2,59 e a média na área de linguagem foi 2,51, evidenciando atraso do desenvolvimento nas duas áreas avaliadas, com preponderância de atraso na área pessoal-social. Os resultados evidenciam atraso no desenvolvimento de todas as habilidades avaliadas na amostra, tanto da área social-pessoal como da área de linguagem. Quanto ao uso do teste Denver II com essa população, neste estudo, além de avaliar as áreas pessoal-social e de linguagem, também foram analisadas as habilidades de cada uma dessas áreas, identificando se o desenvolvimento estava “normal” ou com “atraso”, considerando a idade e os indicativos do teste. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Linguagem. Socialização. Vírus Zika.  ABSTRACT To evaluate the development of the person-social area and of the language area and the habilities of these areas in children with microcefalia, with the use of Denver Development Screening Test II. Tranversal exploratory study and descriptive study, of quantitative approach, performed at the Integrated Center of Rehabilitation (CEIR, in portuguese), located in Teresina-PI. The sample consisted of 61 children up to 3 years of age diagnosed with microcephaly related to Zika virus infection and other infectious etiologies - syphilis, toxoplasmosis, rubella, cytomegalovirus and herpes (STORCH). From the avaliation by the Denver II, the sample's avarage in the person-social area was 2.59 and the avarage in the language area was 2.51, highlighting delay of the development in the two evaluated areas, with delay preponderance in the personal-social area. The results evidence delay in the development of all habilities appraised on the sample, both in the personal-social range as in the language range. As to the use of the Denver II test with this population, in this study, beyound evaluating the personal-social and language areas, were analyse the habilities of each one of these areas, identifying if the development was “regular” or with “delay”, considering the age and the test indicators. Keywords: Infantile Development. Language. Socialization. Zika Virus. 
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