Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Thiago Rodrigo de Oliveira; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Daniel Felipe Victor; Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Santos, Alexandre Rodrigues; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar variáveis da Teoria Visionária de Filion que exercem maior influência na intenção empreendedora de discentes dos cursos de Administração e Engenharia Civil, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de Teresina, estado do Piauí, Brasil. A abordagem metodológica, de natureza quantitativa, utiliza técnicas estatísticas de análise descritiva e multivariada de dados a partir da aplicação da regressão logística, com auxílio do Software Statitical Package for Social (SPSS) para o processamento dos dados coletados através de questionários online enviados para o universo de 1.664 alunos de instituições do ensino superior pública e privada da cidade de Teresina, estado do Piauí. Após a pesquisa, diagnosticou-se que as dimensões da teoria de Filion que exercem maiores influências na intenção empreendedora são a percepção individual e a energia. Palavras-chave: Empreendedorismo. Teoria visionária de Filion. Fatores de influência na intenção empreendedora. Perfil empreendedor. ABSTRACTThis research aims to identify variables of the Visionary Theory of Filion that further a greater influence on the entrepreneurial intention of students of the Administration and Civil Engineering courses of Public and Private Higher Education Institutions (IES) of the city of Teresina, state of Piauí, Brazil. The methodological approach used was quantitative, using statistical techniques of descriptive and multivariate analysis of the data from the application of logistic regression, with the aid of the Software Statistical Package for Social (SPSS) for the processing of data collected through online questionnaires sent to the universe of 1,664 students from public and private higher education institutions in the city of Teresina, state of Piauí. After the research, It has been diagnosed that the dimensions of the Filion theory that exert major influences on entrepreneurial intent are individual perception and energy. Key-words: Entrepreneurship. Visionary theory of Filion. Factors influencing entrepreneurial intent. Entrepreneurial profile.
id FSA-3_8d2c15b68125000bdec6551edeecaa7d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1848
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of FilionAdministraçãoEsta pesquisa tem como objetivo identificar variáveis da Teoria Visionária de Filion que exercem maior influência na intenção empreendedora de discentes dos cursos de Administração e Engenharia Civil, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de Teresina, estado do Piauí, Brasil. A abordagem metodológica, de natureza quantitativa, utiliza técnicas estatísticas de análise descritiva e multivariada de dados a partir da aplicação da regressão logística, com auxílio do Software Statitical Package for Social (SPSS) para o processamento dos dados coletados através de questionários online enviados para o universo de 1.664 alunos de instituições do ensino superior pública e privada da cidade de Teresina, estado do Piauí. Após a pesquisa, diagnosticou-se que as dimensões da teoria de Filion que exercem maiores influências na intenção empreendedora são a percepção individual e a energia. Palavras-chave: Empreendedorismo. Teoria visionária de Filion. Fatores de influência na intenção empreendedora. Perfil empreendedor. ABSTRACTThis research aims to identify variables of the Visionary Theory of Filion that further a greater influence on the entrepreneurial intention of students of the Administration and Civil Engineering courses of Public and Private Higher Education Institutions (IES) of the city of Teresina, state of Piauí, Brazil. The methodological approach used was quantitative, using statistical techniques of descriptive and multivariate analysis of the data from the application of logistic regression, with the aid of the Software Statistical Package for Social (SPSS) for the processing of data collected through online questionnaires sent to the universe of 1,664 students from public and private higher education institutions in the city of Teresina, state of Piauí. After the research, It has been diagnosed that the dimensions of the Filion theory that exert major influences on entrepreneurial intent are individual perception and energy. Key-words: Entrepreneurship. Visionary theory of Filion. Factors influencing entrepreneurial intent. Entrepreneurial profile.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Araújo, Thiago Rodrigo de Oliveira; Universidade Federal do Piauí - UFPI.Martins, Daniel Felipe Victor; Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPESantos, Alexandre Rodrigues; Universidade Federal do Piauí - UFPI.2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/184810.12819/2019.16.6.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 24-51Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 24-512317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848/491492014http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848/491492015http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848/491492016http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1848/1066http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1848/1067Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T17:05:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1848Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-12-13T17:05:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
title Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
spellingShingle Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
Araújo, Thiago Rodrigo de Oliveira; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Administração
title_short Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
title_full Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
title_fullStr Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
title_full_unstemmed Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
title_sort Fatores de Influência na Intenção Empreendedora à Luz da Teoria Visionária de Filion / Factors of Influence in Entrepreneurship Intention in the Light of Visionary Theory of Filion
author Araújo, Thiago Rodrigo de Oliveira; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
author_facet Araújo, Thiago Rodrigo de Oliveira; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Martins, Daniel Felipe Victor; Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Santos, Alexandre Rodrigues; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
author_role author
author2 Martins, Daniel Felipe Victor; Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Santos, Alexandre Rodrigues; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Thiago Rodrigo de Oliveira; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Martins, Daniel Felipe Victor; Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Santos, Alexandre Rodrigues; Universidade Federal do Piauí - UFPI.
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description Esta pesquisa tem como objetivo identificar variáveis da Teoria Visionária de Filion que exercem maior influência na intenção empreendedora de discentes dos cursos de Administração e Engenharia Civil, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de Teresina, estado do Piauí, Brasil. A abordagem metodológica, de natureza quantitativa, utiliza técnicas estatísticas de análise descritiva e multivariada de dados a partir da aplicação da regressão logística, com auxílio do Software Statitical Package for Social (SPSS) para o processamento dos dados coletados através de questionários online enviados para o universo de 1.664 alunos de instituições do ensino superior pública e privada da cidade de Teresina, estado do Piauí. Após a pesquisa, diagnosticou-se que as dimensões da teoria de Filion que exercem maiores influências na intenção empreendedora são a percepção individual e a energia. Palavras-chave: Empreendedorismo. Teoria visionária de Filion. Fatores de influência na intenção empreendedora. Perfil empreendedor. ABSTRACTThis research aims to identify variables of the Visionary Theory of Filion that further a greater influence on the entrepreneurial intention of students of the Administration and Civil Engineering courses of Public and Private Higher Education Institutions (IES) of the city of Teresina, state of Piauí, Brazil. The methodological approach used was quantitative, using statistical techniques of descriptive and multivariate analysis of the data from the application of logistic regression, with the aid of the Software Statistical Package for Social (SPSS) for the processing of data collected through online questionnaires sent to the universe of 1,664 students from public and private higher education institutions in the city of Teresina, state of Piauí. After the research, It has been diagnosed that the dimensions of the Filion theory that exert major influences on entrepreneurial intent are individual perception and energy. Key-words: Entrepreneurship. Visionary theory of Filion. Factors influencing entrepreneurial intent. Entrepreneurial profile.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848
10.12819/2019.16.6.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.6.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848/491492014
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848/491492015
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1848/491492016
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1848/1066
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1848/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 24-51
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, nov./dez. 2019; 24-51
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907309613056