Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fabíola de Araújo; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Robson Boerges; Universidade Católica de Brasília (UCB), Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB), Curvello, João José Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090
Resumo: A Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina e exerce um papel de Estado na promoção do desenvolvimento e da justiça social no país, a partir de políticas públicas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Como instituição que financia a produção e o consumo, a empresa também é responsável pela inclusão bancária da população (CAIXA, 2016): principalmente a de baixa renda. A partir de década de 2010, tanto o mercado bancário, quanto o Estado, começaram a promover ações digitais para os jovens no ambiente da internet e nas plataformas móveis. Neste cenário, há indicadores sobre serviços bancários e de tecnologia de ponta (maturidade digital) que identificam o protagonismo de bancos privados. Entretanto, a Caixa conta contra com o diferencial no aspecto social: tendo como base serviços de acesso ao consumo do que se convencionou chamar de Nova Classe Média (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014). Palavras-chave: Comunicação Digital. Caixa Econômica Federal. Internet Banking. Mobile Banking. Nova Classe Média. ABSTRACT  The Federal Savings Bank is the largest public bank in Latin America and has a state role in promoting development and social justice in the country, from public housing policies, sanitation, infrastructure and services. As an institution that finances the production and consumption, the company is also responsible for banking inclusion of the population (CHEST, 2016): mainly low-income. From 2010 decade, both the banking market, as the state began to promote digital actions for young people in the internet environment and on mobile platforms. In this scenario, there are indicators of banking services and the latest technology (digital maturity) that identify the role of private banks. However, the cash account from with the difference in the social aspect: based on access services to the consumption of so-called New Middle Class (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014). Keywords: Digital Communication. Federal Savings Bank. Internet Banking. Mobile Banking. New Middle Class. 
id FSA-3_8e82fc29896dbe10ab5027b60b6b68ee
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2090
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle ClassComunicação Digital, Caixa Econômica Federal, Internet Banking, Mobile Banking, Nova Classe MédiaA Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina e exerce um papel de Estado na promoção do desenvolvimento e da justiça social no país, a partir de políticas públicas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Como instituição que financia a produção e o consumo, a empresa também é responsável pela inclusão bancária da população (CAIXA, 2016): principalmente a de baixa renda. A partir de década de 2010, tanto o mercado bancário, quanto o Estado, começaram a promover ações digitais para os jovens no ambiente da internet e nas plataformas móveis. Neste cenário, há indicadores sobre serviços bancários e de tecnologia de ponta (maturidade digital) que identificam o protagonismo de bancos privados. Entretanto, a Caixa conta contra com o diferencial no aspecto social: tendo como base serviços de acesso ao consumo do que se convencionou chamar de Nova Classe Média (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014). Palavras-chave: Comunicação Digital. Caixa Econômica Federal. Internet Banking. Mobile Banking. Nova Classe Média. ABSTRACT  The Federal Savings Bank is the largest public bank in Latin America and has a state role in promoting development and social justice in the country, from public housing policies, sanitation, infrastructure and services. As an institution that finances the production and consumption, the company is also responsible for banking inclusion of the population (CHEST, 2016): mainly low-income. From 2010 decade, both the banking market, as the state began to promote digital actions for young people in the internet environment and on mobile platforms. In this scenario, there are indicators of banking services and the latest technology (digital maturity) that identify the role of private banks. However, the cash account from with the difference in the social aspect: based on access services to the consumption of so-called New Middle Class (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014). Keywords: Digital Communication. Federal Savings Bank. Internet Banking. Mobile Banking. New Middle Class. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)1ª bolsa da Caixa Econômica Federal para mestrado stricto sensu no país: em ComunicaçãoMachado, Fabíola de Araújo; Universidade Católica de Brasília (UCB)Dias, Robson Boerges; Universidade Católica de Brasília (UCB)Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)Curvello, João José Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/209010.12819/2020.17.7.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 61-88Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 61-882317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090/491492297http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090/491492298http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090/491492299http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2090/1387Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-16T18:32:33Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2090Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-07-16T18:32:33Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
title Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
spellingShingle Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
Machado, Fabíola de Araújo; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Comunicação Digital, Caixa Econômica Federal, Internet Banking, Mobile Banking, Nova Classe Média
title_short Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
title_full Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
title_fullStr Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
title_full_unstemmed Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
title_sort Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class
author Machado, Fabíola de Araújo; Universidade Católica de Brasília (UCB)
author_facet Machado, Fabíola de Araújo; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Dias, Robson Boerges; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
author2 Dias, Robson Boerges; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv 1ª bolsa da Caixa Econômica Federal para mestrado stricto sensu no país: em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Fabíola de Araújo; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Dias, Robson Boerges; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Gomes, Victor Márcio Laus Reis; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Curvello, João José Avevedo; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Digital, Caixa Econômica Federal, Internet Banking, Mobile Banking, Nova Classe Média
topic Comunicação Digital, Caixa Econômica Federal, Internet Banking, Mobile Banking, Nova Classe Média
description A Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina e exerce um papel de Estado na promoção do desenvolvimento e da justiça social no país, a partir de políticas públicas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Como instituição que financia a produção e o consumo, a empresa também é responsável pela inclusão bancária da população (CAIXA, 2016): principalmente a de baixa renda. A partir de década de 2010, tanto o mercado bancário, quanto o Estado, começaram a promover ações digitais para os jovens no ambiente da internet e nas plataformas móveis. Neste cenário, há indicadores sobre serviços bancários e de tecnologia de ponta (maturidade digital) que identificam o protagonismo de bancos privados. Entretanto, a Caixa conta contra com o diferencial no aspecto social: tendo como base serviços de acesso ao consumo do que se convencionou chamar de Nova Classe Média (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014). Palavras-chave: Comunicação Digital. Caixa Econômica Federal. Internet Banking. Mobile Banking. Nova Classe Média. ABSTRACT  The Federal Savings Bank is the largest public bank in Latin America and has a state role in promoting development and social justice in the country, from public housing policies, sanitation, infrastructure and services. As an institution that finances the production and consumption, the company is also responsible for banking inclusion of the population (CHEST, 2016): mainly low-income. From 2010 decade, both the banking market, as the state began to promote digital actions for young people in the internet environment and on mobile platforms. In this scenario, there are indicators of banking services and the latest technology (digital maturity) that identify the role of private banks. However, the cash account from with the difference in the social aspect: based on access services to the consumption of so-called New Middle Class (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014). Keywords: Digital Communication. Federal Savings Bank. Internet Banking. Mobile Banking. New Middle Class. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090
10.12819/2020.17.7.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.7.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090/491492297
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090/491492298
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2090/491492299
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2090/1387
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 61-88
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 61-88
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907849629696