Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gilberto de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Giancarlo da Silva, Rodrigues, Jairelda Sousa, Alves, Wellington dos Santos; Universidade Estadual do Piauí - UESPI Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo avaliar e identificar os principais fatores de fracasso na disciplina matemática aplicada do Curso de Administração do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Para esse fim, utilizam-se modelos econométricos de regressão linear múltipla (RLM) e regressão logística (RL) na tentativa de discriminar adequadamente fatores que influenciam o fracasso ou sucesso na disciplina de matemática aplicada à administração. A amostra de dados utilizada foi obtida através de um questionário aplicado aos alunos dessa disciplina, entre os períodos 2003/1 a 2007/1 a fim de construir as variáveis que possivelmente explicam os determinantes do sucesso dos alunos nessa disciplina. Além disso, houve uma consulta às notas dos alunos junto a Secretaria Acadêmica do UNIFSA. Os resultados obtidos apontam que a maioria das variáveis apresentou sinal esperado e significância estatística na explicação das notas e sucessos obtidos pelos alunos. Ou seja, as variáveis faltas (ausência de sala de aula), procedência do ensino médio, idade do aluno e escolaridade do pai foram os determinantes principais na explicação do sucesso dos alunos nessa disciplina. Palavras-Chave: Matemática. Relação Fracasso/Sucesso. Regressão Múltipla. Regressão Logística. ABSTRACT This article has as main purpose not only to evaluate but also to identify the main failure factors in the Applied Mathematics subject in the Administration Course of Santo Agostinho College (SAC). In order of that, it is used econometric models of multiple linear regression (MLR) and logistic regression (LR) in the tentative of discriminate suitable for factors that influence the failure or success in the Applied Mathematics to Administration. The sample of data used was attained through a questionnaire applied to those students who have studied this subject from 2003/1 to 2007/1 in order to construct the variables that possibly explain the students success determinants in this subject. In addition to, it was consulted the marks taken together Santo Agostinho Academic Service. The results show that most variables presented the waited signal and statistics significance in the explication of the marks and success achieved by the students. In other words, the variables like lacks (absence in the classroom), origin of High School, student age and father educational level were the main determinants in the explication of the students success in this subject. Keywords: Mathematics. Failure/Success Relation. Multiple Regression. Logistic Regression.   
id FSA-3_8f2c6272e29491524f19edf23330da41
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2627
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PIMatemática; Relação fracasso/sucesso; Regressão múltipla; Regressão logísticaEste artigo tem como principal objetivo avaliar e identificar os principais fatores de fracasso na disciplina matemática aplicada do Curso de Administração do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Para esse fim, utilizam-se modelos econométricos de regressão linear múltipla (RLM) e regressão logística (RL) na tentativa de discriminar adequadamente fatores que influenciam o fracasso ou sucesso na disciplina de matemática aplicada à administração. A amostra de dados utilizada foi obtida através de um questionário aplicado aos alunos dessa disciplina, entre os períodos 2003/1 a 2007/1 a fim de construir as variáveis que possivelmente explicam os determinantes do sucesso dos alunos nessa disciplina. Além disso, houve uma consulta às notas dos alunos junto a Secretaria Acadêmica do UNIFSA. Os resultados obtidos apontam que a maioria das variáveis apresentou sinal esperado e significância estatística na explicação das notas e sucessos obtidos pelos alunos. Ou seja, as variáveis faltas (ausência de sala de aula), procedência do ensino médio, idade do aluno e escolaridade do pai foram os determinantes principais na explicação do sucesso dos alunos nessa disciplina. Palavras-Chave: Matemática. Relação Fracasso/Sucesso. Regressão Múltipla. Regressão Logística. ABSTRACT This article has as main purpose not only to evaluate but also to identify the main failure factors in the Applied Mathematics subject in the Administration Course of Santo Agostinho College (SAC). In order of that, it is used econometric models of multiple linear regression (MLR) and logistic regression (LR) in the tentative of discriminate suitable for factors that influence the failure or success in the Applied Mathematics to Administration. The sample of data used was attained through a questionnaire applied to those students who have studied this subject from 2003/1 to 2007/1 in order to construct the variables that possibly explain the students success determinants in this subject. In addition to, it was consulted the marks taken together Santo Agostinho Academic Service. The results show that most variables presented the waited signal and statistics significance in the explication of the marks and success achieved by the students. In other words, the variables like lacks (absence in the classroom), origin of High School, student age and father educational level were the main determinants in the explication of the students success in this subject. Keywords: Mathematics. Failure/Success Relation. Multiple Regression. Logistic Regression.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Costa, Gilberto de AraújoSousa, Giancarlo da SilvaRodrigues, Jairelda SousaAlves, Wellington dos Santos; Universidade Estadual do Piauí - UESPI Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA2022-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/262710.12819/2022.19.3.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 183-213Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 183-2132317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627/491493488http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627/491493489http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627/491493490http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2627/2047Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T17:53:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2627Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-09-13T17:53:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
title Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
spellingShingle Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
Costa, Gilberto de Araújo
Matemática; Relação fracasso/sucesso; Regressão múltipla; Regressão logística
title_short Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
title_full Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
title_fullStr Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
title_full_unstemmed Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
title_sort Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI
author Costa, Gilberto de Araújo
author_facet Costa, Gilberto de Araújo
Sousa, Giancarlo da Silva
Rodrigues, Jairelda Sousa
Alves, Wellington dos Santos; Universidade Estadual do Piauí - UESPI Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
author_role author
author2 Sousa, Giancarlo da Silva
Rodrigues, Jairelda Sousa
Alves, Wellington dos Santos; Universidade Estadual do Piauí - UESPI Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gilberto de Araújo
Sousa, Giancarlo da Silva
Rodrigues, Jairelda Sousa
Alves, Wellington dos Santos; Universidade Estadual do Piauí - UESPI Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática; Relação fracasso/sucesso; Regressão múltipla; Regressão logística
topic Matemática; Relação fracasso/sucesso; Regressão múltipla; Regressão logística
description Este artigo tem como principal objetivo avaliar e identificar os principais fatores de fracasso na disciplina matemática aplicada do Curso de Administração do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Para esse fim, utilizam-se modelos econométricos de regressão linear múltipla (RLM) e regressão logística (RL) na tentativa de discriminar adequadamente fatores que influenciam o fracasso ou sucesso na disciplina de matemática aplicada à administração. A amostra de dados utilizada foi obtida através de um questionário aplicado aos alunos dessa disciplina, entre os períodos 2003/1 a 2007/1 a fim de construir as variáveis que possivelmente explicam os determinantes do sucesso dos alunos nessa disciplina. Além disso, houve uma consulta às notas dos alunos junto a Secretaria Acadêmica do UNIFSA. Os resultados obtidos apontam que a maioria das variáveis apresentou sinal esperado e significância estatística na explicação das notas e sucessos obtidos pelos alunos. Ou seja, as variáveis faltas (ausência de sala de aula), procedência do ensino médio, idade do aluno e escolaridade do pai foram os determinantes principais na explicação do sucesso dos alunos nessa disciplina. Palavras-Chave: Matemática. Relação Fracasso/Sucesso. Regressão Múltipla. Regressão Logística. ABSTRACT This article has as main purpose not only to evaluate but also to identify the main failure factors in the Applied Mathematics subject in the Administration Course of Santo Agostinho College (SAC). In order of that, it is used econometric models of multiple linear regression (MLR) and logistic regression (LR) in the tentative of discriminate suitable for factors that influence the failure or success in the Applied Mathematics to Administration. The sample of data used was attained through a questionnaire applied to those students who have studied this subject from 2003/1 to 2007/1 in order to construct the variables that possibly explain the students success determinants in this subject. In addition to, it was consulted the marks taken together Santo Agostinho Academic Service. The results show that most variables presented the waited signal and statistics significance in the explication of the marks and success achieved by the students. In other words, the variables like lacks (absence in the classroom), origin of High School, student age and father educational level were the main determinants in the explication of the students success in this subject. Keywords: Mathematics. Failure/Success Relation. Multiple Regression. Logistic Regression.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627
10.12819/2022.19.3.10
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.3.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627/491493488
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627/491493489
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2627/491493490
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2627/2047
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 183-213
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 183-213
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904836022272