Do Rude Rabecão à Barbearia do Piques: Dissonância e “Negatividade” na Poesia Satírica de Bernardo Guimarães e Juó Bananére / From “Rude Rabecão” to Piques’ Barber Shop: Dissonance and “Negativity” in the Satyric Poetry of Bernardo Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Francisco Cláudio Alves; Universidade Estadual Paulista/Professor Assistente Doutor
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conessa, Gabriel da Silva; Universidade Estadual Paulista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1741
Resumo: Neste artigo pretendemos investigar como o conceito de “negatividade” se inscreve nos procedimentos poético-satíricos empregados por Bernardo Guimarães no rebaixamento dos temas cultivados pelos poetas românticos, e por Juó Bananére para desbancar os valores formais em que repousava a literatura brasileira no início do século XX. O estudo será realizado à luz das considerações elaboradas por Antônio Candido (1988, 2004, 2006b) relativamente à “negatividade” na literatura brasileira, segundo o crítico, “um dos traços românticos mais interessantes” que caracterizaram a corrente romântica, conceito que ultrapassou a referida escola literária e se instalou definitivamente na literatura brasileira, especialmente nas produções da Belle Époque e do Modernismo. Palavras-chave: Bernardo Guimarães. Juó Bananére. Sátira. Negatividade.                                                            ABSTRACT In this article we intend to investigate how the concept of “negativity” is inscribed in the poetic-satirical procedures employed by Bernardo Guimarães in the relegation of the themes cultivated by the romantic poets, and by Juó Bananére to displace the formal values in which Brazilian literature rested in the early twentieth century. The study will be carried out in the light of the considerations made by Antonio Candido (1988, 2004, 2006b) regarding “negativity” in Brazilian literature, which is, according to the critic, “one of the most interesting romantic traits” that characterized the romantic current, a concept that surpassed the mentioned literary school and settled permanently in Brazilian literature, especially in the productions of Belle Époque and Modernism. Keywords: Bernardo Guimarães. Juó Bananére. Satire. Negativity.
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Marques, Francisco Cláudio Alves; Universidade Estadual Paulista/Professor Assistente Doutor
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