A Remuneração de Executivos e o Desempenho das Empresas não Financeiras da B3 / Executive Compensation and the Performance of non-Financial Institutions Listed in B3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiza Guedes; Mestre em Administração/ Universidade Federal de Juiz de Fora
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Januzzi, Flavia Vital; Universidade Federal de Juiz de Fora, Santos, Thaís Alves dos; Foi Professora do Curso de Administração do CEFET/BH e é pesquisadora na FACE da Universidade Federal de Minas Gerais.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2758
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como a remuneração dos executivos impactou o desempenho econômico-financeiro e de mercado das companhias brasileiras não financeiras que compõem a B3, de 2010 a 2019. Alterações percebidas nas estruturas das empresas desencadearam uma discussão acerca da profissionalização da gestão destas que encontra suporte teórico na Teoria da Agência. Esta preconiza que essa profissionalização da gestão dá origem a dois sujeitos: o proprietário (principal) e o gestor contratado (agente). Esses sujeitos podem gerar conflitos em razão de possuírem interesses diversos, portanto discussões sobre os papéis dos responsáveis pela tomada de decisão e dos mecanismos de monitoramento são necessárias. O método utilizado foi uma regressão quantílica com os dados em painel. A amostra constituiu-se de 188 empresas brasileiras não financeiras listadas na B3, com dados disponíveis na base de dados Economática e ComDinheiro. Concluiu-se que o sistema de remuneração impactou muito mais os indicadores econômico-financeiros do que os indicadores de mercado. Palavras-chave: Remuneração de Executivos. Teoria da Agência. Conflitos de Agência. Indicadores. ABSTRACT This study aims to verify if the executive compensation impacted the economic-financial and market performance of non-financial institutions listed in B3, from 2010 to 2019. Perceived changes in the structures of companies triggered a discussion about the professionalization of their management, which finds theoretical support in Agency Theory. This advocates that this professionalization of management gives rise to two subjects: the owner (principal) and the hired manager (agent). This interaction could be a source of conflict, since these subjects have different interests, therefore, discussions about these roles and monitoring mechanisms are necessary. The method used was a quantile regression with panel data. The sample consisted of 188 Brazilian non-financial companies listed on B3, with data available in the Economática and ComDinheiro databases. It was concluded that the remuneration system had a much greater impact on economic and financial indicators than on market indicators. Keywords: Executive Compensation. Agency Theory. Agency Conflicts; Indicators.
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