A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Lacerda; Universidade do Grande Rio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Rejane Prevot; Universidade do Grande Rio, Moura, Renan Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413
Resumo: O presente artigo se propõe a realizar uma análise sob a perspectiva das alterações da Reforma Trabalhista de 2017 nas relações de trabalho do docente em instituições de ensino superior privadas, apresentando dados qualitativos oriundos de pesquisa de campo e análise de documentos. Para o desenvolvimento dessa análise, no referencial teórico são apresentadas algumas mudanças do ensino superior privado no Brasil, trazendo a mercantilização e a internacionalização do ensino como pontos relevantes para o entendimento do cenário atual. Foi ainda apresentada a descrição das principais alterações na legislação trabalhista desde 1990 até 2017, para que se pudesse compreender a evolução ou retrocesso da legislação trabalhista, apresentando também novas formas do trabalho como a mais recentemente denominada “Uberização” no ensino. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com uso de entrevistas semiestruturadas, sendo investigada a visão de docentes, gestores e representantes sindicais. Com base na análise da literatura e dados colhidos das entrevistas, constatou-se que as mudanças trazidas pela reforma trabalhista impulsionaram e impulsionam novas formas de trabalho no mercado educacional. No entanto, tais inovações, ao passo que flexibilizam contratações e dão velocidade ao crescimento das IES, na visão dos docentes, trazem consigo um aumento da precariedade do trabalho e a perda da qualidade do ensino. Palavras-Chave: Reforma Trabalhista. Flexibilização. Precarização. Uberização. ABSTRACTThis article proposes to carry out a perspective analysis of changes in the 2017 Labor Reform in the work relations of teachers in private higher education institutions, presenting qualitative data from field research and document analysis. For the development of this analysis, the theoretical framework presents some changes in private higher education in Brazil, bringing the commodification and internationalization of education as relevant points for understanding the current scenario. A description of the main changes in labor legislation from 1990 to 2017 was also presented, so that one could understand the evolution or setback of labor legislation, also presenting new forms of work such as the more recently called “Uberization” in education. A qualitative research was carried out, using semi-structured interviews, investigating the views of teachers, managers and union representatives. Based on the analysis of the literature and data collected from the interviews, it was found that the changes brought about by the labor reform boosted and boosted new forms of work in the educational market. However, such innovations, while making hiring more flexible and speeding up the growth of HEIs, in the view of the professors, bring with them an increase in the precariousness of work and a loss of quality in teaching. Keywords: Labor Reform. Flexibilization. Precariousness. Uberization. 
id FSA-3_9a8bab4f99c3638a51a68705c2d4f335
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2413
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de JaneiroAdministração, Estudos Organizacionais, TrabalhoO presente artigo se propõe a realizar uma análise sob a perspectiva das alterações da Reforma Trabalhista de 2017 nas relações de trabalho do docente em instituições de ensino superior privadas, apresentando dados qualitativos oriundos de pesquisa de campo e análise de documentos. Para o desenvolvimento dessa análise, no referencial teórico são apresentadas algumas mudanças do ensino superior privado no Brasil, trazendo a mercantilização e a internacionalização do ensino como pontos relevantes para o entendimento do cenário atual. Foi ainda apresentada a descrição das principais alterações na legislação trabalhista desde 1990 até 2017, para que se pudesse compreender a evolução ou retrocesso da legislação trabalhista, apresentando também novas formas do trabalho como a mais recentemente denominada “Uberização” no ensino. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com uso de entrevistas semiestruturadas, sendo investigada a visão de docentes, gestores e representantes sindicais. Com base na análise da literatura e dados colhidos das entrevistas, constatou-se que as mudanças trazidas pela reforma trabalhista impulsionaram e impulsionam novas formas de trabalho no mercado educacional. No entanto, tais inovações, ao passo que flexibilizam contratações e dão velocidade ao crescimento das IES, na visão dos docentes, trazem consigo um aumento da precariedade do trabalho e a perda da qualidade do ensino. Palavras-Chave: Reforma Trabalhista. Flexibilização. Precarização. Uberização. ABSTRACTThis article proposes to carry out a perspective analysis of changes in the 2017 Labor Reform in the work relations of teachers in private higher education institutions, presenting qualitative data from field research and document analysis. For the development of this analysis, the theoretical framework presents some changes in private higher education in Brazil, bringing the commodification and internationalization of education as relevant points for understanding the current scenario. A description of the main changes in labor legislation from 1990 to 2017 was also presented, so that one could understand the evolution or setback of labor legislation, also presenting new forms of work such as the more recently called “Uberization” in education. A qualitative research was carried out, using semi-structured interviews, investigating the views of teachers, managers and union representatives. Based on the analysis of the literature and data collected from the interviews, it was found that the changes brought about by the labor reform boosted and boosted new forms of work in the educational market. However, such innovations, while making hiring more flexible and speeding up the growth of HEIs, in the view of the professors, bring with them an increase in the precariousness of work and a loss of quality in teaching. Keywords: Labor Reform. Flexibilization. Precariousness. Uberization. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Vanessa Lacerda; Universidade do Grande RioNascimento, Rejane Prevot; Universidade do Grande RioMoura, Renan Gomes de2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/241310.12819/2022.19.4.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 4, abr. 2022; 24-47Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 4, abr. 2022; 24-472317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413/491493194http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413/491493195http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413/491493196http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2413/1793Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-05T19:16:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2413Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-04-05T19:16:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
title A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
spellingShingle A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
Santos, Vanessa Lacerda; Universidade do Grande Rio
Administração, Estudos Organizacionais, Trabalho
title_short A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
title_full A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
title_fullStr A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
title_sort A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro
author Santos, Vanessa Lacerda; Universidade do Grande Rio
author_facet Santos, Vanessa Lacerda; Universidade do Grande Rio
Nascimento, Rejane Prevot; Universidade do Grande Rio
Moura, Renan Gomes de
author_role author
author2 Nascimento, Rejane Prevot; Universidade do Grande Rio
Moura, Renan Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa Lacerda; Universidade do Grande Rio
Nascimento, Rejane Prevot; Universidade do Grande Rio
Moura, Renan Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração, Estudos Organizacionais, Trabalho
topic Administração, Estudos Organizacionais, Trabalho
description O presente artigo se propõe a realizar uma análise sob a perspectiva das alterações da Reforma Trabalhista de 2017 nas relações de trabalho do docente em instituições de ensino superior privadas, apresentando dados qualitativos oriundos de pesquisa de campo e análise de documentos. Para o desenvolvimento dessa análise, no referencial teórico são apresentadas algumas mudanças do ensino superior privado no Brasil, trazendo a mercantilização e a internacionalização do ensino como pontos relevantes para o entendimento do cenário atual. Foi ainda apresentada a descrição das principais alterações na legislação trabalhista desde 1990 até 2017, para que se pudesse compreender a evolução ou retrocesso da legislação trabalhista, apresentando também novas formas do trabalho como a mais recentemente denominada “Uberização” no ensino. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com uso de entrevistas semiestruturadas, sendo investigada a visão de docentes, gestores e representantes sindicais. Com base na análise da literatura e dados colhidos das entrevistas, constatou-se que as mudanças trazidas pela reforma trabalhista impulsionaram e impulsionam novas formas de trabalho no mercado educacional. No entanto, tais inovações, ao passo que flexibilizam contratações e dão velocidade ao crescimento das IES, na visão dos docentes, trazem consigo um aumento da precariedade do trabalho e a perda da qualidade do ensino. Palavras-Chave: Reforma Trabalhista. Flexibilização. Precarização. Uberização. ABSTRACTThis article proposes to carry out a perspective analysis of changes in the 2017 Labor Reform in the work relations of teachers in private higher education institutions, presenting qualitative data from field research and document analysis. For the development of this analysis, the theoretical framework presents some changes in private higher education in Brazil, bringing the commodification and internationalization of education as relevant points for understanding the current scenario. A description of the main changes in labor legislation from 1990 to 2017 was also presented, so that one could understand the evolution or setback of labor legislation, also presenting new forms of work such as the more recently called “Uberization” in education. A qualitative research was carried out, using semi-structured interviews, investigating the views of teachers, managers and union representatives. Based on the analysis of the literature and data collected from the interviews, it was found that the changes brought about by the labor reform boosted and boosted new forms of work in the educational market. However, such innovations, while making hiring more flexible and speeding up the growth of HEIs, in the view of the professors, bring with them an increase in the precariousness of work and a loss of quality in teaching. Keywords: Labor Reform. Flexibilization. Precariousness. Uberization. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413
10.12819/2022.19.4.2
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.4.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413/491493194
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413/491493195
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2413/491493196
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2413/1793
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 4, abr. 2022; 24-47
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 4, abr. 2022; 24-47
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905334095872