Sobre Excessos e Máscaras na ‘Carta Pras Icamiabas’ de Mário de Andrade / About Excess and Masks in the “Carta Pras Icamiabas” by Mário de Andrade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2016.13.6.9 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1181 |
Resumo: | O presente artigo discute o excesso em Macunaíma. Expõe como a falta de forma fechada faz com que a obra escape da categoria romanesca, indo além, e propondo que o que lemos é uma performance levada à cena por um Arlequim da Commedia dell’Arte (conforme POSTAL, 2007). A partir de tal interpretação, a ‘Carta pras Icamiabas’ se torna mais um desdobramento excessivo na obra, visto que nela opera outra voz, com registro e maneira diversa do narrador da obra, ainda que a carta seja assinada pela personagem título. Elabora-se a leitura de que o Arlequim, entre atos da representação, esteja com a carta entretendo o público ao imitar satiricamente seu antagonista de palco, o Dottore. Elenca-se a suposição da interferência da biografia na obra, e do alvo desse ataque humorístico. As múltiplas camadas e mascaramentos tornariam Macunaíma, assim, ponto culminante do excesso literário no Brasil. Palavras-Chave: Excesso. Macunaíma. Modernismo. Arlequim. ABSTRACT This paper discusses the excess in Macunaíma, by Mário de Andrade. By it’s lack of form Andrade’s work escape from the novel category, so we propose that what we read it’s a performance played by an Harlequin (POSTAL, 2007). Following that interpretation, the ‘Letter to the Icamiabas’ becomes an unfolding of excess in the work’s structure, once that another voice is heard, different from the main narrator, even if the letter is signed by him. Thus, the paper suggest that the ‘Letter…’ is a jest against another mask on scene, the Dottore. It’s pointed that this big joke may have been ifluenced by Andrade’s life and is discussed whom was the aim of that joke. This literary construct full of layers and masks turns Macunaíma into the culmination of excess in the Brazilian literature. Keywords: Excess. Macunaíma. Modernism. Harlequin. |
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Sobre Excessos e Máscaras na ‘Carta Pras Icamiabas’ de Mário de Andrade / About Excess and Masks in the “Carta Pras Icamiabas” by Mário de AndradeLetras; LiteraturaO presente artigo discute o excesso em Macunaíma. Expõe como a falta de forma fechada faz com que a obra escape da categoria romanesca, indo além, e propondo que o que lemos é uma performance levada à cena por um Arlequim da Commedia dell’Arte (conforme POSTAL, 2007). A partir de tal interpretação, a ‘Carta pras Icamiabas’ se torna mais um desdobramento excessivo na obra, visto que nela opera outra voz, com registro e maneira diversa do narrador da obra, ainda que a carta seja assinada pela personagem título. Elabora-se a leitura de que o Arlequim, entre atos da representação, esteja com a carta entretendo o público ao imitar satiricamente seu antagonista de palco, o Dottore. Elenca-se a suposição da interferência da biografia na obra, e do alvo desse ataque humorístico. As múltiplas camadas e mascaramentos tornariam Macunaíma, assim, ponto culminante do excesso literário no Brasil. Palavras-Chave: Excesso. Macunaíma. Modernismo. Arlequim. ABSTRACT This paper discusses the excess in Macunaíma, by Mário de Andrade. By it’s lack of form Andrade’s work escape from the novel category, so we propose that what we read it’s a performance played by an Harlequin (POSTAL, 2007). Following that interpretation, the ‘Letter to the Icamiabas’ becomes an unfolding of excess in the work’s structure, once that another voice is heard, different from the main narrator, even if the letter is signed by him. Thus, the paper suggest that the ‘Letter…’ is a jest against another mask on scene, the Dottore. It’s pointed that this big joke may have been ifluenced by Andrade’s life and is discussed whom was the aim of that joke. This literary construct full of layers and masks turns Macunaíma into the culmination of excess in the Brazilian literature. Keywords: Excess. Macunaíma. Modernism. Harlequin.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Postal, Ricardo; Universidade Federal de Pernambuco2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/118110.12819/2016.13.6.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 149-158Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 149-1582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1181/1089http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1181/1090http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1181/1091http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1181/387Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-23T13:24:57Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1181Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-11-23T13:24:57Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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