A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras, Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras, Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989
Resumo: A arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interações positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comércio eletrônico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interações entre os consumidores nacionais e produtores de vinícolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho é caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se dá a relação da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como método de pesquisa, coletando dados por observações do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura em plataforma multilateral adotada pela Evino demonstra-se apropriada a sua proposta de valor, pois ao mesmo tempo  que atrai diferentes produtores de vinhos para o seu catálogo, traz vários consumidores com preferências distintas, fazendo com que o valor envolvido cresça para os dois lados. No que tange a assimilação da proposta de valor pelos consumidores, percebe-se que a maioria das interações tende a promover relacionamentos harmônicos e positivos com a empresa. Palavras-chave: Plataforma Multilateral. Proposição de Valor. Netnografia. ABSTRACT The architecture of a multilateral platform enables the value unit to flow among all stakeholders involved, generating positive network effects and interactions. In this sense, the object of study is Evino, a company active in the e-commerce of wines on a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this paper is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the relationship between the company's value proposition and its consumers occurs. Netnography was used as a research method, collecting data by the researcher's observations and the clients' textual discourse in the company's social networks and applications. The results indicate that Evino's multilateral platform architecture proves to be appropriate to its value proposition, as it also attracts different wine producers to its catalog, also brings several consumers with different preferences, making the value involved grow both ways. Regarding the assimilation of value proposition by consumers, it is clear that most interactions tend to promote harmonious and positive relationships with the company. Keywords: Multilateral Platform. Value Proposition. Netnography.
id FSA-3_a2be9ec09faa3f398d5d2ec28418b492
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1989
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino PlatformAdministraçãoA arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interações positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comércio eletrônico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interações entre os consumidores nacionais e produtores de vinícolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho é caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se dá a relação da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como método de pesquisa, coletando dados por observações do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura em plataforma multilateral adotada pela Evino demonstra-se apropriada a sua proposta de valor, pois ao mesmo tempo  que atrai diferentes produtores de vinhos para o seu catálogo, traz vários consumidores com preferências distintas, fazendo com que o valor envolvido cresça para os dois lados. No que tange a assimilação da proposta de valor pelos consumidores, percebe-se que a maioria das interações tende a promover relacionamentos harmônicos e positivos com a empresa. Palavras-chave: Plataforma Multilateral. Proposição de Valor. Netnografia. ABSTRACT The architecture of a multilateral platform enables the value unit to flow among all stakeholders involved, generating positive network effects and interactions. In this sense, the object of study is Evino, a company active in the e-commerce of wines on a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this paper is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the relationship between the company's value proposition and its consumers occurs. Netnography was used as a research method, collecting data by the researcher's observations and the clients' textual discourse in the company's social networks and applications. The results indicate that Evino's multilateral platform architecture proves to be appropriate to its value proposition, as it also attracts different wine producers to its catalog, also brings several consumers with different preferences, making the value involved grow both ways. Regarding the assimilation of value proposition by consumers, it is clear that most interactions tend to promote harmonious and positive relationships with the company. Keywords: Multilateral Platform. Value Proposition. Netnography.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGCastro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de LavrasSilva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de LavrasVilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de LavrasSugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/198910.12819/2020.17.3.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-58Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492187http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492188http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492189http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1238http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1239Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-02T12:32:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1989Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-03-02T12:32:37Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
title A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
spellingShingle A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras
Administração
title_short A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
title_full A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
title_fullStr A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
title_full_unstemmed A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
title_sort A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
author Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras
author_facet Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras
Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras
author_role author
author2 Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras
Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras
Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description A arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interações positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comércio eletrônico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interações entre os consumidores nacionais e produtores de vinícolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho é caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se dá a relação da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como método de pesquisa, coletando dados por observações do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura em plataforma multilateral adotada pela Evino demonstra-se apropriada a sua proposta de valor, pois ao mesmo tempo  que atrai diferentes produtores de vinhos para o seu catálogo, traz vários consumidores com preferências distintas, fazendo com que o valor envolvido cresça para os dois lados. No que tange a assimilação da proposta de valor pelos consumidores, percebe-se que a maioria das interações tende a promover relacionamentos harmônicos e positivos com a empresa. Palavras-chave: Plataforma Multilateral. Proposição de Valor. Netnografia. ABSTRACT The architecture of a multilateral platform enables the value unit to flow among all stakeholders involved, generating positive network effects and interactions. In this sense, the object of study is Evino, a company active in the e-commerce of wines on a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this paper is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the relationship between the company's value proposition and its consumers occurs. Netnography was used as a research method, collecting data by the researcher's observations and the clients' textual discourse in the company's social networks and applications. The results indicate that Evino's multilateral platform architecture proves to be appropriate to its value proposition, as it also attracts different wine producers to its catalog, also brings several consumers with different preferences, making the value involved grow both ways. Regarding the assimilation of value proposition by consumers, it is clear that most interactions tend to promote harmonious and positive relationships with the company. Keywords: Multilateral Platform. Value Proposition. Netnography.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989
10.12819/2020.17.3.3
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.3.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492187
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492188
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492189
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1238
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1239
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-58
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-58
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906634330112