A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989 |
Resumo: | A arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interações positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comércio eletrônico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interações entre os consumidores nacionais e produtores de vinícolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho é caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se dá a relação da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como método de pesquisa, coletando dados por observações do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura em plataforma multilateral adotada pela Evino demonstra-se apropriada a sua proposta de valor, pois ao mesmo tempo que atrai diferentes produtores de vinhos para o seu catálogo, traz vários consumidores com preferências distintas, fazendo com que o valor envolvido cresça para os dois lados. No que tange a assimilação da proposta de valor pelos consumidores, percebe-se que a maioria das interações tende a promover relacionamentos harmônicos e positivos com a empresa. Palavras-chave: Plataforma Multilateral. Proposição de Valor. Netnografia. ABSTRACT The architecture of a multilateral platform enables the value unit to flow among all stakeholders involved, generating positive network effects and interactions. In this sense, the object of study is Evino, a company active in the e-commerce of wines on a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this paper is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the relationship between the company's value proposition and its consumers occurs. Netnography was used as a research method, collecting data by the researcher's observations and the clients' textual discourse in the company's social networks and applications. The results indicate that Evino's multilateral platform architecture proves to be appropriate to its value proposition, as it also attracts different wine producers to its catalog, also brings several consumers with different preferences, making the value involved grow both ways. Regarding the assimilation of value proposition by consumers, it is clear that most interactions tend to promote harmonious and positive relationships with the company. Keywords: Multilateral Platform. Value Proposition. Netnography. |
id |
FSA-3_a2be9ec09faa3f398d5d2ec28418b492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1989 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino PlatformAdministraçãoA arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interações positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comércio eletrônico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interações entre os consumidores nacionais e produtores de vinícolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho é caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se dá a relação da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como método de pesquisa, coletando dados por observações do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura em plataforma multilateral adotada pela Evino demonstra-se apropriada a sua proposta de valor, pois ao mesmo tempo que atrai diferentes produtores de vinhos para o seu catálogo, traz vários consumidores com preferências distintas, fazendo com que o valor envolvido cresça para os dois lados. No que tange a assimilação da proposta de valor pelos consumidores, percebe-se que a maioria das interações tende a promover relacionamentos harmônicos e positivos com a empresa. Palavras-chave: Plataforma Multilateral. Proposição de Valor. Netnografia. ABSTRACT The architecture of a multilateral platform enables the value unit to flow among all stakeholders involved, generating positive network effects and interactions. In this sense, the object of study is Evino, a company active in the e-commerce of wines on a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this paper is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the relationship between the company's value proposition and its consumers occurs. Netnography was used as a research method, collecting data by the researcher's observations and the clients' textual discourse in the company's social networks and applications. The results indicate that Evino's multilateral platform architecture proves to be appropriate to its value proposition, as it also attracts different wine producers to its catalog, also brings several consumers with different preferences, making the value involved grow both ways. Regarding the assimilation of value proposition by consumers, it is clear that most interactions tend to promote harmonious and positive relationships with the company. Keywords: Multilateral Platform. Value Proposition. Netnography.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGCastro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de LavrasSilva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de LavrasVilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de LavrasSugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/198910.12819/2020.17.3.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-58Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492187http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492188http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492189http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1238http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1239Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-02T12:32:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1989Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-03-02T12:32:37Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
title |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
spellingShingle |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras Administração |
title_short |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
title_full |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
title_fullStr |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
title_full_unstemmed |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
title_sort |
A Arquitetura e Proposta de Valor da Plataforma Evino / The Architecture and Value Proposition of Evino Platform |
author |
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras |
author_facet |
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Álvaro Leonel de Oliveira; Universidade Federal de Lavras Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Universidade Federal de Lavras Sugano, Joel Yutaka; Universidade Federal de Lavras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
A arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interações positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comércio eletrônico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interações entre os consumidores nacionais e produtores de vinícolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho é caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se dá a relação da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como método de pesquisa, coletando dados por observações do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura em plataforma multilateral adotada pela Evino demonstra-se apropriada a sua proposta de valor, pois ao mesmo tempo que atrai diferentes produtores de vinhos para o seu catálogo, traz vários consumidores com preferências distintas, fazendo com que o valor envolvido cresça para os dois lados. No que tange a assimilação da proposta de valor pelos consumidores, percebe-se que a maioria das interações tende a promover relacionamentos harmônicos e positivos com a empresa. Palavras-chave: Plataforma Multilateral. Proposição de Valor. Netnografia. ABSTRACT The architecture of a multilateral platform enables the value unit to flow among all stakeholders involved, generating positive network effects and interactions. In this sense, the object of study is Evino, a company active in the e-commerce of wines on a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this paper is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the relationship between the company's value proposition and its consumers occurs. Netnography was used as a research method, collecting data by the researcher's observations and the clients' textual discourse in the company's social networks and applications. The results indicate that Evino's multilateral platform architecture proves to be appropriate to its value proposition, as it also attracts different wine producers to its catalog, also brings several consumers with different preferences, making the value involved grow both ways. Regarding the assimilation of value proposition by consumers, it is clear that most interactions tend to promote harmonious and positive relationships with the company. Keywords: Multilateral Platform. Value Proposition. Netnography. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989 10.12819/2020.17.3.3 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.3.3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492187 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492188 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1989/491492189 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1238 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1989/1239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-58 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, mar. 2020; 41-58 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906634330112 |