POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353 |
Resumo: | Neste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos. Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos. ABSTRACT In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements. Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements. |
id |
FSA-3_a35bc0d7e4832dcd0f9dba8fe3bcc549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/353 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISMLetras; Linguística; Análise do discursoNeste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos. Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos. ABSTRACT In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements. Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-302Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-3022317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353/151Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-24T11:42:03Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/353Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-12-24T11:42:03Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
title |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
spellingShingle |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro Letras; Linguística; Análise do discurso |
title_short |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
title_full |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
title_fullStr |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
title_full_unstemmed |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
title_sort |
POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM |
author |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
author_facet |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguística; Análise do discurso |
topic |
Letras; Linguística; Análise do discurso |
description |
Neste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos. Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos. ABSTRACT In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements. Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353/151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-302 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-302 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910855897088 |