POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353
Resumo: Neste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos.   Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos.   ABSTRACT In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements.   Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements. 
id FSA-3_a35bc0d7e4832dcd0f9dba8fe3bcc549
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/353
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISMLetras; Linguística; Análise do discursoNeste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos.   Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos.   ABSTRACT In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements.   Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-302Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-3022317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353/151Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-24T11:42:03Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/353Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-12-24T11:42:03Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
title POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
spellingShingle POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Letras; Linguística; Análise do discurso
title_short POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
title_full POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
title_fullStr POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
title_full_unstemmed POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
title_sort POLÊMICA EM ENUNCIADOS AFIRMATIVOS EM ACONSELHAMENTOS AO PROFESSOR: LENDO PARA ALÉM DA OBVIEDADE / CONTROVERSY AFFIRMATIVE STATEMENTS IN COUNSELING THE TEACHER: READING BEYOND TRUISM
author Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author_facet Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Linguística; Análise do discurso
topic Letras; Linguística; Análise do discurso
description Neste texto, objetivamos discutir a possibilidade de análise da polêmica em enunciados afirmativos. Como referencial teórico, retomamos a perspectiva polifônica, elaborada por Mikhail Bakhtin (2000). Analisamos textos publicados no site do movimento Todos pela Educação, que oferecem dicas ao professor. Observou-se inicialmente o fenômeno da pressuposição nessas dicas. Os resultados apontavam para informações óbvias sobre o trabalho do professor. Em seguida, recuperamos a análise de enunciados negativos, empreendida por O. Ducrot. Como conclusão, na contramão do que indicou o autor, avaliamos a produtividade de discutir a polêmica em enunciados afirmativos.   Palavras-chave: Polêmicas. Professor. Enunciados Afirmativos.   ABSTRACT In this paper, we aim to discuss the possibility of analysis of controversy in affirmative statements. As a theoretical framework, we used the polyphonic perspective, developed by Mikhail Bakhtin (2000). We analyze texts published by Todos pela Educação movement, offering tips to the teacher website. We initially examined the phenomenon of presupposition these tips. The results pointed to obvious information about the teacher’s work. Then we recover the negative statements analysis, undertaken by O. Ducrot. In conclusion, contrary to what the author stated, we evaluate the productivity of discussing the controversy affirmative statements.   Keywords: Polemics. Teacher. Affirmative Statements. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/353/151
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-302
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.1, jan./mar. 2014; 280-302
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910855897088