Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012 |
Resumo: | Entender a influência da inveja, Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental nas relações interpessoais, sociais e profissionais nas instituições de ensino tem se tornado de grande relevância. Este estudo teve por objetivo verificar se o bem-estar subjetivo e a saúde mental atuam como preditores da inveja em professores de Instituição de Ensino Superior Pública. A amostra foi composta por 101 mulheres e 75 homens, com idade média de 32,35 anos (DP = 5,144). A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário de autopreenchimento composto por questões sociodemográficas e de Escala Disposicional de Inveja (DES), Escala de Bem-estar subjetivo (EBES), e a Escala de Saúde mental - SF36. A correlação Pearson demostrou que a inveja é positiva e moderadamente correlacionada com afeto negativo e negativamente com a satisfação com a vida, afeto positivo, vitalidade e saúde mental. Além disso, a análise de regressão múltipla mostrou que Afeto Negativo [F (1,174) = 35.36; p = .001] e Satisfação com a Vida [F (1,173) = 6.068; p = .015] são preditores de inveja. Os resultados sugerem que pessoas invejosas apresentam afetos negativos e possuem uma menor satisfação com a vida. Palavras-chaves: Inveja. Bem-estar Subjetivo. Saúde Mental. Docente. Instituições Públicas. ABSTRACT Understanding the influence of envy, Subjective Well-Being and Mental Health on interpersonal, social and professional relationships in educational institutions has become of great relevance. This study aimed to verify whether subjective well-being and mental health act as predictors of envy in teachers of a Public Higher Education Institution. The sample consisted of 101 women and 75 men, with an average age of 32.35 years (SD = 5.144). Data collection took place through a self-administered questionnaire composed of sociodemographic questions and those of the Disjunctive Scale of Envy (DES), the subjective Wellbeing Scale (EBES), and the Mental Health Scale - SF36. The Pearson correlation demonstrated that envy is positively and moderately correlated with negative affect and negatively with life satisfaction, positive affect, vitality and mental health. In addition, the multiple regression analysis showed that that Negative Affect [F (1,174) = 35.36; p = .001] and Life Satisfaction [F (1,173) = 6,068; p = .015] are predictors of envy. The results suggest that envious people have negative affects have less satisfaction with life. Keywords: Envy. Subjective Well-being. Mental Health. Teacher. Public Institutions. |
id |
FSA-3_a5fc26667c1278f933da3d6f7a6077e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2012 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education InstitutionsAdministraçãoEntender a influência da inveja, Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental nas relações interpessoais, sociais e profissionais nas instituições de ensino tem se tornado de grande relevância. Este estudo teve por objetivo verificar se o bem-estar subjetivo e a saúde mental atuam como preditores da inveja em professores de Instituição de Ensino Superior Pública. A amostra foi composta por 101 mulheres e 75 homens, com idade média de 32,35 anos (DP = 5,144). A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário de autopreenchimento composto por questões sociodemográficas e de Escala Disposicional de Inveja (DES), Escala de Bem-estar subjetivo (EBES), e a Escala de Saúde mental - SF36. A correlação Pearson demostrou que a inveja é positiva e moderadamente correlacionada com afeto negativo e negativamente com a satisfação com a vida, afeto positivo, vitalidade e saúde mental. Além disso, a análise de regressão múltipla mostrou que Afeto Negativo [F (1,174) = 35.36; p = .001] e Satisfação com a Vida [F (1,173) = 6.068; p = .015] são preditores de inveja. Os resultados sugerem que pessoas invejosas apresentam afetos negativos e possuem uma menor satisfação com a vida. Palavras-chaves: Inveja. Bem-estar Subjetivo. Saúde Mental. Docente. Instituições Públicas. ABSTRACT Understanding the influence of envy, Subjective Well-Being and Mental Health on interpersonal, social and professional relationships in educational institutions has become of great relevance. This study aimed to verify whether subjective well-being and mental health act as predictors of envy in teachers of a Public Higher Education Institution. The sample consisted of 101 women and 75 men, with an average age of 32.35 years (SD = 5.144). Data collection took place through a self-administered questionnaire composed of sociodemographic questions and those of the Disjunctive Scale of Envy (DES), the subjective Wellbeing Scale (EBES), and the Mental Health Scale - SF36. The Pearson correlation demonstrated that envy is positively and moderately correlated with negative affect and negatively with life satisfaction, positive affect, vitality and mental health. In addition, the multiple regression analysis showed that that Negative Affect [F (1,174) = 35.36; p = .001] and Life Satisfaction [F (1,173) = 6,068; p = .015] are predictors of envy. The results suggest that envious people have negative affects have less satisfaction with life. Keywords: Envy. Subjective Well-being. Mental Health. Teacher. Public Institutions.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Mary Dayane Souza; Universidade Federal do Pernambuco - UFPERoazzi, Antonio; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/201210.12819/2020.17.5.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 157-182Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 157-1822317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012/491492236http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012/491492237http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2012/1279http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2012/1280Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-27T16:42:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2012Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-05-27T16:42:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
title |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
spellingShingle |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions Silva, Mary Dayane Souza; Universidade Federal do Pernambuco - UFPE Administração |
title_short |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
title_full |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
title_fullStr |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
title_full_unstemmed |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
title_sort |
Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental como Preditores da Inveja Docente em Instituições de Ensino Superior Públicas / Subjective Well-Being and Mental Health as Predictors of Teaching Envy in Public Higher Education Institutions |
author |
Silva, Mary Dayane Souza; Universidade Federal do Pernambuco - UFPE |
author_facet |
Silva, Mary Dayane Souza; Universidade Federal do Pernambuco - UFPE Roazzi, Antonio; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
author_role |
author |
author2 |
Roazzi, Antonio; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mary Dayane Souza; Universidade Federal do Pernambuco - UFPE Roazzi, Antonio; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
Entender a influência da inveja, Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental nas relações interpessoais, sociais e profissionais nas instituições de ensino tem se tornado de grande relevância. Este estudo teve por objetivo verificar se o bem-estar subjetivo e a saúde mental atuam como preditores da inveja em professores de Instituição de Ensino Superior Pública. A amostra foi composta por 101 mulheres e 75 homens, com idade média de 32,35 anos (DP = 5,144). A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário de autopreenchimento composto por questões sociodemográficas e de Escala Disposicional de Inveja (DES), Escala de Bem-estar subjetivo (EBES), e a Escala de Saúde mental - SF36. A correlação Pearson demostrou que a inveja é positiva e moderadamente correlacionada com afeto negativo e negativamente com a satisfação com a vida, afeto positivo, vitalidade e saúde mental. Além disso, a análise de regressão múltipla mostrou que Afeto Negativo [F (1,174) = 35.36; p = .001] e Satisfação com a Vida [F (1,173) = 6.068; p = .015] são preditores de inveja. Os resultados sugerem que pessoas invejosas apresentam afetos negativos e possuem uma menor satisfação com a vida. Palavras-chaves: Inveja. Bem-estar Subjetivo. Saúde Mental. Docente. Instituições Públicas. ABSTRACT Understanding the influence of envy, Subjective Well-Being and Mental Health on interpersonal, social and professional relationships in educational institutions has become of great relevance. This study aimed to verify whether subjective well-being and mental health act as predictors of envy in teachers of a Public Higher Education Institution. The sample consisted of 101 women and 75 men, with an average age of 32.35 years (SD = 5.144). Data collection took place through a self-administered questionnaire composed of sociodemographic questions and those of the Disjunctive Scale of Envy (DES), the subjective Wellbeing Scale (EBES), and the Mental Health Scale - SF36. The Pearson correlation demonstrated that envy is positively and moderately correlated with negative affect and negatively with life satisfaction, positive affect, vitality and mental health. In addition, the multiple regression analysis showed that that Negative Affect [F (1,174) = 35.36; p = .001] and Life Satisfaction [F (1,173) = 6,068; p = .015] are predictors of envy. The results suggest that envious people have negative affects have less satisfaction with life. Keywords: Envy. Subjective Well-being. Mental Health. Teacher. Public Institutions. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012 10.12819/2020.17.5.8 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.5.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012/491492236 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2012/491492237 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2012/1279 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2012/1280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 157-182 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 157-182 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911941173248 |