A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188 |
Resumo: | Estudo de abordagem qualitativa visando compreender a experiência do transplante hepático na óptica de crianças e adolescentes, por meio de entrevista semiestruturada e do desenho-estória com tema. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial e dos desenhos-estórias, sendo identificadas três categorias: caracterização sociodemográfica dos sujeitos; ser transplantado (a): “E realmente não é como era antes” e enfrentamentos no transplante: “Dizem que eu sou forte (...) e dão muita atenção a gente”. Os resultados mostraram o perfil dos sujeitos participantes; as mudanças e limitações na condição pessoal e no modo de vida cotidiano; o sentir-se “diferente”; os sentimentos vivenciados e as estratégias de enfrentamento. Conclui-se que a experiência do transplante de fígado constitui-se como uma vivência difícil e ameaçadora, pois requer adaptações contínuas. O estudo poderá subsidiar informações aos profissionais de saúde que favoreçam um cuidado integral à clientela infanto-juvenil. Palavras-chave: transplante hepático; criança; adolescente; humanização da assistência. ABSTRACT Using a qualitative approach to understand the effect of liver transplants through the experience and viewpoint of children and teens, utilizing semi-structured interviews and themed story-drawings. The data was analyzed through Categorical Content Analyses and story-drawings, three categories were identified: social-demographic characterization of the subjects to be transplanted: “And indeed it isn’t like it was before” and facing the transplant: “People say that I am strong (…) and give us a lot of attention”. The results show the profile of the participant subjects; the change and limitations of personal conditions on their daily way of life; Feeling “different”, the feelings felt and the strategies employed. In conclusion, the experience of a liver transplant constitutes a challenging and difficult lifestyle which requires a transplant subject to continually adapt and overcome. The study can subsidize information to health professionals that support complete care of the child-teen clientele. Keywords: liver transplantation; child; teenager; humanization. |
id |
FSA-3_ab3b91ea66794afe6c91d99ab05f6751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/188 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFESaúde coletiva; PsicologiaTransplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência.Estudo de abordagem qualitativa visando compreender a experiência do transplante hepático na óptica de crianças e adolescentes, por meio de entrevista semiestruturada e do desenho-estória com tema. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial e dos desenhos-estórias, sendo identificadas três categorias: caracterização sociodemográfica dos sujeitos; ser transplantado (a): “E realmente não é como era antes” e enfrentamentos no transplante: “Dizem que eu sou forte (...) e dão muita atenção a gente”. Os resultados mostraram o perfil dos sujeitos participantes; as mudanças e limitações na condição pessoal e no modo de vida cotidiano; o sentir-se “diferente”; os sentimentos vivenciados e as estratégias de enfrentamento. Conclui-se que a experiência do transplante de fígado constitui-se como uma vivência difícil e ameaçadora, pois requer adaptações contínuas. O estudo poderá subsidiar informações aos profissionais de saúde que favoreçam um cuidado integral à clientela infanto-juvenil. Palavras-chave: transplante hepático; criança; adolescente; humanização da assistência. ABSTRACT Using a qualitative approach to understand the effect of liver transplants through the experience and viewpoint of children and teens, utilizing semi-structured interviews and themed story-drawings. The data was analyzed through Categorical Content Analyses and story-drawings, three categories were identified: social-demographic characterization of the subjects to be transplanted: “And indeed it isn’t like it was before” and facing the transplant: “People say that I am strong (…) and give us a lot of attention”. The results show the profile of the participant subjects; the change and limitations of personal conditions on their daily way of life; Feeling “different”, the feelings felt and the strategies employed. In conclusion, the experience of a liver transplant constitutes a challenging and difficult lifestyle which requires a transplant subject to continually adapt and overcome. The study can subsidize information to health professionals that support complete care of the child-teen clientele. Keywords: liver transplantation; child; teenager; humanization. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL).2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa.application/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-198Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-1982317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188/113Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-04T18:42:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/188Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-10-04T18:42:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
title |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Saúde coletiva; Psicologia Transplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência. |
title_short |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
title_full |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE |
author |
Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
author_facet |
Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL). |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL). |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL). |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde coletiva; Psicologia Transplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência. |
topic |
Saúde coletiva; Psicologia Transplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência. |
description |
Estudo de abordagem qualitativa visando compreender a experiência do transplante hepático na óptica de crianças e adolescentes, por meio de entrevista semiestruturada e do desenho-estória com tema. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial e dos desenhos-estórias, sendo identificadas três categorias: caracterização sociodemográfica dos sujeitos; ser transplantado (a): “E realmente não é como era antes” e enfrentamentos no transplante: “Dizem que eu sou forte (...) e dão muita atenção a gente”. Os resultados mostraram o perfil dos sujeitos participantes; as mudanças e limitações na condição pessoal e no modo de vida cotidiano; o sentir-se “diferente”; os sentimentos vivenciados e as estratégias de enfrentamento. Conclui-se que a experiência do transplante de fígado constitui-se como uma vivência difícil e ameaçadora, pois requer adaptações contínuas. O estudo poderá subsidiar informações aos profissionais de saúde que favoreçam um cuidado integral à clientela infanto-juvenil. Palavras-chave: transplante hepático; criança; adolescente; humanização da assistência. ABSTRACT Using a qualitative approach to understand the effect of liver transplants through the experience and viewpoint of children and teens, utilizing semi-structured interviews and themed story-drawings. The data was analyzed through Categorical Content Analyses and story-drawings, three categories were identified: social-demographic characterization of the subjects to be transplanted: “And indeed it isn’t like it was before” and facing the transplant: “People say that I am strong (…) and give us a lot of attention”. The results show the profile of the participant subjects; the change and limitations of personal conditions on their daily way of life; Feeling “different”, the feelings felt and the strategies employed. In conclusion, the experience of a liver transplant constitutes a challenging and difficult lifestyle which requires a transplant subject to continually adapt and overcome. The study can subsidize information to health professionals that support complete care of the child-teen clientele. Keywords: liver transplantation; child; teenager; humanization. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-198 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-198 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906737090560 |