A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL).
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188
Resumo: Estudo de abordagem qualitativa visando compreender a experiência do transplante hepático na óptica de crianças e adolescentes, por meio de entrevista semiestruturada e do desenho-estória com tema. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial e dos desenhos-estórias, sendo identificadas três categorias: caracterização sociodemográfica dos sujeitos; ser transplantado (a): “E realmente não é como era antes” e enfrentamentos no transplante: “Dizem que eu sou forte (...) e dão muita atenção a gente”. Os resultados mostraram o perfil dos sujeitos participantes; as mudanças e limitações na condição pessoal e no modo de vida cotidiano; o sentir-se “diferente”; os sentimentos vivenciados e as estratégias de enfrentamento. Conclui-se que a experiência do transplante de fígado constitui-se como uma vivência difícil e ameaçadora, pois requer adaptações contínuas. O estudo poderá subsidiar informações aos profissionais de saúde que favoreçam um cuidado integral à clientela infanto-juvenil.  Palavras-chave: transplante hepático; criança; adolescente; humanização da assistência.   ABSTRACT   Using a qualitative approach to understand the effect of liver transplants through the experience and viewpoint of children and teens, utilizing semi-structured interviews and themed story-drawings.  The data was analyzed through Categorical Content Analyses and story-drawings, three categories were identified: social-demographic characterization of the subjects to be transplanted: “And indeed it isn’t like it was before” and facing the transplant: “People say that I am strong (…) and give us a lot of attention”.  The results show the profile of the participant subjects; the change and limitations of personal conditions on their daily way of life; Feeling “different”, the feelings felt and the strategies employed.  In conclusion, the experience of a liver transplant constitutes a challenging and difficult lifestyle which requires a transplant subject to continually adapt and overcome. The study can subsidize information to health professionals that support complete care of the child-teen clientele.   Keywords: liver transplantation; child; teenager; humanization. 
id FSA-3_ab3b91ea66794afe6c91d99ab05f6751
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/188
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFESaúde coletiva; PsicologiaTransplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência.Estudo de abordagem qualitativa visando compreender a experiência do transplante hepático na óptica de crianças e adolescentes, por meio de entrevista semiestruturada e do desenho-estória com tema. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial e dos desenhos-estórias, sendo identificadas três categorias: caracterização sociodemográfica dos sujeitos; ser transplantado (a): “E realmente não é como era antes” e enfrentamentos no transplante: “Dizem que eu sou forte (...) e dão muita atenção a gente”. Os resultados mostraram o perfil dos sujeitos participantes; as mudanças e limitações na condição pessoal e no modo de vida cotidiano; o sentir-se “diferente”; os sentimentos vivenciados e as estratégias de enfrentamento. Conclui-se que a experiência do transplante de fígado constitui-se como uma vivência difícil e ameaçadora, pois requer adaptações contínuas. O estudo poderá subsidiar informações aos profissionais de saúde que favoreçam um cuidado integral à clientela infanto-juvenil.  Palavras-chave: transplante hepático; criança; adolescente; humanização da assistência.   ABSTRACT   Using a qualitative approach to understand the effect of liver transplants through the experience and viewpoint of children and teens, utilizing semi-structured interviews and themed story-drawings.  The data was analyzed through Categorical Content Analyses and story-drawings, three categories were identified: social-demographic characterization of the subjects to be transplanted: “And indeed it isn’t like it was before” and facing the transplant: “People say that I am strong (…) and give us a lot of attention”.  The results show the profile of the participant subjects; the change and limitations of personal conditions on their daily way of life; Feeling “different”, the feelings felt and the strategies employed.  In conclusion, the experience of a liver transplant constitutes a challenging and difficult lifestyle which requires a transplant subject to continually adapt and overcome. The study can subsidize information to health professionals that support complete care of the child-teen clientele.   Keywords: liver transplantation; child; teenager; humanization. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL).2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa.application/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-198Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-1982317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188/113Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-04T18:42:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/188Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-10-04T18:42:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
title A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
spellingShingle A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Saúde coletiva; Psicologia
Transplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência.
title_short A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
title_full A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
title_fullStr A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
title_sort A EXPERIÊNCIA DO TRANSPLANTE HEPÁTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A FRÁGIL VIDA FORTE / THE EXPERIENCE OF LIVER TRANSPLANTS IN CHILDREN AND TEENAGERS: THE STRONG FRAGILE LIFE
author Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
author_facet Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL).
author_role author
author2 Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL).
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Yadja Nascimento; Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ministério da Saúde (BRASIL).
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde coletiva; Psicologia
Transplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência.
topic Saúde coletiva; Psicologia
Transplante hepático; Criança; Adolescente; Humanização da assistência.
description Estudo de abordagem qualitativa visando compreender a experiência do transplante hepático na óptica de crianças e adolescentes, por meio de entrevista semiestruturada e do desenho-estória com tema. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Categorial e dos desenhos-estórias, sendo identificadas três categorias: caracterização sociodemográfica dos sujeitos; ser transplantado (a): “E realmente não é como era antes” e enfrentamentos no transplante: “Dizem que eu sou forte (...) e dão muita atenção a gente”. Os resultados mostraram o perfil dos sujeitos participantes; as mudanças e limitações na condição pessoal e no modo de vida cotidiano; o sentir-se “diferente”; os sentimentos vivenciados e as estratégias de enfrentamento. Conclui-se que a experiência do transplante de fígado constitui-se como uma vivência difícil e ameaçadora, pois requer adaptações contínuas. O estudo poderá subsidiar informações aos profissionais de saúde que favoreçam um cuidado integral à clientela infanto-juvenil.  Palavras-chave: transplante hepático; criança; adolescente; humanização da assistência.   ABSTRACT   Using a qualitative approach to understand the effect of liver transplants through the experience and viewpoint of children and teens, utilizing semi-structured interviews and themed story-drawings.  The data was analyzed through Categorical Content Analyses and story-drawings, three categories were identified: social-demographic characterization of the subjects to be transplanted: “And indeed it isn’t like it was before” and facing the transplant: “People say that I am strong (…) and give us a lot of attention”.  The results show the profile of the participant subjects; the change and limitations of personal conditions on their daily way of life; Feeling “different”, the feelings felt and the strategies employed.  In conclusion, the experience of a liver transplant constitutes a challenging and difficult lifestyle which requires a transplant subject to continually adapt and overcome. The study can subsidize information to health professionals that support complete care of the child-teen clientele.   Keywords: liver transplantation; child; teenager; humanization. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/188/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-198
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.3, jul./set. 2013; 175-198
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906737090560