A Educação Popular Na Saúde: Democratizando As Práticas Em Saúde / The Popular Education In The Health: Democratizing The Practices In Health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara Junior, Nadir Lara; Unisinos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ebert, Maristela Rempel; EMATER/UNISINOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/935
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo é refletir sobre os desafios postos para a prática de educação popular em saúde num contexto de hegemonia do modelo biomédico nas ações e políticas públicas de saúde, bem como seu potencial democratizador e emancipador. Para tanto essa reflexão foi dividida em três momentos: inicialmente se resgatou a história e os princípios da educação popular, retomando especialmente as contribuições de Paulo Freire; na seqüência, se retomou as críticas de Michel Foucault sobre o modelo biomédico que caracteriza a saúde moderna e os desafios para concretizar uma educação popular no campo da saúde baseada em princípios democráticos, éticos e comprometida com as transformações sociais. Por último, se retomou o movimento da educação popular em saúde, em especial, a partir das contribuições para esse campo, assim como as possibilidades/limites que se delineiam no horizonte do SUS com a institucionalização da Política Nacional de Educação Popular em Saúde – PNEPS. PALAVRAS-CHAVE: Educação em Saúde. Saúde. Poder (Psicologia). Participação Social. Participação nas Decisões.  ABSTRACT  The aim of this article is to think about the challenges put for the practice of popular education in health in a context of hegemony of the model biomedical about the actions and public policies of health, as well as his potential of the democracy and emancipation. For so much this reflection was divided in three moments: initially there were rescued the history and the beginnings of the popular education, retaking specially the contributions by Paulo Freire; in the sequence, the criticism of Michel Foucault was retaken on the model biomedical what characterizes the modern health and the challenges to make a popular education real in the field of the health based on democratic beginnings, ethics and compromised with the social transformations. For last, there was retaken the movement of the popular education in health, specially, from the contributions for this field, as well as the possibilities / limits that outline in the horizon of the SUS with the institutionalization of the da National Politics of Popular Education in Health – “PNEPS”. Keywords: Health Education. Health. Power (Psychology). Social Participation. Management Quality Circles.
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