Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi demonstrar o uso da comunicação escrita e falada de maneira remota a partir da sede de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) localizado no Brasil, como uma ferramenta para resolver o problema de atrasos no processo de submissão trimestral de amostras, tal como exigido pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Para melhorar o índice de efetividade de controles internos, trabalhou-se de maneira conjunta com os líderes das áreas financeiras das quatro principais unidades de negócio de língua hispânica de uma empresa multinacional atuando na Região. Após análise do processo em vigor, foram coletadas contribuições destes líderes, identificando as oportunidades de melhoria, as quais foram agrupadas e refletidas em um plano de ação para resolver este problema. As fases de coleta de dados, preparação e implantação do plano, todas gerenciadas de maneira remota a partir da sede do CSC, mostraram a efetividade desta ferramenta e permitiram adequar o processo junto as quatorze unidades de língua hispânica, esclarecendo os papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos apresentando como consequência, melhor o índice de efetividade dos controles internos. Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados. CSC. Controles Internos. SOX. Comunicação Corporativa. Abstract The purpose of paper was to demonstrate the use of written and spoken communication, remotely from the headquarters of a Shared Services Center (SSC) based in Brazil, as a tool to solve the issue of delays verified in the quarterly submission process, as required by the Sarbanes-Oxley Act (SOX). To improve internal controls effectivenessrate, we jointly worked with finance leaders of the four major Spanish-speaking business units of a multinational company operating in the Region. After analysing the current submission process, we gathered contributions from these four finance leaders, identifying opportunities for improvement, grouped and reflected in an action plan to solve this problem. The phases of data gathering, plan preparation and implementation, all remotely managed from the SSC headquarters, allowed to standardize the process throughout all Spanish-speaking countries, clarified roles and responsibilities of all players working in the process and as a result, improved the internal controls effectiveness rate. Keywords: Shared Services Center. SSC. Internal Controls. SOX. Corporate Communication. |
id |
FSA-3_b5cab03f9df609d4c4b1a9ee6d911799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1309 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin AmericaAdministração; Finanças; Comunicação CorporativaO objetivo deste artigo foi demonstrar o uso da comunicação escrita e falada de maneira remota a partir da sede de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) localizado no Brasil, como uma ferramenta para resolver o problema de atrasos no processo de submissão trimestral de amostras, tal como exigido pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Para melhorar o índice de efetividade de controles internos, trabalhou-se de maneira conjunta com os líderes das áreas financeiras das quatro principais unidades de negócio de língua hispânica de uma empresa multinacional atuando na Região. Após análise do processo em vigor, foram coletadas contribuições destes líderes, identificando as oportunidades de melhoria, as quais foram agrupadas e refletidas em um plano de ação para resolver este problema. As fases de coleta de dados, preparação e implantação do plano, todas gerenciadas de maneira remota a partir da sede do CSC, mostraram a efetividade desta ferramenta e permitiram adequar o processo junto as quatorze unidades de língua hispânica, esclarecendo os papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos apresentando como consequência, melhor o índice de efetividade dos controles internos. Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados. CSC. Controles Internos. SOX. Comunicação Corporativa. Abstract The purpose of paper was to demonstrate the use of written and spoken communication, remotely from the headquarters of a Shared Services Center (SSC) based in Brazil, as a tool to solve the issue of delays verified in the quarterly submission process, as required by the Sarbanes-Oxley Act (SOX). To improve internal controls effectivenessrate, we jointly worked with finance leaders of the four major Spanish-speaking business units of a multinational company operating in the Region. After analysing the current submission process, we gathered contributions from these four finance leaders, identifying opportunities for improvement, grouped and reflected in an action plan to solve this problem. The phases of data gathering, plan preparation and implementation, all remotely managed from the SSC headquarters, allowed to standardize the process throughout all Spanish-speaking countries, clarified roles and responsibilities of all players working in the process and as a result, improved the internal controls effectiveness rate. Keywords: Shared Services Center. SSC. Internal Controls. SOX. Corporate Communication.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Di Petta, Arnaldo; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP)Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP)2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/130910.12819/2017.14.2.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 20-34Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 20-342317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309/1160http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309/1161http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309/1162http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1309/490Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-04T18:27:25Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1309Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-04T18:27:25Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
title |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
spellingShingle |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America Di Petta, Arnaldo; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) Administração; Finanças; Comunicação Corporativa |
title_short |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
title_full |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
title_fullStr |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
title_full_unstemmed |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
title_sort |
Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America |
author |
Di Petta, Arnaldo; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) |
author_facet |
Di Petta, Arnaldo; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Petta, Arnaldo; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira; Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Finanças; Comunicação Corporativa |
topic |
Administração; Finanças; Comunicação Corporativa |
description |
O objetivo deste artigo foi demonstrar o uso da comunicação escrita e falada de maneira remota a partir da sede de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) localizado no Brasil, como uma ferramenta para resolver o problema de atrasos no processo de submissão trimestral de amostras, tal como exigido pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Para melhorar o índice de efetividade de controles internos, trabalhou-se de maneira conjunta com os líderes das áreas financeiras das quatro principais unidades de negócio de língua hispânica de uma empresa multinacional atuando na Região. Após análise do processo em vigor, foram coletadas contribuições destes líderes, identificando as oportunidades de melhoria, as quais foram agrupadas e refletidas em um plano de ação para resolver este problema. As fases de coleta de dados, preparação e implantação do plano, todas gerenciadas de maneira remota a partir da sede do CSC, mostraram a efetividade desta ferramenta e permitiram adequar o processo junto as quatorze unidades de língua hispânica, esclarecendo os papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos apresentando como consequência, melhor o índice de efetividade dos controles internos. Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados. CSC. Controles Internos. SOX. Comunicação Corporativa. Abstract The purpose of paper was to demonstrate the use of written and spoken communication, remotely from the headquarters of a Shared Services Center (SSC) based in Brazil, as a tool to solve the issue of delays verified in the quarterly submission process, as required by the Sarbanes-Oxley Act (SOX). To improve internal controls effectivenessrate, we jointly worked with finance leaders of the four major Spanish-speaking business units of a multinational company operating in the Region. After analysing the current submission process, we gathered contributions from these four finance leaders, identifying opportunities for improvement, grouped and reflected in an action plan to solve this problem. The phases of data gathering, plan preparation and implementation, all remotely managed from the SSC headquarters, allowed to standardize the process throughout all Spanish-speaking countries, clarified roles and responsibilities of all players working in the process and as a result, improved the internal controls effectiveness rate. Keywords: Shared Services Center. SSC. Internal Controls. SOX. Corporate Communication. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309 10.12819/2017.14.2.2 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309 |
identifier_str_mv |
10.12819/2017.14.2.2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309/1160 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309/1161 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1309/1162 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1309/490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 20-34 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 20-34 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905964290048 |