Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2021.18.10.6 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390 |
Resumo: | A Inovação disruptiva introduz um pacote de atributos diferente dos existentes no mercado, e tendem a ser usados em novos mercados ou novas aplicações dentro do mercado. Porém, poucas empresas introduziram inovações genuinamente disruptivas, do tipo que resulta na criação de mercados e modelos de negócios inteiramente novos. Tendo as inovações disruptivas como resultantes em criação de mercados e modelos de negócios inteiramente novos, é importante conhecer as tecnologias que podem irromper os mercados existentes, constituindo novos padrões. Assim, este estudo realizou uma revisão de literatura sobre as inovações e disruptivas para compreender seu impacto no desenvolvimento de novos mercados. Quatro categorias foram discutidas: Oportunidade de Mercado, Tecnologia, Marketing e Novos Mercados, e Modelos de Negócios. Os resultados apontam para a inovação disruptiva como catalizador de novos mercados e que modelos de negócios inteiramente novos são importantes para constituição destes mercados, mas também um ecossistema é necessário para desenvolvimento do mesmo, assim como criação de vantagens competitivas provenientes da nova tecnologia. Palavras-Chave: Inovação Disruptiva. Modelos de Negócios. Novos Mercados. Tecnologia. Oportunidade de Mercado. ABSTRACT Disruptive innovation introduces a package of attributes different from those existing in the market, and they tend to be used in new markets or new applications within the market. However, winning business has introduced genuinely disruptive innovations, the kind that result in the creation of new markets and new business models. With disruptive innovations as a result of creating complete markets and business models, it is important to know the technologies that can break into existing markets, setting new standards. Thus, this study carried out a literature review on innovations and disruptions to understand their impact on the development of new markets. Four categories were discussed: Market Opportunity, Technology, Marketing and New Markets, and Business Models. The results point to disruptive innovation as a catalyst for new markets and that new complete business models are important for the constitution of these markets, but also an ecosystem is necessary for the development itself, as well as the creation of competitive advantages from the new technology. Keywords: Disruptive Innovation. Business Models. New Markets. Technology. Market Opportunity. |
id |
FSA-3_c3757fd80e9f849221d3d241a40ce6ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2390 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
spelling |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business ModelsAdministração; Inovação.A Inovação disruptiva introduz um pacote de atributos diferente dos existentes no mercado, e tendem a ser usados em novos mercados ou novas aplicações dentro do mercado. Porém, poucas empresas introduziram inovações genuinamente disruptivas, do tipo que resulta na criação de mercados e modelos de negócios inteiramente novos. Tendo as inovações disruptivas como resultantes em criação de mercados e modelos de negócios inteiramente novos, é importante conhecer as tecnologias que podem irromper os mercados existentes, constituindo novos padrões. Assim, este estudo realizou uma revisão de literatura sobre as inovações e disruptivas para compreender seu impacto no desenvolvimento de novos mercados. Quatro categorias foram discutidas: Oportunidade de Mercado, Tecnologia, Marketing e Novos Mercados, e Modelos de Negócios. Os resultados apontam para a inovação disruptiva como catalizador de novos mercados e que modelos de negócios inteiramente novos são importantes para constituição destes mercados, mas também um ecossistema é necessário para desenvolvimento do mesmo, assim como criação de vantagens competitivas provenientes da nova tecnologia. Palavras-Chave: Inovação Disruptiva. Modelos de Negócios. Novos Mercados. Tecnologia. Oportunidade de Mercado. ABSTRACT Disruptive innovation introduces a package of attributes different from those existing in the market, and they tend to be used in new markets or new applications within the market. However, winning business has introduced genuinely disruptive innovations, the kind that result in the creation of new markets and new business models. With disruptive innovations as a result of creating complete markets and business models, it is important to know the technologies that can break into existing markets, setting new standards. Thus, this study carried out a literature review on innovations and disruptions to understand their impact on the development of new markets. Four categories were discussed: Market Opportunity, Technology, Marketing and New Markets, and Business Models. The results point to disruptive innovation as a catalyst for new markets and that new complete business models are important for the constitution of these markets, but also an ecosystem is necessary for the development itself, as well as the creation of competitive advantages from the new technology. Keywords: Disruptive Innovation. Business Models. New Markets. Technology. Market Opportunity. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA)Brito, Mozar JoséGrützmann, André2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/239010.12819/2021.18.10.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 10, out. 2021; 114-139Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 10, out. 2021; 114-1392317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390/491493015http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390/491493016http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390/491493017Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-27T22:44:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2390Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-27T22:44:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
title |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
spellingShingle |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Administração; Inovação. Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Administração; Inovação. |
title_short |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
title_full |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
title_fullStr |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
title_full_unstemmed |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
title_sort |
Inovação Disruptiva: Uma Revisão Integrativa da Criação de Mercados e Modelos de Negócios / Disruptive Innovation: An Integrative Review of Creating Markets and Business Models |
author |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
author_facet |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Brito, Mozar José Grützmann, André Brito, Mozar José Grützmann, André |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Mozar José Grützmann, André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Brito, Mozar José Grützmann, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Inovação. |
topic |
Administração; Inovação. |
description |
A Inovação disruptiva introduz um pacote de atributos diferente dos existentes no mercado, e tendem a ser usados em novos mercados ou novas aplicações dentro do mercado. Porém, poucas empresas introduziram inovações genuinamente disruptivas, do tipo que resulta na criação de mercados e modelos de negócios inteiramente novos. Tendo as inovações disruptivas como resultantes em criação de mercados e modelos de negócios inteiramente novos, é importante conhecer as tecnologias que podem irromper os mercados existentes, constituindo novos padrões. Assim, este estudo realizou uma revisão de literatura sobre as inovações e disruptivas para compreender seu impacto no desenvolvimento de novos mercados. Quatro categorias foram discutidas: Oportunidade de Mercado, Tecnologia, Marketing e Novos Mercados, e Modelos de Negócios. Os resultados apontam para a inovação disruptiva como catalizador de novos mercados e que modelos de negócios inteiramente novos são importantes para constituição destes mercados, mas também um ecossistema é necessário para desenvolvimento do mesmo, assim como criação de vantagens competitivas provenientes da nova tecnologia. Palavras-Chave: Inovação Disruptiva. Modelos de Negócios. Novos Mercados. Tecnologia. Oportunidade de Mercado. ABSTRACT Disruptive innovation introduces a package of attributes different from those existing in the market, and they tend to be used in new markets or new applications within the market. However, winning business has introduced genuinely disruptive innovations, the kind that result in the creation of new markets and new business models. With disruptive innovations as a result of creating complete markets and business models, it is important to know the technologies that can break into existing markets, setting new standards. Thus, this study carried out a literature review on innovations and disruptions to understand their impact on the development of new markets. Four categories were discussed: Market Opportunity, Technology, Marketing and New Markets, and Business Models. The results point to disruptive innovation as a catalyst for new markets and that new complete business models are important for the constitution of these markets, but also an ecosystem is necessary for the development itself, as well as the creation of competitive advantages from the new technology. Keywords: Disruptive Innovation. Business Models. New Markets. Technology. Market Opportunity. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390 10.12819/2021.18.10.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.10.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390/491493015 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390/491493016 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2390/491493017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 10, out. 2021; 114-139 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 10, out. 2021; 114-139 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1822181228418170880 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12819/2021.18.10.6 |