Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541 |
Resumo: | Este estudo focaliza famílias de crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico que estão vinculadas aos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSij). Tem como objetivo identificar como estes percebem/identificam as informações relacionadas ao acompanhamento de seus entes, no que tange, especialmente, à comunicação sobre o diagnóstico, e sobre como percebem/conhecem os seus direitos centrados no acesso à educação e a outros programas e políticas sociais. Participaram do estudo 16 familiares/responsáveis pelas crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico, usuários de CAPSij. A coleta de dados junto aos familiares foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, identificou-se que os familiares têm dificuldade na compreensão acerca do diagnóstico de seus filhos, e discute-se sobre como esta realidade impacta na construção compartilhada dos projetos de cuidado. Observou-se, ainda, a presença de defasagem de informações em relação aos direitos dos usuários sobre a inserção escolar, o estudo evidenciou que as crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico enfrentam dificuldades de permanecer estudando. Palavras-chave: Saúde Mental. Criança. Adolescente. Famílias. Serviços de Saúde Mental. Escola ABSTRACT This review focus on families of children and teenagers in intense psychological distress who arevinculated to the Psychosocial Child Care Centers (CAPSij). The aim is to identify how they perceive/identify thein formations related to the attendance of the relatives specially in reference of diagnostics communication as well as how they perceive/know their rights centered in the education access and other programs and social policies. Sixteen (16) relatives/responsible have participated for the children and teenagers in intense psychological distress CAPSij users. The data collection together with the relatives was performed by means of semi structured interviews and the data analysis was performed by Collective Subject Discourse method. As a result, it was identified that the relatives have difficulties in the comprehension of their child diagnosis discussing about this reality impact on shared construction of care projects. Also it was observed a gap of information in relation of user rights. About scholar insertion, the study has evidenced that the children and teenagers with intense psychological distress have faced difficulties in keep studying. Key words: Mental Health. Children. Teenagers. Families. Mental Health Services. School. |
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Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic SufferingPsicologia; Serviço Social; PolíticaEste estudo focaliza famílias de crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico que estão vinculadas aos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSij). Tem como objetivo identificar como estes percebem/identificam as informações relacionadas ao acompanhamento de seus entes, no que tange, especialmente, à comunicação sobre o diagnóstico, e sobre como percebem/conhecem os seus direitos centrados no acesso à educação e a outros programas e políticas sociais. Participaram do estudo 16 familiares/responsáveis pelas crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico, usuários de CAPSij. A coleta de dados junto aos familiares foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, identificou-se que os familiares têm dificuldade na compreensão acerca do diagnóstico de seus filhos, e discute-se sobre como esta realidade impacta na construção compartilhada dos projetos de cuidado. Observou-se, ainda, a presença de defasagem de informações em relação aos direitos dos usuários sobre a inserção escolar, o estudo evidenciou que as crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico enfrentam dificuldades de permanecer estudando. Palavras-chave: Saúde Mental. Criança. Adolescente. Famílias. Serviços de Saúde Mental. Escola ABSTRACT This review focus on families of children and teenagers in intense psychological distress who arevinculated to the Psychosocial Child Care Centers (CAPSij). The aim is to identify how they perceive/identify thein formations related to the attendance of the relatives specially in reference of diagnostics communication as well as how they perceive/know their rights centered in the education access and other programs and social policies. Sixteen (16) relatives/responsible have participated for the children and teenagers in intense psychological distress CAPSij users. The data collection together with the relatives was performed by means of semi structured interviews and the data analysis was performed by Collective Subject Discourse method. As a result, it was identified that the relatives have difficulties in the comprehension of their child diagnosis discussing about this reality impact on shared construction of care projects. Also it was observed a gap of information in relation of user rights. About scholar insertion, the study has evidenced that the children and teenagers with intense psychological distress have faced difficulties in keep studying. Key words: Mental Health. Children. Teenagers. Families. Mental Health Services. School.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoSemeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São CarlosTanõ, Bruna LidiaMatsukura, Thelma Simões2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/154110.12819/2018.15.2.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 156-175Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 156-1752317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1453http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1454http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1455http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1541/706Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-23T12:52:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1541Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-23T12:52:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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