Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tanõ, Bruna Lidia, Matsukura, Thelma Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541
Resumo: Este estudo focaliza famílias de crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico que estão vinculadas aos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSij). Tem como objetivo identificar como estes percebem/identificam as informações relacionadas ao acompanhamento de seus entes, no que tange, especialmente, à comunicação sobre o diagnóstico, e sobre como percebem/conhecem os seus direitos centrados no acesso à educação e a outros programas e políticas sociais. Participaram do estudo 16 familiares/responsáveis pelas crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico, usuários de CAPSij. A coleta de dados junto aos familiares foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, identificou-se que os familiares têm dificuldade na compreensão acerca do diagnóstico de seus filhos, e discute-se sobre como esta realidade impacta na construção compartilhada dos projetos de cuidado. Observou-se, ainda, a presença de defasagem de informações em relação aos direitos dos usuários sobre a inserção escolar, o estudo evidenciou que as crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico enfrentam dificuldades de permanecer estudando. Palavras-chave: Saúde Mental. Criança. Adolescente. Famílias. Serviços de Saúde Mental. Escola ABSTRACT This review focus on families of children and teenagers in intense psychological distress who arevinculated to the Psychosocial Child Care Centers (CAPSij). The aim is to identify how they perceive/identify thein formations related to the attendance of the relatives specially in reference of diagnostics communication as well as how they perceive/know their rights centered in the education access and other programs and social policies. Sixteen (16) relatives/responsible have participated for the children and teenagers in intense psychological distress CAPSij users. The data collection together with the relatives was performed by means of semi structured interviews and the data analysis was performed by Collective Subject Discourse method. As a result, it was identified that the relatives have difficulties in the comprehension of their child diagnosis discussing about this reality impact on shared construction of care projects. Also it was observed a gap of information in relation of user rights. About scholar insertion, the study has evidenced that the children and teenagers with intense psychological distress have faced difficulties in keep studying. Key words: Mental Health. Children. Teenagers. Families. Mental Health Services. School.
id FSA-3_d4e9d6a0396322293c9b00f5b43a76ff
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1541
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic SufferingPsicologia; Serviço Social; PolíticaEste estudo focaliza famílias de crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico que estão vinculadas aos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSij). Tem como objetivo identificar como estes percebem/identificam as informações relacionadas ao acompanhamento de seus entes, no que tange, especialmente, à comunicação sobre o diagnóstico, e sobre como percebem/conhecem os seus direitos centrados no acesso à educação e a outros programas e políticas sociais. Participaram do estudo 16 familiares/responsáveis pelas crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico, usuários de CAPSij. A coleta de dados junto aos familiares foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, identificou-se que os familiares têm dificuldade na compreensão acerca do diagnóstico de seus filhos, e discute-se sobre como esta realidade impacta na construção compartilhada dos projetos de cuidado. Observou-se, ainda, a presença de defasagem de informações em relação aos direitos dos usuários sobre a inserção escolar, o estudo evidenciou que as crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico enfrentam dificuldades de permanecer estudando. Palavras-chave: Saúde Mental. Criança. Adolescente. Famílias. Serviços de Saúde Mental. Escola ABSTRACT This review focus on families of children and teenagers in intense psychological distress who arevinculated to the Psychosocial Child Care Centers (CAPSij). The aim is to identify how they perceive/identify thein formations related to the attendance of the relatives specially in reference of diagnostics communication as well as how they perceive/know their rights centered in the education access and other programs and social policies. Sixteen (16) relatives/responsible have participated for the children and teenagers in intense psychological distress CAPSij users. The data collection together with the relatives was performed by means of semi structured interviews and the data analysis was performed by Collective Subject Discourse method. As a result, it was identified that the relatives have difficulties in the comprehension of their child diagnosis discussing about this reality impact on shared construction of care projects. Also it was observed a gap of information in relation of user rights. About scholar insertion, the study has evidenced that the children and teenagers with intense psychological distress have faced difficulties in keep studying. Key words: Mental Health. Children. Teenagers. Families. Mental Health Services. School.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoSemeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São CarlosTanõ, Bruna LidiaMatsukura, Thelma Simões2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/154110.12819/2018.15.2.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 156-175Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 156-1752317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1453http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1454http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1455http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1541/706Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-23T12:52:18Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1541Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-23T12:52:18Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
title Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
spellingShingle Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
Semeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São Carlos
Psicologia; Serviço Social; Política
title_short Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
title_full Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
title_fullStr Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
title_full_unstemmed Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
title_sort Inserção Escolar, Construção do Diagnóstico e Direitos de Crianças e Adolescentes em Sofrimento Psíquico sob a Ótica de Seus Familiares / School Insert, Construction of the Diagnosis and Rights of Children and Adolescents in Psychic Suffering
author Semeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São Carlos
author_facet Semeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São Carlos
Tanõ, Bruna Lidia
Matsukura, Thelma Simões
author_role author
author2 Tanõ, Bruna Lidia
Matsukura, Thelma Simões
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Semeghini, Georgia Farah; Universidade Federal de São Carlos
Tanõ, Bruna Lidia
Matsukura, Thelma Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia; Serviço Social; Política
topic Psicologia; Serviço Social; Política
description Este estudo focaliza famílias de crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico que estão vinculadas aos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSij). Tem como objetivo identificar como estes percebem/identificam as informações relacionadas ao acompanhamento de seus entes, no que tange, especialmente, à comunicação sobre o diagnóstico, e sobre como percebem/conhecem os seus direitos centrados no acesso à educação e a outros programas e políticas sociais. Participaram do estudo 16 familiares/responsáveis pelas crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico, usuários de CAPSij. A coleta de dados junto aos familiares foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultado, identificou-se que os familiares têm dificuldade na compreensão acerca do diagnóstico de seus filhos, e discute-se sobre como esta realidade impacta na construção compartilhada dos projetos de cuidado. Observou-se, ainda, a presença de defasagem de informações em relação aos direitos dos usuários sobre a inserção escolar, o estudo evidenciou que as crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico enfrentam dificuldades de permanecer estudando. Palavras-chave: Saúde Mental. Criança. Adolescente. Famílias. Serviços de Saúde Mental. Escola ABSTRACT This review focus on families of children and teenagers in intense psychological distress who arevinculated to the Psychosocial Child Care Centers (CAPSij). The aim is to identify how they perceive/identify thein formations related to the attendance of the relatives specially in reference of diagnostics communication as well as how they perceive/know their rights centered in the education access and other programs and social policies. Sixteen (16) relatives/responsible have participated for the children and teenagers in intense psychological distress CAPSij users. The data collection together with the relatives was performed by means of semi structured interviews and the data analysis was performed by Collective Subject Discourse method. As a result, it was identified that the relatives have difficulties in the comprehension of their child diagnosis discussing about this reality impact on shared construction of care projects. Also it was observed a gap of information in relation of user rights. About scholar insertion, the study has evidenced that the children and teenagers with intense psychological distress have faced difficulties in keep studying. Key words: Mental Health. Children. Teenagers. Families. Mental Health Services. School.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541
10.12819/2018.15.2.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.2.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1453
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1454
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541/1455
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1541/706
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 156-175
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 156-175
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944912145645568