Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440
Resumo: Tem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades.
id FSA-3_d7c0ef7712db4033b1e9f9f947b1040b
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/440
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building ClassroomTem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 20062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440/218Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:00:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/440Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:00:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
title Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
spellingShingle Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho
title_short Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
title_full Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
title_fullStr Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
title_full_unstemmed Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
title_sort Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
author Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description Tem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440/218
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910634647552