Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440 |
Resumo: | Tem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades. |
id |
FSA-3_d7c0ef7712db4033b1e9f9f947b1040b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/440 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building ClassroomTem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 20062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440/218Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:00:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/440Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:00:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
title |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
spellingShingle |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
title_full |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
title_fullStr |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
title_full_unstemmed |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
title_sort |
Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom |
author |
Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Célia Furtado Orsano de; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Tem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/440/218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910634647552 |