DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93
Resumo: No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a  contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho.
id FSA-3_db803ee3a6bb88e527c61454108d1b4c
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/93
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTELetrasanálise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos. No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a  contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJGiorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ2013-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-221Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-2212317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93/89http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/93/9Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-23T12:58:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/93Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-08-23T12:58:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
title DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
spellingShingle DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ
Letras
análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos.
title_short DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
title_full DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
title_fullStr DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
title_sort DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
author Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ
author_facet Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ
Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ
author_role author
author2 Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ
Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos.
topic Letras
análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos.
description No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a  contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-07
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93/89
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/93/9
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-221
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-221
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909072269312