DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93 |
Resumo: | No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho. |
id |
FSA-3_db803ee3a6bb88e527c61454108d1b4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/93 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTELetrasanálise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos. No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJGiorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ2013-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-221Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-2212317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93/89http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/93/9Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-23T12:58:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/93Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-08-23T12:58:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
title |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ Letras análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
title_full |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE |
author |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ |
author_facet |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ |
author_role |
author |
author2 |
Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará; UERJ/CAp UERJ Giorgi, Maria Cristina; Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos. |
topic |
Letras análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos. |
description |
No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93/89 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/93/9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-221 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 195-221 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909072269312 |