O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Cassandra Maria Bastos; INSTITUTO CAMILLO FILHO-ICF
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barros Júnior, Francisco Oliveira; Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/199
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo o Programa Integração de Gerações (INTEGERA) do Instituto Camillo Filho (ICF) na cidade de Teresina (PI), com recorte nas oficinas temáticas e disciplinas avulsas. O objetivo geral é conhecer a percepção dos idosos sobre sua velhice e a contribuição do INTEGERA na vivência do envelhecimento ativo. Para tanto, como método de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa. Deste modo, os recursos, tais como pesquisa bibliográfica, análise documental, depoimentos orais, observação direta inspirada na etnografia foram utilizados como técnica de pesquisa aplicada. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos o questionário socioeconômico e o roteiro de entrevista. A amostra da pesquisa foi constituída de dez alunos idosos de ambos os sexos ativos e egressos do programa INTEGERA. Entre os resultados desse estudo, foram elencados: a necessária realização de estudos sobre envelhecimento ativo que remetam a subjetividades vividas pelos idosos devido à existência de diversas velhices; a detecção de que os sujeitos, apesar de vivenciarem comportamentos que levam ao envelhecimento ativo em espaços acadêmicos, não conhecem os princípios nem os determinantes do envelhecimento ativo, esses significam suas vivências do envelhecimento ativo apenas como manutenção da capacidade funcional, saúde do corpo e da mente. Entendemos que o envelhecimento ativo possa ser almejado de forma individual, mas deve constituir-se para todas as pessoas como Políticas de Direitos Humanos, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde, por meio de vários espaços, em especial nas universidades abertas para pessoas idosas.   Palavras-chave: pessoa idosa; Universidade Aberta para Idosos; envelhecimento ativo.   ABSTRACT   This study had as subject of study the Program Integration Generations (INTEGERA) of the Institute Camillo Filho (ICF) in Teresina (PI), with cutout in thematic workshops and detached subjects. The general objective: the perception of the elderly about their old ages and contribution of the INTEGERA in the experience of active aging. Therefore, as a method of research was used the qualitative approach. Thus, the resources, such as literature, documentary analysis, oral testimony, direct observation inspired in ethnography were used as a research technique applied. As instruments of data collection, we used the socioeconomic questionnaire and the interview script. The research sample was composed of ten active elderly students of both sexes and egressed from the program INTEGERA. Among the results of this study were listed: it is necessary to conduct studies about active aging referring to subjectivity experienced by the elderly because of the existence of several old ages; that the subjects, despite experiencing behaviors that lead to active aging in academic spaces, they don’t know the principles neither the determinants of active aging, these latter signify their experiences of active aging just like maintenance of functional capacity, body and mind’s health. We believe that active aging can be desired individually, but must constitute to all people as Human Rights Policy, as preconized by the World Health Organization, through various spaces, especially in open universities for elderly people.   Keywords: elderly person; Open University for Elderly; active aging. 
id FSA-3_dc191693bb3fbf00f9bbad58e21905fe
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/199
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONSServiço Social;EducaçãoEnvelhecimento Ativo.Pessoa Idosa.Universidade Aberta Para Idosos Este trabalho teve como objeto de estudo o Programa Integração de Gerações (INTEGERA) do Instituto Camillo Filho (ICF) na cidade de Teresina (PI), com recorte nas oficinas temáticas e disciplinas avulsas. O objetivo geral é conhecer a percepção dos idosos sobre sua velhice e a contribuição do INTEGERA na vivência do envelhecimento ativo. Para tanto, como método de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa. Deste modo, os recursos, tais como pesquisa bibliográfica, análise documental, depoimentos orais, observação direta inspirada na etnografia foram utilizados como técnica de pesquisa aplicada. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos o questionário socioeconômico e o roteiro de entrevista. A amostra da pesquisa foi constituída de dez alunos idosos de ambos os sexos ativos e egressos do programa INTEGERA. Entre os resultados desse estudo, foram elencados: a necessária realização de estudos sobre envelhecimento ativo que remetam a subjetividades vividas pelos idosos devido à existência de diversas velhices; a detecção de que os sujeitos, apesar de vivenciarem comportamentos que levam ao envelhecimento ativo em espaços acadêmicos, não conhecem os princípios nem os determinantes do envelhecimento ativo, esses significam suas vivências do envelhecimento ativo apenas como manutenção da capacidade funcional, saúde do corpo e da mente. Entendemos que o envelhecimento ativo possa ser almejado de forma individual, mas deve constituir-se para todas as pessoas como Políticas de Direitos Humanos, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde, por meio de vários espaços, em especial nas universidades abertas para pessoas idosas.   Palavras-chave: pessoa idosa; Universidade Aberta para Idosos; envelhecimento ativo.   ABSTRACT   This study had as subject of study the Program Integration Generations (INTEGERA) of the Institute Camillo Filho (ICF) in Teresina (PI), with cutout in thematic workshops and detached subjects. The general objective: the perception of the elderly about their old ages and contribution of the INTEGERA in the experience of active aging. Therefore, as a method of research was used the qualitative approach. Thus, the resources, such as literature, documentary analysis, oral testimony, direct observation inspired in ethnography were used as a research technique applied. As instruments of data collection, we used the socioeconomic questionnaire and the interview script. The research sample was composed of ten active elderly students of both sexes and egressed from the program INTEGERA. Among the results of this study were listed: it is necessary to conduct studies about active aging referring to subjectivity experienced by the elderly because of the existence of several old ages; that the subjects, despite experiencing behaviors that lead to active aging in academic spaces, they don’t know the principles neither the determinants of active aging, these latter signify their experiences of active aging just like maintenance of functional capacity, body and mind’s health. We believe that active aging can be desired individually, but must constitute to all people as Human Rights Policy, as preconized by the World Health Organization, through various spaces, especially in open universities for elderly people.   Keywords: elderly person; Open University for Elderly; active aging.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)auto-financiadaFranco, Cassandra Maria Bastos; INSTITUTO CAMILLO FILHO-ICFBarros Júnior, Francisco Oliveira; Universidade Federal do Piauí2013-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empirica de campo;application/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/199Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 334-346Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 334-3462317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/199/137Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-26T19:01:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/199Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-11-26T19:01:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
title O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
spellingShingle O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
Franco, Cassandra Maria Bastos; INSTITUTO CAMILLO FILHO-ICF
Serviço Social;Educação
Envelhecimento Ativo.Pessoa Idosa.Universidade Aberta Para Idosos
title_short O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
title_full O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
title_fullStr O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
title_full_unstemmed O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
title_sort O ENVELHECIMENTO ATIVO E O ESPAÇO ACADÊMICO: SIGNIFICAÇÕES DAS PESSOAS IDOSAS DO PROGRAMA INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES EM TERESINA-PI / THE ACTIVE AGING AND THE ACADEMIC SPACE: SIGNIFICATIONS OF THE ELDERLY PEOPLE OF THE PROGRAM INTEGRATION GENERATIONS
author Franco, Cassandra Maria Bastos; INSTITUTO CAMILLO FILHO-ICF
author_facet Franco, Cassandra Maria Bastos; INSTITUTO CAMILLO FILHO-ICF
Barros Júnior, Francisco Oliveira; Universidade Federal do Piauí
author_role author
author2 Barros Júnior, Francisco Oliveira; Universidade Federal do Piauí
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv auto-financiada
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Cassandra Maria Bastos; INSTITUTO CAMILLO FILHO-ICF
Barros Júnior, Francisco Oliveira; Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social;Educação
Envelhecimento Ativo.Pessoa Idosa.Universidade Aberta Para Idosos
topic Serviço Social;Educação
Envelhecimento Ativo.Pessoa Idosa.Universidade Aberta Para Idosos
description Este trabalho teve como objeto de estudo o Programa Integração de Gerações (INTEGERA) do Instituto Camillo Filho (ICF) na cidade de Teresina (PI), com recorte nas oficinas temáticas e disciplinas avulsas. O objetivo geral é conhecer a percepção dos idosos sobre sua velhice e a contribuição do INTEGERA na vivência do envelhecimento ativo. Para tanto, como método de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa. Deste modo, os recursos, tais como pesquisa bibliográfica, análise documental, depoimentos orais, observação direta inspirada na etnografia foram utilizados como técnica de pesquisa aplicada. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos o questionário socioeconômico e o roteiro de entrevista. A amostra da pesquisa foi constituída de dez alunos idosos de ambos os sexos ativos e egressos do programa INTEGERA. Entre os resultados desse estudo, foram elencados: a necessária realização de estudos sobre envelhecimento ativo que remetam a subjetividades vividas pelos idosos devido à existência de diversas velhices; a detecção de que os sujeitos, apesar de vivenciarem comportamentos que levam ao envelhecimento ativo em espaços acadêmicos, não conhecem os princípios nem os determinantes do envelhecimento ativo, esses significam suas vivências do envelhecimento ativo apenas como manutenção da capacidade funcional, saúde do corpo e da mente. Entendemos que o envelhecimento ativo possa ser almejado de forma individual, mas deve constituir-se para todas as pessoas como Políticas de Direitos Humanos, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde, por meio de vários espaços, em especial nas universidades abertas para pessoas idosas.   Palavras-chave: pessoa idosa; Universidade Aberta para Idosos; envelhecimento ativo.   ABSTRACT   This study had as subject of study the Program Integration Generations (INTEGERA) of the Institute Camillo Filho (ICF) in Teresina (PI), with cutout in thematic workshops and detached subjects. The general objective: the perception of the elderly about their old ages and contribution of the INTEGERA in the experience of active aging. Therefore, as a method of research was used the qualitative approach. Thus, the resources, such as literature, documentary analysis, oral testimony, direct observation inspired in ethnography were used as a research technique applied. As instruments of data collection, we used the socioeconomic questionnaire and the interview script. The research sample was composed of ten active elderly students of both sexes and egressed from the program INTEGERA. Among the results of this study were listed: it is necessary to conduct studies about active aging referring to subjectivity experienced by the elderly because of the existence of several old ages; that the subjects, despite experiencing behaviors that lead to active aging in academic spaces, they don’t know the principles neither the determinants of active aging, these latter signify their experiences of active aging just like maintenance of functional capacity, body and mind’s health. We believe that active aging can be desired individually, but must constitute to all people as Human Rights Policy, as preconized by the World Health Organization, through various spaces, especially in open universities for elderly people.   Keywords: elderly person; Open University for Elderly; active aging. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empirica de campo;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/199
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/199/137
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 334-346
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 334-346
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911978921984