Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais, Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais, Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais, Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550
Resumo: As redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes. Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento. ABSTRACT Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness. Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship.
id FSA-3_e1c47da15ce95a3c3cc1ad3ac9da77af
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1550
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers RelationshipsEngenharia de produçãoAs redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes. Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento. ABSTRACT Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness. Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisFreitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio VargasMacedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas GeraisVilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas GeraisFerreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas GeraisMuniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais2018-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/155010.12819/2018.15.3.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-180Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-1802317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491540http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491541http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491542http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/714http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/715Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-26T14:54:33Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1550Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-26T14:54:33Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
title Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
spellingShingle Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
Engenharia de produção
title_short Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
title_full Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
title_fullStr Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
title_full_unstemmed Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
title_sort Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
author Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
author_facet Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
author_role author
author2 Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
topic Engenharia de produção
description As redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes. Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento. ABSTRACT Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness. Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550
10.12819/2018.15.3.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.3.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491540
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491541
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491542
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/714
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/715
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-180
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-180
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908218728448