Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550 |
Resumo: | As redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes. Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento. ABSTRACT Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness. Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship. |
id |
FSA-3_e1c47da15ce95a3c3cc1ad3ac9da77af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1550 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers RelationshipsEngenharia de produçãoAs redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes. Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento. ABSTRACT Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness. Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisFreitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio VargasMacedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas GeraisVilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas GeraisFerreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas GeraisMuniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais2018-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/155010.12819/2018.15.3.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-180Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-1802317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491540http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491541http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491542http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/714http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/715Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-26T14:54:33Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1550Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-04-26T14:54:33Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
title |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
spellingShingle |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas Engenharia de produção |
title_short |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
title_full |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
title_fullStr |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
title_full_unstemmed |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
title_sort |
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships |
author |
Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas |
author_facet |
Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Kenyth Alves de; Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas Macedo, Roberta de Cássia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Vilela, Bruno de Almeida; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Ferreira, Rui Fernando Correia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais Muniz, Reynaldo Maia; Centro de Pós-graduação em Administração CEPEAD/ Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção |
topic |
Engenharia de produção |
description |
As redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes. Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento. ABSTRACT Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness. Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550 10.12819/2018.15.3.8 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.3.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491540 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491541 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1550/491491542 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/714 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1550/715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-180 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, mai./jun. 2018; 162-180 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908218728448 |