Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849 |
Resumo: | The objective of this study was to investigate the satisfaction of cancer patients with the service quality of a Brazilian public hospital located in the city of Rio de Janeiro. The study is quantitative, based on application of a questionnaire to a sample composed of 245 outpatients of the hospital. The data were treated with structural equation modeling supported by partial least squares (PLS-SEM). The results indicated the patients place value on the quality of the service rendered by physicians, quality of the administrative service, quality of the hospital facilities and quality of the nursing service, in that order. The main theoretical contribution is the identification, in contrast to previous findings in the literature, that the cancer patients in our sample attributed little importance to the nursing service, even though nurses are the healthcare professionals who interact the most with patients. Keywords: Service quality, patient satisfaction, cancer patient, public hospital, cancer. RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar a satisfação de pacientes oncológicos com a qualidade do serviço de um hospital público brasileiro localizado na cidade do Rio de Janeiro. O estudo é quantitativo, baseado na aplicação de questionário a uma amostra composta por 245 pacientes ambulatoriais do hospital. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, calcada em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que os pacientes valorizam a qualidade do serviço prestado pelos médicos, a qualidade do serviço administrativo, a qualidade das instalações hospitalares e a qualidade do serviço de enfermagem, nesta ordem. A principal contribuição teórica é a identificação, em contraste com achados anteriores da literatura, de que os pacientes oncológicos da nossa amostra atribuíam pouca importância ao serviço de enfermagem, ainda que os enfermeiros sejam os profissionais de saúde que mais interagem com os pacientes. Palavras-chave: Qualidade do serviço, satisfação do paciente, paciente oncológico, hospital público, câncer. |
id |
FSA-3_eb51ea6ff7f4595c61c44a8cae987240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2849 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes OncológicosAdministraçãoThe objective of this study was to investigate the satisfaction of cancer patients with the service quality of a Brazilian public hospital located in the city of Rio de Janeiro. The study is quantitative, based on application of a questionnaire to a sample composed of 245 outpatients of the hospital. The data were treated with structural equation modeling supported by partial least squares (PLS-SEM). The results indicated the patients place value on the quality of the service rendered by physicians, quality of the administrative service, quality of the hospital facilities and quality of the nursing service, in that order. The main theoretical contribution is the identification, in contrast to previous findings in the literature, that the cancer patients in our sample attributed little importance to the nursing service, even though nurses are the healthcare professionals who interact the most with patients. Keywords: Service quality, patient satisfaction, cancer patient, public hospital, cancer. RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar a satisfação de pacientes oncológicos com a qualidade do serviço de um hospital público brasileiro localizado na cidade do Rio de Janeiro. O estudo é quantitativo, baseado na aplicação de questionário a uma amostra composta por 245 pacientes ambulatoriais do hospital. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, calcada em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que os pacientes valorizam a qualidade do serviço prestado pelos médicos, a qualidade do serviço administrativo, a qualidade das instalações hospitalares e a qualidade do serviço de enfermagem, nesta ordem. A principal contribuição teórica é a identificação, em contraste com achados anteriores da literatura, de que os pacientes oncológicos da nossa amostra atribuíam pouca importância ao serviço de enfermagem, ainda que os enfermeiros sejam os profissionais de saúde que mais interagem com os pacientes. Palavras-chave: Qualidade do serviço, satisfação do paciente, paciente oncológico, hospital público, câncer. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Coutinho, Eduardo Dias; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)Lima, Flavia Freguglia2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/284910.12819/2024.21.2.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 44-66Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 44-662317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAenghttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849/491494211http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849/491494212http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849/491494213http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2849/2342Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-15T17:21:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2849Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2024-04-15T17:21:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
title |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
spellingShingle |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos Coutinho, Eduardo Dias; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) Administração |
title_short |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
title_full |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
title_fullStr |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
title_full_unstemmed |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
title_sort |
Influence of Hospital Service Quality on the Satisfaction of Cancer Patients / Influência da Qualidade do Serviço Hospitalar Sobre a Satisfação de Pacientes Oncológicos |
author |
Coutinho, Eduardo Dias; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) |
author_facet |
Coutinho, Eduardo Dias; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) Lima, Flavia Freguglia |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Flavia Freguglia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Eduardo Dias; Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) Lima, Flavia Freguglia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
The objective of this study was to investigate the satisfaction of cancer patients with the service quality of a Brazilian public hospital located in the city of Rio de Janeiro. The study is quantitative, based on application of a questionnaire to a sample composed of 245 outpatients of the hospital. The data were treated with structural equation modeling supported by partial least squares (PLS-SEM). The results indicated the patients place value on the quality of the service rendered by physicians, quality of the administrative service, quality of the hospital facilities and quality of the nursing service, in that order. The main theoretical contribution is the identification, in contrast to previous findings in the literature, that the cancer patients in our sample attributed little importance to the nursing service, even though nurses are the healthcare professionals who interact the most with patients. Keywords: Service quality, patient satisfaction, cancer patient, public hospital, cancer. RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar a satisfação de pacientes oncológicos com a qualidade do serviço de um hospital público brasileiro localizado na cidade do Rio de Janeiro. O estudo é quantitativo, baseado na aplicação de questionário a uma amostra composta por 245 pacientes ambulatoriais do hospital. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, calcada em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que os pacientes valorizam a qualidade do serviço prestado pelos médicos, a qualidade do serviço administrativo, a qualidade das instalações hospitalares e a qualidade do serviço de enfermagem, nesta ordem. A principal contribuição teórica é a identificação, em contraste com achados anteriores da literatura, de que os pacientes oncológicos da nossa amostra atribuíam pouca importância ao serviço de enfermagem, ainda que os enfermeiros sejam os profissionais de saúde que mais interagem com os pacientes. Palavras-chave: Qualidade do serviço, satisfação do paciente, paciente oncológico, hospital público, câncer. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849 10.12819/2024.21.2.3 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849 |
identifier_str_mv |
10.12819/2024.21.2.3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849/491494211 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849/491494212 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2849/491494213 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2849/2342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 44-66 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, fev. 2024; 44-66 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944904766816256 |