Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Elaine Ferreira; Fiocruz-PI Facema UFPI
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Francisca Kananda Lustosa dos; UFPI UNIEDUCACIONAL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834
Resumo: Este artigo se trata de um recorte de dissertação de mestrado em Políticas Públicas. Assim, tem-se como problema: O racismo, o capitalismo e o patriarcado posicionam mulheres negras na pirâmide mais baixa da sociedade? E como objetivos: analisar de que forma o racismo, patriarcado e capitalismo atravessam as mulheres e meninas negras na camada social mais baixa da hierarquia social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto à pesquisa bibliográfica, na qual usou-se como abordagem metodológica a teoria da interseccionalidade junto à teoria Histórica Dialética, sendo uma pesquisa qualitativa. Obteve-se como resultado e descoberta que ainda é preciso avançar muito em termos de tratamento de raça, gênero e classe na escola. Plavras-chave: Interseccionalidade. Escola. Racismo. Meninas Negras. ABSTRACT This article is an excerpt from a master's thesis in public policy. Thus, the problem is: Do racism, capitalism and patriarchy position black women in the lowest pyramid of society? And with objectives: to analyze how racism, patriarchy and capitalism cross black women and girls in the lowest social layer of the social hierarchy. For that, a field research was carried out with the bibliographical research, in which the intersectionality theory was used as a methodological approach with the Historical Dialectical theory, being a qualitative research. It was obtained as a result and discovery that much progress is still needed in terms of treatment of race, gender and class in school. Keywords: Intersectionality. School. Racism. Black Girls. 
id FSA-3_ed18418dce92f98590c325a30d502708
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2834
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?Intessecionalidade; Escola; racismo; meninas negras.Este artigo se trata de um recorte de dissertação de mestrado em Políticas Públicas. Assim, tem-se como problema: O racismo, o capitalismo e o patriarcado posicionam mulheres negras na pirâmide mais baixa da sociedade? E como objetivos: analisar de que forma o racismo, patriarcado e capitalismo atravessam as mulheres e meninas negras na camada social mais baixa da hierarquia social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto à pesquisa bibliográfica, na qual usou-se como abordagem metodológica a teoria da interseccionalidade junto à teoria Histórica Dialética, sendo uma pesquisa qualitativa. Obteve-se como resultado e descoberta que ainda é preciso avançar muito em termos de tratamento de raça, gênero e classe na escola. Plavras-chave: Interseccionalidade. Escola. Racismo. Meninas Negras. ABSTRACT This article is an excerpt from a master's thesis in public policy. Thus, the problem is: Do racism, capitalism and patriarchy position black women in the lowest pyramid of society? And with objectives: to analyze how racism, patriarchy and capitalism cross black women and girls in the lowest social layer of the social hierarchy. For that, a field research was carried out with the bibliographical research, in which the intersectionality theory was used as a methodological approach with the Historical Dialectical theory, being a qualitative research. It was obtained as a result and discovery that much progress is still needed in terms of treatment of race, gender and class in school. Keywords: Intersectionality. School. Racism. Black Girls. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Nascimento, Elaine Ferreira; Fiocruz-PI Facema UFPISantos, Francisca Kananda Lustosa dos; UFPI UNIEDUCACIONAL2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/283410.12819/2023.20.12.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 165-188Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 165-1882317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834/491494154http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834/491494155http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834/491494156http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2834/2324http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2834/2325Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T19:37:47Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2834Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-12-20T19:37:47Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
title Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
spellingShingle Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
Nascimento, Elaine Ferreira; Fiocruz-PI Facema UFPI
Intessecionalidade; Escola; racismo; meninas negras.
title_short Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
title_full Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
title_fullStr Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
title_full_unstemmed Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
title_sort Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?
author Nascimento, Elaine Ferreira; Fiocruz-PI Facema UFPI
author_facet Nascimento, Elaine Ferreira; Fiocruz-PI Facema UFPI
Santos, Francisca Kananda Lustosa dos; UFPI UNIEDUCACIONAL
author_role author
author2 Santos, Francisca Kananda Lustosa dos; UFPI UNIEDUCACIONAL
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Elaine Ferreira; Fiocruz-PI Facema UFPI
Santos, Francisca Kananda Lustosa dos; UFPI UNIEDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Intessecionalidade; Escola; racismo; meninas negras.
topic Intessecionalidade; Escola; racismo; meninas negras.
description Este artigo se trata de um recorte de dissertação de mestrado em Políticas Públicas. Assim, tem-se como problema: O racismo, o capitalismo e o patriarcado posicionam mulheres negras na pirâmide mais baixa da sociedade? E como objetivos: analisar de que forma o racismo, patriarcado e capitalismo atravessam as mulheres e meninas negras na camada social mais baixa da hierarquia social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto à pesquisa bibliográfica, na qual usou-se como abordagem metodológica a teoria da interseccionalidade junto à teoria Histórica Dialética, sendo uma pesquisa qualitativa. Obteve-se como resultado e descoberta que ainda é preciso avançar muito em termos de tratamento de raça, gênero e classe na escola. Plavras-chave: Interseccionalidade. Escola. Racismo. Meninas Negras. ABSTRACT This article is an excerpt from a master's thesis in public policy. Thus, the problem is: Do racism, capitalism and patriarchy position black women in the lowest pyramid of society? And with objectives: to analyze how racism, patriarchy and capitalism cross black women and girls in the lowest social layer of the social hierarchy. For that, a field research was carried out with the bibliographical research, in which the intersectionality theory was used as a methodological approach with the Historical Dialectical theory, being a qualitative research. It was obtained as a result and discovery that much progress is still needed in terms of treatment of race, gender and class in school. Keywords: Intersectionality. School. Racism. Black Girls. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834
10.12819/2023.20.12.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.12.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834/491494154
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834/491494155
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2834/491494156
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2834/2324
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2834/2325
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 165-188
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 165-188
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909431930880