Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Alessandra Cruz Guedes; Universidade Federal do ABC
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo o curta-metragem Tia Dita – no raiar da aurora, realizado por meio do projeto Oficinas Tela Brasil – uma iniciativa derivada das políticas culturais, cujo intuito é oferecer educação audiovisual gratuita as jovens de comunidades brasileiras. Por meio deste estudo, propõe-se uma investigação dos mecanismos de produção do documentário em questão, com base em pressupostos teórico-metodológicos do campo do audiovisual, e a construção da noção de história pelos alunos, no intuito de verificar se a tensão entre realidades e ficções – dupla questão inerente a esse tipo de documento – está presente ou ausente neste processo. Uma das reflexões a que se chega ao final deste artigo é a de que a falta de percepção com relação a estes mecanismos acaba por impactar diretamente na noção que se constrói acerca de história e até mesmo de linguagem audiovisual. Palavras-chave: Realidades E Ficções Do Audiovisual. Mecanismos De Produção Do Audiovisual; História. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil. ABSTRACT The object of study in this paper consists in a short film named “Tia Dita – no raiar da aurora”, a production performed by “Oficinas Tela Brasil” project, made possible through cultural incentive laws, witch has the intention to offer free audiovisual education to teenagers living in Brazilian communities. This study suggests an investigation about the production mechanisms of said documentary, from theoretical and methodological assumptions of the audiovisual field, and construction of the history notion by students, in order to verify if the tension between reality and fiction, double question inherent in this type of document, is present or absent in this process. One of the major reflection point which this article propose is that the lack of awareness regarding these mechanisms ultimately creates a direct impact on the notion which one can builds about history and even audiovisual language. Keywords: Realitys And Fictions Of Audiovisual. Audiovisual Production Mechanisms. History. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil.
id FSA-3_f3c3a295fa7e4ed19606b9e878f0ae7e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1030
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From AuroraHistóriaEste artigo tem como objeto de estudo o curta-metragem Tia Dita – no raiar da aurora, realizado por meio do projeto Oficinas Tela Brasil – uma iniciativa derivada das políticas culturais, cujo intuito é oferecer educação audiovisual gratuita as jovens de comunidades brasileiras. Por meio deste estudo, propõe-se uma investigação dos mecanismos de produção do documentário em questão, com base em pressupostos teórico-metodológicos do campo do audiovisual, e a construção da noção de história pelos alunos, no intuito de verificar se a tensão entre realidades e ficções – dupla questão inerente a esse tipo de documento – está presente ou ausente neste processo. Uma das reflexões a que se chega ao final deste artigo é a de que a falta de percepção com relação a estes mecanismos acaba por impactar diretamente na noção que se constrói acerca de história e até mesmo de linguagem audiovisual. Palavras-chave: Realidades E Ficções Do Audiovisual. Mecanismos De Produção Do Audiovisual; História. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil. ABSTRACT The object of study in this paper consists in a short film named “Tia Dita – no raiar da aurora”, a production performed by “Oficinas Tela Brasil” project, made possible through cultural incentive laws, witch has the intention to offer free audiovisual education to teenagers living in Brazilian communities. This study suggests an investigation about the production mechanisms of said documentary, from theoretical and methodological assumptions of the audiovisual field, and construction of the history notion by students, in order to verify if the tension between reality and fiction, double question inherent in this type of document, is present or absent in this process. One of the major reflection point which this article propose is that the lack of awareness regarding these mechanisms ultimately creates a direct impact on the notion which one can builds about history and even audiovisual language. Keywords: Realitys And Fictions Of Audiovisual. Audiovisual Production Mechanisms. History. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rios, Alessandra Cruz Guedes; Universidade Federal do ABCKamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/103010.12819/2016.13.1.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 133-158Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 133-1582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030/754http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030/755http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030/756http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1030/236http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1030/237Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-19T12:49:41Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1030Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-12-19T12:49:41Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
title Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
spellingShingle Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
Rios, Alessandra Cruz Guedes; Universidade Federal do ABC
História
title_short Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
title_full Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
title_fullStr Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
title_full_unstemmed Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
title_sort Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora
author Rios, Alessandra Cruz Guedes; Universidade Federal do ABC
author_facet Rios, Alessandra Cruz Guedes; Universidade Federal do ABC
Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
author_role author
author2 Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Alessandra Cruz Guedes; Universidade Federal do ABC
Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
description Este artigo tem como objeto de estudo o curta-metragem Tia Dita – no raiar da aurora, realizado por meio do projeto Oficinas Tela Brasil – uma iniciativa derivada das políticas culturais, cujo intuito é oferecer educação audiovisual gratuita as jovens de comunidades brasileiras. Por meio deste estudo, propõe-se uma investigação dos mecanismos de produção do documentário em questão, com base em pressupostos teórico-metodológicos do campo do audiovisual, e a construção da noção de história pelos alunos, no intuito de verificar se a tensão entre realidades e ficções – dupla questão inerente a esse tipo de documento – está presente ou ausente neste processo. Uma das reflexões a que se chega ao final deste artigo é a de que a falta de percepção com relação a estes mecanismos acaba por impactar diretamente na noção que se constrói acerca de história e até mesmo de linguagem audiovisual. Palavras-chave: Realidades E Ficções Do Audiovisual. Mecanismos De Produção Do Audiovisual; História. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil. ABSTRACT The object of study in this paper consists in a short film named “Tia Dita – no raiar da aurora”, a production performed by “Oficinas Tela Brasil” project, made possible through cultural incentive laws, witch has the intention to offer free audiovisual education to teenagers living in Brazilian communities. This study suggests an investigation about the production mechanisms of said documentary, from theoretical and methodological assumptions of the audiovisual field, and construction of the history notion by students, in order to verify if the tension between reality and fiction, double question inherent in this type of document, is present or absent in this process. One of the major reflection point which this article propose is that the lack of awareness regarding these mechanisms ultimately creates a direct impact on the notion which one can builds about history and even audiovisual language. Keywords: Realitys And Fictions Of Audiovisual. Audiovisual Production Mechanisms. History. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030
10.12819/2016.13.1.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.1.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030/754
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030/755
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1030/756
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1030/236
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1030/237
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 133-158
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, jan./fev. 2016; 133-158
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944912246308864