O Poeta Vergílio Conspirou Contra César Augusto? / The Poet Vergílio Rebelled Against Caesar Augustus?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amós Coêlho da; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Insituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Orientais Professor Associado (Doutor em Letras Clássicas - Língua e Literatura Latina)
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/759
Resumo: RESUMO Apresentaremos, neste artigo, um estudo de alusão deliberada por um dado autor sobre as palavras de outro autor anterior da Literatura Romana e respectivos contextos. Tais alusões têm sido por muito tempo o centro para a filologia latina, que tem desenvolvido algumas ferramentas críticas propícias para examinar as sutilezas da arte alusiva (HINDS, passim: 1998). Nossa análise toma como corpus o fragmento Libertas quae sera tamen, do poeta Vergílio, traduzido tradicionalmente por Liberdade, ainda que tardia. Essa expressão atravessou séculos e se transformou em múltiplas leituras, bem diferenciadas: em Tomás Antônio Gonzaga, Castro Alves e escolas de samba, cujo suporte provém das intertextualidades e enfoques filológicos, gerados por ponto de vista político, histórico, jurídico e estético, ou seja, uma metodologia interdisciplinar. Em perspectiva comparada, traçaremos a revitalização de Libertas quae sera tamen em gerações de ideologias diferentes. Também se investiga o que sustenta que todo discurso se constitui por negociações entre textos, ou entre outras expressões culturais analisáveis como textos. Palavras-chave: Intertextualidade; Interdisciplinaridade; Filologia; Vergílio.   ABSTRACT We will present, in this article, a study of deliberate allusion by another author to the words of previous author of Roman literature and his contexts. Such allusions has long been central to Latin philology, which has developed some enviable critical tools for scrutinizing the subtleties of allusive art (HINDS, passim: 1998). Our analysis takes like corpus the fragment Libertas quae sera tamen, of the poet Virgil, translated traditionally by Liberty, although late. This expression crossed centuries and did multiple readings, very differentiated, in Tomas Antônio Gonzaga, Castro Alves and schools of samba, whose support came from intertextuality and philological approaches, generated by opinion political, historical, juridical and aesthetic, that is to say, a interdisciplinary methodology. In perspective compared, we will trace the revitalization of Libertas quae sera tamen in generations of different ideologies. Also we will inquire what sustains all discourse to be constituted by negotiations between  texts, or among other cultural expressions analysable as texts. Keywords: Intertextuality; Interdisciplinarity; Philology; Virgil. 
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