Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar itens essenciais sobre as potencialidades e fragilidades dos serviços prestados pela farmácia segundo a percepção do cliente. O instrumento de pesquisa foi um questionário constituído por 32 questões objetivas, distribuídas em seis dimensões: aspectos tangíveis, cortesia, rapidez, flexibilidade, conhecimento e preço. O questionário foi aplicado em uma farmácia, envolvendo 15 clientes para a realização do pré-teste e, posteriormente, o questionário final foi aplicado para uma amostra de 100 clientes. Foi utilizado o método Lawshe para identificar quais itens do questionário seriam mantidos. No que se refere à cortesia, rapidez, produto e flexibilidade, observou-se menor índice de satisfação ao serem comparados com os aspectos tangíveis. Há necessidade de a empresa trabalhar a cortesia junto aos seus colaboradores por meio de treinamentos e palestras, melhoria na entrega dos medicamentos, nas flexibilidades de pagamentos e nos produtos. Palavras-chave: Qualidade. Serviço. Farmácia. Método Lawshe. ABSTRACT This study aimed to identify in the questionnaire essential items about the potential and fragility of the services provided by the pharmacy according to the client's perception. The research instrument was a questionnaire that was constituted of 32 objective questions distributed in six dimensions: tangible aspects, courtesy, speed, flexibility, knowledge and price. The questionnaire was applied in a pharmacy, involving 15 clients for the pre-test and later using the final questionnaire for a sample of 100 clients. The Lawshe method was used to identify which elements of the questionnaire are maintained. In terms of courtesy, speed, product and flexibility, a lower satisfaction rate was observed when compared with the tangible aspects. With these results the need for the company to work courtesy with its collaborators through training and talks, improvement in the delivery of medicines, flexibility of payments and products. Key words: Quality. Service. Drugstore. Lawshe method. |
id |
FSA-3_fdd3fa08848ac492f2bedb5061d7068b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2001 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in PharmaciesEngenharia de produçãoEste estudo teve como objetivo identificar itens essenciais sobre as potencialidades e fragilidades dos serviços prestados pela farmácia segundo a percepção do cliente. O instrumento de pesquisa foi um questionário constituído por 32 questões objetivas, distribuídas em seis dimensões: aspectos tangíveis, cortesia, rapidez, flexibilidade, conhecimento e preço. O questionário foi aplicado em uma farmácia, envolvendo 15 clientes para a realização do pré-teste e, posteriormente, o questionário final foi aplicado para uma amostra de 100 clientes. Foi utilizado o método Lawshe para identificar quais itens do questionário seriam mantidos. No que se refere à cortesia, rapidez, produto e flexibilidade, observou-se menor índice de satisfação ao serem comparados com os aspectos tangíveis. Há necessidade de a empresa trabalhar a cortesia junto aos seus colaboradores por meio de treinamentos e palestras, melhoria na entrega dos medicamentos, nas flexibilidades de pagamentos e nos produtos. Palavras-chave: Qualidade. Serviço. Farmácia. Método Lawshe. ABSTRACT This study aimed to identify in the questionnaire essential items about the potential and fragility of the services provided by the pharmacy according to the client's perception. The research instrument was a questionnaire that was constituted of 32 objective questions distributed in six dimensions: tangible aspects, courtesy, speed, flexibility, knowledge and price. The questionnaire was applied in a pharmacy, involving 15 clients for the pre-test and later using the final questionnaire for a sample of 100 clients. The Lawshe method was used to identify which elements of the questionnaire are maintained. In terms of courtesy, speed, product and flexibility, a lower satisfaction rate was observed when compared with the tangible aspects. With these results the need for the company to work courtesy with its collaborators through training and talks, improvement in the delivery of medicines, flexibility of payments and products. Key words: Quality. Service. Drugstore. Lawshe method.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Castro, Mariana Novaes Leite Duarte de; Universidade Candido MendesShimoya, Aldo; Universidade Candido MendesShimoda, Eduardo; Universidade Candido MendesCastelano, Karine Lobo; Universidade Candido Mendes2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/200110.12819/2020.17.5.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 83-108Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 83-1082317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001/491492230http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001/491492231http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2001/1261http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2001/1262Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-27T16:42:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2001Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-05-27T16:42:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
title |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
spellingShingle |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies Castro, Mariana Novaes Leite Duarte de; Universidade Candido Mendes Engenharia de produção |
title_short |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
title_full |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
title_fullStr |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
title_full_unstemmed |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
title_sort |
Aplicação do Método Lawshe em Questionário Sobre Qualidade do Serviço Prestado em Farmácias / Application of the Lawshe Method in Questionnaire on Quality of Service Provided in Pharmacies |
author |
Castro, Mariana Novaes Leite Duarte de; Universidade Candido Mendes |
author_facet |
Castro, Mariana Novaes Leite Duarte de; Universidade Candido Mendes Shimoya, Aldo; Universidade Candido Mendes Shimoda, Eduardo; Universidade Candido Mendes Castelano, Karine Lobo; Universidade Candido Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Shimoya, Aldo; Universidade Candido Mendes Shimoda, Eduardo; Universidade Candido Mendes Castelano, Karine Lobo; Universidade Candido Mendes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Mariana Novaes Leite Duarte de; Universidade Candido Mendes Shimoya, Aldo; Universidade Candido Mendes Shimoda, Eduardo; Universidade Candido Mendes Castelano, Karine Lobo; Universidade Candido Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção |
topic |
Engenharia de produção |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar itens essenciais sobre as potencialidades e fragilidades dos serviços prestados pela farmácia segundo a percepção do cliente. O instrumento de pesquisa foi um questionário constituído por 32 questões objetivas, distribuídas em seis dimensões: aspectos tangíveis, cortesia, rapidez, flexibilidade, conhecimento e preço. O questionário foi aplicado em uma farmácia, envolvendo 15 clientes para a realização do pré-teste e, posteriormente, o questionário final foi aplicado para uma amostra de 100 clientes. Foi utilizado o método Lawshe para identificar quais itens do questionário seriam mantidos. No que se refere à cortesia, rapidez, produto e flexibilidade, observou-se menor índice de satisfação ao serem comparados com os aspectos tangíveis. Há necessidade de a empresa trabalhar a cortesia junto aos seus colaboradores por meio de treinamentos e palestras, melhoria na entrega dos medicamentos, nas flexibilidades de pagamentos e nos produtos. Palavras-chave: Qualidade. Serviço. Farmácia. Método Lawshe. ABSTRACT This study aimed to identify in the questionnaire essential items about the potential and fragility of the services provided by the pharmacy according to the client's perception. The research instrument was a questionnaire that was constituted of 32 objective questions distributed in six dimensions: tangible aspects, courtesy, speed, flexibility, knowledge and price. The questionnaire was applied in a pharmacy, involving 15 clients for the pre-test and later using the final questionnaire for a sample of 100 clients. The Lawshe method was used to identify which elements of the questionnaire are maintained. In terms of courtesy, speed, product and flexibility, a lower satisfaction rate was observed when compared with the tangible aspects. With these results the need for the company to work courtesy with its collaborators through training and talks, improvement in the delivery of medicines, flexibility of payments and products. Key words: Quality. Service. Drugstore. Lawshe method. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001 10.12819/2020.17.5.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.5.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001/491492230 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2001/491492231 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2001/1261 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2001/1262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 83-108 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 5, mai. 2020; 83-108 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907790909440 |