PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E SEUS CUIDADORES QUANTO AO NÍVEL DE MATURIDADE PARA ESCOLHA PROFISSIONAL - UM ESTUDO DE CASO / PERCEPTIONS OF ADOLESCENTS AND THEIR CAREGIVERS ABOUT THE MATURITY LEVEL TO PROFESSIONAL CHOICE - A CASE STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Alessandro Vinicius de; Departamento de Psicologia/Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT) & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dutra, Adriana Maria; Coordenação da Proteção Social Especial da Prefeitura Municipal de Lavras/MG, Boas, Ana Alice Vilas; Ph.D. em Administração/Universidade de Reading, Inglaterra. Pós-doutora em Administração pela HEC - Montreal/Canadá.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/634
Resumo: RESUMO O exercício profissional do psicólogo nos contextos educativos do Brasil abrange a melhoria do processo ensino-aprendizagem no seu aspecto global e caracteriza-se, inclusive, por intervenções práticas in loco. Percebe-se, no contexto brasileiro, uma consolidação das práticas/estudos no campo da Orientação Vocacional Ocupacional, em especial, a ampliação dessa atividade oferecida nas escolas. Neste sentido, o presente trabalho apresenta estudo que objetiva compreender as percepções/influências dos pais/responsáveis sobre as escolhas profissionais dos jovens, especificamente, no que se refere à maturidade para escolha profissional. Trata-se de um relato de experiência profissional, utilizando a abordagem sócio histórica, com lócus uma escola básica do estado de Minas Gerais/Brasil. Participam desse estudo qualitativo seis estudantes do último ano do ensino médio e seus respectivos pais/responsáveis. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semiestruturada e a Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP).  Os resultados demonstram que os pesquisados, no geral, apresentam nível médio de maturidade e segurança para escolherem uma profissão e que existem divergências entre a visão dos pais em relação à situação de seus filhos. Observou-se influência indireta da família na escolha dos pesquisados e que, na maioria, os pais não têm consciência disso. Palavras-chave: percepções de pais e adolescentes. maturidade vocacional. escolha profissional. EMEP ABSTRACT The professional practice of psychologists in educational contexts Brazil covers improving the teaching-learning process in its overall appearance and characterized, including, for practical interventions in loco. It is clear, in the Brazilian context, a consolidation of practices / studies in the field of Occupational Vocational Guidance, in particular the expansion of this activity offered in schools. In this sense, this work presents study that aims to understand the perceptions / influences of parents / guardians about the choices of young professionals, specifically as regards the maturity to career choice. This is an account of professional experience, using the socio-historical approach, with locus an elementary school in the state of Minas Gerais / Brazil. Participants in this qualitative study were six students in the last year of high school and their parents / guardians. The instruments used were semi-structured interview and the Maturity Scale for Professional Choice (EMEP). The results show that respondents in general have an average level of maturity and security to choose a profession and there are differences between the views of parents regarding the situation of their children. There was indirect influence of the family in the choice of the students and that most parents are unaware of this. Keywords: perceptions of parents and adolescents. vocational maturity. career choice. EMEP
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Paula, Alessandro Vinicius de; Departamento de Psicologia/Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT) & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)
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