Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611 |
Resumo: | Este artigo propõe a elaboração de um instrumento capaz de mensurar o grau de maturidade do processo de autoavaliação institucional de Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base critérios do Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), alinhado à ferramenta PDCA (planejamento, execução, controle e ação). A autoavaliação, nas IES brasileiras, é implementada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004. Apesar de normatizar e apoiar a autoavaliação institucional, o SINAES apresenta o que deve ser avaliado, mas não como essa avaliação deve ser realizada. Esta pesquisa se justifica diante da inexistência de instrumentos para se medir o grau de maturidade do processo de autoavaliação das instituições de ensino superior e da decorrente necessidade de definição de parâmetros para a elaboração de um instrumento de avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, a qual, com base em referenciais de apoio, consolidou um instrumento a partir de critérios contextuais específicos e, na sequência, legitimou-o junto a especialistas sobre o tema para verificar seu funcionamento e aderência. Palavras-chave: Autoavaliação Institucional. Instrumento de Avaliação. Grau de Maturidade. Instituição de Ensino Superior. ABSTRACT This article proposes the elaboration of an instrument for measuring the maturity level of the institutional self-assessment process of Higher Education Institutions (HEI), based on the criteria of the Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT) aligned with the PDCA tool (plan, do, check, and act). Self-assessment in Brazilian HEI is implemented through the National Higher Education Assessment System (SINAES), established by the Law No. 10.861/2004. Although SINAES standardizes and supports institutional self-assessment, it only presents what should be assessed, but not how that assessment should be carried out. This research is justified given the lack of instruments to measure the maturity level of the self-assessment process of higher education institutions and the resulting need to define parameters to develop an assessment instrument. This is an applied, descriptive, qualitative research, which, based on supporting references, consolidated an instrument with specific contextual criteria and, subsequently, legitimized it with specialists about the theme to verify the instrument functioning and adherence. Keywords: Institutional Self-assessment. Assessment Instrument. Maturity Level. Higher Education Institution. |
id |
FSA-3_fff37c826793f44df8e0fa5170e1f5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2611 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment InstrumentAdministração; Engenharia de Produção.Este artigo propõe a elaboração de um instrumento capaz de mensurar o grau de maturidade do processo de autoavaliação institucional de Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base critérios do Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), alinhado à ferramenta PDCA (planejamento, execução, controle e ação). A autoavaliação, nas IES brasileiras, é implementada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004. Apesar de normatizar e apoiar a autoavaliação institucional, o SINAES apresenta o que deve ser avaliado, mas não como essa avaliação deve ser realizada. Esta pesquisa se justifica diante da inexistência de instrumentos para se medir o grau de maturidade do processo de autoavaliação das instituições de ensino superior e da decorrente necessidade de definição de parâmetros para a elaboração de um instrumento de avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, a qual, com base em referenciais de apoio, consolidou um instrumento a partir de critérios contextuais específicos e, na sequência, legitimou-o junto a especialistas sobre o tema para verificar seu funcionamento e aderência. Palavras-chave: Autoavaliação Institucional. Instrumento de Avaliação. Grau de Maturidade. Instituição de Ensino Superior. ABSTRACT This article proposes the elaboration of an instrument for measuring the maturity level of the institutional self-assessment process of Higher Education Institutions (HEI), based on the criteria of the Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT) aligned with the PDCA tool (plan, do, check, and act). Self-assessment in Brazilian HEI is implemented through the National Higher Education Assessment System (SINAES), established by the Law No. 10.861/2004. Although SINAES standardizes and supports institutional self-assessment, it only presents what should be assessed, but not how that assessment should be carried out. This research is justified given the lack of instruments to measure the maturity level of the self-assessment process of higher education institutions and the resulting need to define parameters to develop an assessment instrument. This is an applied, descriptive, qualitative research, which, based on supporting references, consolidated an instrument with specific contextual criteria and, subsequently, legitimized it with specialists about the theme to verify the instrument functioning and adherence. Keywords: Institutional Self-assessment. Assessment Instrument. Maturity Level. Higher Education Institution. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Perez, Manuela Coelho; Universidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Monique Regina Bayestorff; Universidade Federal de Santa CatarinaKist, Mônica Beppler; Universidade Federal de Santa CatarinaMatos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa CatarinaRamos, Alexandre Moraes; Universidade Federal de Santa Catarina2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/261110.12819/2022.19.11.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 257-282Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 257-2822317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611/491493585http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611/491493586http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611/491493587http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2611/2028Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2611Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
title |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
spellingShingle |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument Perez, Manuela Coelho; Universidade Federal de Santa Catarina Administração; Engenharia de Produção. |
title_short |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
title_full |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
title_fullStr |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
title_full_unstemmed |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
title_sort |
Grau de Maturidade da Autoavaliação Institucional em Instituições de Ensino Superior: Elaboração de um Instrumento de Mensuração / Maturity Level of Institutional Self-Assessment in Higher Education Institutions: Development of an Assessment Instrument |
author |
Perez, Manuela Coelho; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_facet |
Perez, Manuela Coelho; Universidade Federal de Santa Catarina Duarte, Monique Regina Bayestorff; Universidade Federal de Santa Catarina Kist, Mônica Beppler; Universidade Federal de Santa Catarina Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina Ramos, Alexandre Moraes; Universidade Federal de Santa Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Monique Regina Bayestorff; Universidade Federal de Santa Catarina Kist, Mônica Beppler; Universidade Federal de Santa Catarina Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina Ramos, Alexandre Moraes; Universidade Federal de Santa Catarina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Manuela Coelho; Universidade Federal de Santa Catarina Duarte, Monique Regina Bayestorff; Universidade Federal de Santa Catarina Kist, Mônica Beppler; Universidade Federal de Santa Catarina Matos, Lucas dos Santos; Universidade Federal de Santa Catarina Ramos, Alexandre Moraes; Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Engenharia de Produção. |
topic |
Administração; Engenharia de Produção. |
description |
Este artigo propõe a elaboração de um instrumento capaz de mensurar o grau de maturidade do processo de autoavaliação institucional de Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base critérios do Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), alinhado à ferramenta PDCA (planejamento, execução, controle e ação). A autoavaliação, nas IES brasileiras, é implementada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004. Apesar de normatizar e apoiar a autoavaliação institucional, o SINAES apresenta o que deve ser avaliado, mas não como essa avaliação deve ser realizada. Esta pesquisa se justifica diante da inexistência de instrumentos para se medir o grau de maturidade do processo de autoavaliação das instituições de ensino superior e da decorrente necessidade de definição de parâmetros para a elaboração de um instrumento de avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, a qual, com base em referenciais de apoio, consolidou um instrumento a partir de critérios contextuais específicos e, na sequência, legitimou-o junto a especialistas sobre o tema para verificar seu funcionamento e aderência. Palavras-chave: Autoavaliação Institucional. Instrumento de Avaliação. Grau de Maturidade. Instituição de Ensino Superior. ABSTRACT This article proposes the elaboration of an instrument for measuring the maturity level of the institutional self-assessment process of Higher Education Institutions (HEI), based on the criteria of the Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT) aligned with the PDCA tool (plan, do, check, and act). Self-assessment in Brazilian HEI is implemented through the National Higher Education Assessment System (SINAES), established by the Law No. 10.861/2004. Although SINAES standardizes and supports institutional self-assessment, it only presents what should be assessed, but not how that assessment should be carried out. This research is justified given the lack of instruments to measure the maturity level of the self-assessment process of higher education institutions and the resulting need to define parameters to develop an assessment instrument. This is an applied, descriptive, qualitative research, which, based on supporting references, consolidated an instrument with specific contextual criteria and, subsequently, legitimized it with specialists about the theme to verify the instrument functioning and adherence. Keywords: Institutional Self-assessment. Assessment Instrument. Maturity Level. Higher Education Institution. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611 10.12819/2022.19.11.13 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.11.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611/491493585 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611/491493586 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2611/491493587 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2611/2028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 257-282 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 257-282 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907702829056 |