PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515 |
Resumo: | Ao contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias efortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suascaracterísticas, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimentocomo ser humano e cidadão.A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégiaspedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ouexcluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atuallida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos erestabelecê-lo com base nas diferenças?O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores queestudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar umcaminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade evislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos deforma irrestrita. |
id |
FSBA-1_55f4e9975911432dda7c9d1cd16a2527 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/1515 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICAeducaçãoconstruçãoculturaAo contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias efortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suascaracterísticas, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimentocomo ser humano e cidadão.A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégiaspedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ouexcluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atuallida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos erestabelecê-lo com base nas diferenças?O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores queestudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar umcaminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade evislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos deforma irrestrita.Diálogos Possíveis2023-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515Diálogos Possíveis; v. 2 n. 2 (2023): TEMAS LIVRES2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515/864Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoran, MireleDuro , Renato2023-12-04T18:59:25Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/1515Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2023-12-04T18:59:25Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
title |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA Moran, Mirele educação construção cultura |
title_short |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
title_full |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
title_sort |
PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
author |
Moran, Mirele |
author_facet |
Moran, Mirele Duro , Renato |
author_role |
author |
author2 |
Duro , Renato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moran, Mirele Duro , Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação construção cultura |
topic |
educação construção cultura |
description |
Ao contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias efortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suascaracterísticas, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimentocomo ser humano e cidadão.A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégiaspedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ouexcluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atuallida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos erestabelecê-lo com base nas diferenças?O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores queestudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar umcaminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade evislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos deforma irrestrita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515/864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 2 n. 2 (2023): TEMAS LIVRES 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1798313295140093952 |