PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moran, Mirele
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duro , Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515
Resumo: Ao contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias efortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suascaracterísticas, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimentocomo ser humano e cidadão.A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégiaspedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ouexcluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atuallida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos erestabelecê-lo com base nas diferenças?O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores queestudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar umcaminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade evislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos deforma irrestrita.
id FSBA-1_55f4e9975911432dda7c9d1cd16a2527
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/1515
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICAeducaçãoconstruçãoculturaAo contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias efortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suascaracterísticas, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimentocomo ser humano e cidadão.A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégiaspedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ouexcluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atuallida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos erestabelecê-lo com base nas diferenças?O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores queestudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar umcaminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade evislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos deforma irrestrita.Diálogos Possíveis2023-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515Diálogos Possíveis; v. 2 n. 2 (2023): TEMAS LIVRES2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515/864Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoran, MireleDuro , Renato2023-12-04T18:59:25Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/1515Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2023-12-04T18:59:25Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
spellingShingle PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
Moran, Mirele
educação
construção
cultura
title_short PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_full PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_fullStr PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
title_sort PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
author Moran, Mirele
author_facet Moran, Mirele
Duro , Renato
author_role author
author2 Duro , Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moran, Mirele
Duro , Renato
dc.subject.por.fl_str_mv educação
construção
cultura
topic educação
construção
cultura
description Ao contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias efortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suascaracterísticas, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimentocomo ser humano e cidadão.A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégiaspedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ouexcluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atuallida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos erestabelecê-lo com base nas diferenças?O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores queestudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar umcaminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade evislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos deforma irrestrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/1515/864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 2 n. 2 (2023): TEMAS LIVRES
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313295140093952