NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA BOAVENTURA DE MACÊDO SOARES
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/541
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa acerca do resultado de políticas públicas pouco efetivas no desenvolvimento social em um contexto urbano e rural da cidade de Feira de Santana/Ba. A análise efetivada recursa da metodologia qualitativa, pois tem como base descrever o sentido existencial dos fatos vividos pelas comunidades que se dispuseram a contribuir com o estudo. Neste sentido, procurou-se traçar perspectivas de uma cidadania insurgente e a articulação das políticas públicas em desenvolvimento social, assim como os projetos municipais, as metas para aplicação no bairro Cidade Nova e para o Distrito de Jaguara integrantes da região de Feira de Santana. Buscou-se identificar os fenômenos de desigualdade social e dispositivos de economia presentes nos espaços urbanos e rurais que influenciam no processo de evidenciação da cidadania, bem como descrever os modos de vida e a percepção de visibilidade social da população rural e urbana do município e sua convergência para as condições de cidadão. Igualmente, buscou-se discutir as construções ideológicas presentes nos modos de vida urbano e rurais na cidade de Feira de Santana. Apresenta-se como procedimento metodológico o estudo de caso por meio da Análise de Discurso dos cidadãos. Constatou-se, com esse estudo, que um dos principais fatores para o insucesso das políticas públicas para o Desenvolvimento Social reside na má articulação do poder público com a realidade do cidadão urbano e rural, ensejando a que se construa, ainda que fragmentária e episodicamente, uma cidadania insurgente.
id FSBA-1_810e4caed65cef94298fb7ae0d11d603
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/541
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.Cidadania.Desenvolvimento Regional.Políticas Públicas.Governança.Este trabalho é fruto de uma pesquisa acerca do resultado de políticas públicas pouco efetivas no desenvolvimento social em um contexto urbano e rural da cidade de Feira de Santana/Ba. A análise efetivada recursa da metodologia qualitativa, pois tem como base descrever o sentido existencial dos fatos vividos pelas comunidades que se dispuseram a contribuir com o estudo. Neste sentido, procurou-se traçar perspectivas de uma cidadania insurgente e a articulação das políticas públicas em desenvolvimento social, assim como os projetos municipais, as metas para aplicação no bairro Cidade Nova e para o Distrito de Jaguara integrantes da região de Feira de Santana. Buscou-se identificar os fenômenos de desigualdade social e dispositivos de economia presentes nos espaços urbanos e rurais que influenciam no processo de evidenciação da cidadania, bem como descrever os modos de vida e a percepção de visibilidade social da população rural e urbana do município e sua convergência para as condições de cidadão. Igualmente, buscou-se discutir as construções ideológicas presentes nos modos de vida urbano e rurais na cidade de Feira de Santana. Apresenta-se como procedimento metodológico o estudo de caso por meio da Análise de Discurso dos cidadãos. Constatou-se, com esse estudo, que um dos principais fatores para o insucesso das políticas públicas para o Desenvolvimento Social reside na má articulação do poder público com a realidade do cidadão urbano e rural, ensejando a que se construa, ainda que fragmentária e episodicamente, uma cidadania insurgente.Diálogos Possíveis2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/541Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/541/473Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMARIANA BOAVENTURA DE MACÊDO SOARESJOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES2022-08-23T18:15:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/541Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-23T18:15:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
title NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
spellingShingle NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
MARIANA BOAVENTURA DE MACÊDO SOARES
Cidadania.
Desenvolvimento Regional.
Políticas Públicas.
Governança.
title_short NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
title_full NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
title_fullStr NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
title_full_unstemmed NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
title_sort NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE FRAGILIZAÇÃO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA URBANA E RURAL EM AÇÕES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL EM FEIRA DE SANTANA.
author MARIANA BOAVENTURA DE MACÊDO SOARES
author_facet MARIANA BOAVENTURA DE MACÊDO SOARES
JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES
author_role author
author2 JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA BOAVENTURA DE MACÊDO SOARES
JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania.
Desenvolvimento Regional.
Políticas Públicas.
Governança.
topic Cidadania.
Desenvolvimento Regional.
Políticas Públicas.
Governança.
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa acerca do resultado de políticas públicas pouco efetivas no desenvolvimento social em um contexto urbano e rural da cidade de Feira de Santana/Ba. A análise efetivada recursa da metodologia qualitativa, pois tem como base descrever o sentido existencial dos fatos vividos pelas comunidades que se dispuseram a contribuir com o estudo. Neste sentido, procurou-se traçar perspectivas de uma cidadania insurgente e a articulação das políticas públicas em desenvolvimento social, assim como os projetos municipais, as metas para aplicação no bairro Cidade Nova e para o Distrito de Jaguara integrantes da região de Feira de Santana. Buscou-se identificar os fenômenos de desigualdade social e dispositivos de economia presentes nos espaços urbanos e rurais que influenciam no processo de evidenciação da cidadania, bem como descrever os modos de vida e a percepção de visibilidade social da população rural e urbana do município e sua convergência para as condições de cidadão. Igualmente, buscou-se discutir as construções ideológicas presentes nos modos de vida urbano e rurais na cidade de Feira de Santana. Apresenta-se como procedimento metodológico o estudo de caso por meio da Análise de Discurso dos cidadãos. Constatou-se, com esse estudo, que um dos principais fatores para o insucesso das políticas públicas para o Desenvolvimento Social reside na má articulação do poder público com a realidade do cidadão urbano e rural, ensejando a que se construa, ainda que fragmentária e episodicamente, uma cidadania insurgente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/541
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/541/473
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313296935256064