“AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAIQUE LUCAS DE JESUS CORREIA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MARTA GAMA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/539
Resumo: O projeto empenhado na modernidade, através do “processo de racionalização”, fez surgir um mundo incompatível com as tradições. A nova era que se instaurava, infensa às imagens religiosas, procurou expurgar o “divino” dos domínios da vida. Todavia, a despeito do que se acreditava, as imagens piedosas continuaram se expandindo nas sociedades modernas, ganhando inclusive expressão política, o que suscitou uma série de tensões entre “fé” e “razão”. Buscando amenizar estes conflitos, Jürgen Habermas propôs a configuração de uma sociedade pós-secular, isto é, um modelo onde à presença religiosa é reconhecida e seus discursos comportados na arena pública, bem como uma reformulação do conceito de democracia deliberativa a partir do agir comunicativo, que lança as bases para uma esfera pública institucional discursivamente organizada e legitimada. Diante disto, tomando a análise de conteúdo (BARDIN, 1997) como instrumento metodológico, o presente trabalho buscou - à luz do pensamento habermasiano -, compreender a relação entre cidadãos religiosos e não religiosos no âmbito da ADPF 54, conforme empreendeu esforços por uma revisão bibliográfica contundente acerca do problema enfrentado. Ao fim, foi possível constatar, no recorte analisado, a hostilidade da arena pública brasileira frente à possibilidade de um modelo pós-secular.
id FSBA-1_8981a53667de787bbdde0773f72c2350
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/539
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.Secularização;Estado pós-secular;Jürgen Habermas;ADPF 54;Modernidade.O projeto empenhado na modernidade, através do “processo de racionalização”, fez surgir um mundo incompatível com as tradições. A nova era que se instaurava, infensa às imagens religiosas, procurou expurgar o “divino” dos domínios da vida. Todavia, a despeito do que se acreditava, as imagens piedosas continuaram se expandindo nas sociedades modernas, ganhando inclusive expressão política, o que suscitou uma série de tensões entre “fé” e “razão”. Buscando amenizar estes conflitos, Jürgen Habermas propôs a configuração de uma sociedade pós-secular, isto é, um modelo onde à presença religiosa é reconhecida e seus discursos comportados na arena pública, bem como uma reformulação do conceito de democracia deliberativa a partir do agir comunicativo, que lança as bases para uma esfera pública institucional discursivamente organizada e legitimada. Diante disto, tomando a análise de conteúdo (BARDIN, 1997) como instrumento metodológico, o presente trabalho buscou - à luz do pensamento habermasiano -, compreender a relação entre cidadãos religiosos e não religiosos no âmbito da ADPF 54, conforme empreendeu esforços por uma revisão bibliográfica contundente acerca do problema enfrentado. Ao fim, foi possível constatar, no recorte analisado, a hostilidade da arena pública brasileira frente à possibilidade de um modelo pós-secular.Diálogos Possíveis2022-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/539Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/539/471Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRAIQUE LUCAS DE JESUS CORREIAMARTA GAMA2022-08-23T18:15:16Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/539Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-23T18:15:16Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
title “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
spellingShingle “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
RAIQUE LUCAS DE JESUS CORREIA
Secularização;
Estado pós-secular;
Jürgen Habermas;
ADPF 54;
Modernidade.
title_short “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
title_full “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
title_fullStr “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
title_full_unstemmed “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
title_sort “AS DUAS FACES DE JANO”: O ECLESIÁSTICO E O SECULAR NA ADPF 54 À LUZ DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS.
author RAIQUE LUCAS DE JESUS CORREIA
author_facet RAIQUE LUCAS DE JESUS CORREIA
MARTA GAMA
author_role author
author2 MARTA GAMA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAIQUE LUCAS DE JESUS CORREIA
MARTA GAMA
dc.subject.por.fl_str_mv Secularização;
Estado pós-secular;
Jürgen Habermas;
ADPF 54;
Modernidade.
topic Secularização;
Estado pós-secular;
Jürgen Habermas;
ADPF 54;
Modernidade.
description O projeto empenhado na modernidade, através do “processo de racionalização”, fez surgir um mundo incompatível com as tradições. A nova era que se instaurava, infensa às imagens religiosas, procurou expurgar o “divino” dos domínios da vida. Todavia, a despeito do que se acreditava, as imagens piedosas continuaram se expandindo nas sociedades modernas, ganhando inclusive expressão política, o que suscitou uma série de tensões entre “fé” e “razão”. Buscando amenizar estes conflitos, Jürgen Habermas propôs a configuração de uma sociedade pós-secular, isto é, um modelo onde à presença religiosa é reconhecida e seus discursos comportados na arena pública, bem como uma reformulação do conceito de democracia deliberativa a partir do agir comunicativo, que lança as bases para uma esfera pública institucional discursivamente organizada e legitimada. Diante disto, tomando a análise de conteúdo (BARDIN, 1997) como instrumento metodológico, o presente trabalho buscou - à luz do pensamento habermasiano -, compreender a relação entre cidadãos religiosos e não religiosos no âmbito da ADPF 54, conforme empreendeu esforços por uma revisão bibliográfica contundente acerca do problema enfrentado. Ao fim, foi possível constatar, no recorte analisado, a hostilidade da arena pública brasileira frente à possibilidade de um modelo pós-secular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/539
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/539/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 17 n. 1 (2018): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1798313296933158912