Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, José Péricles
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogos Possíveis
Texto Completo: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229
Resumo: A proposta deste artigo é refletir sobre os processos de alfabetização em prática no Brasil, a partir da contribuição das teorias linguísticas e estudos a respeito dos mecanismos de leitura e suas implicações enquanto práticas sociais. A leitura e a escrita podem ser vistas, sob tal prisma, como práticas fundamentais na formação de cidadania, incentivar as práticas de leitura.
id FSBA-1_9c54052c75056ea474f9928688a33799
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/229
network_acronym_str FSBA-1
network_name_str Diálogos Possíveis
repository_id_str
spelling Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadanialeituraescritaensinoletramentocidadaniaA proposta deste artigo é refletir sobre os processos de alfabetização em prática no Brasil, a partir da contribuição das teorias linguísticas e estudos a respeito dos mecanismos de leitura e suas implicações enquanto práticas sociais. A leitura e a escrita podem ser vistas, sob tal prisma, como práticas fundamentais na formação de cidadania, incentivar as práticas de leitura.Diálogos Possíveis2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229Diálogos Possíveis; v. 6 n. 2 (2007): Temas Livres 2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229/213Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, José Péricles2022-12-19T19:17:22Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/229Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-12-19T19:17:22Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
title Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
spellingShingle Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
Diniz, José Péricles
leitura
escrita
ensino
letramento
cidadania
title_short Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
title_full Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
title_fullStr Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
title_full_unstemmed Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
title_sort Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
author Diniz, José Péricles
author_facet Diniz, José Péricles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, José Péricles
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
escrita
ensino
letramento
cidadania
topic leitura
escrita
ensino
letramento
cidadania
description A proposta deste artigo é refletir sobre os processos de alfabetização em prática no Brasil, a partir da contribuição das teorias linguísticas e estudos a respeito dos mecanismos de leitura e suas implicações enquanto práticas sociais. A leitura e a escrita podem ser vistas, sob tal prisma, como práticas fundamentais na formação de cidadania, incentivar as práticas de leitura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229
url https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
publisher.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis
dc.source.none.fl_str_mv Diálogos Possíveis; v. 6 n. 2 (2007): Temas Livres
2447-9047
1677-7603
reponame:Diálogos Possíveis
instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron:FSBA
instname_str Faculdade Social da Bahia (FSBA)
instacron_str FSBA
institution FSBA
reponame_str Diálogos Possíveis
collection Diálogos Possíveis
repository.name.fl_str_mv Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)
repository.mail.fl_str_mv pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br
_version_ 1754643359500075008