Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229 |
Resumo: | A proposta deste artigo é refletir sobre os processos de alfabetização em prática no Brasil, a partir da contribuição das teorias linguísticas e estudos a respeito dos mecanismos de leitura e suas implicações enquanto práticas sociais. A leitura e a escrita podem ser vistas, sob tal prisma, como práticas fundamentais na formação de cidadania, incentivar as práticas de leitura. |
id |
FSBA-1_9c54052c75056ea474f9928688a33799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/229 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadanialeituraescritaensinoletramentocidadaniaA proposta deste artigo é refletir sobre os processos de alfabetização em prática no Brasil, a partir da contribuição das teorias linguísticas e estudos a respeito dos mecanismos de leitura e suas implicações enquanto práticas sociais. A leitura e a escrita podem ser vistas, sob tal prisma, como práticas fundamentais na formação de cidadania, incentivar as práticas de leitura.Diálogos Possíveis2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229Diálogos Possíveis; v. 6 n. 2 (2007): Temas Livres 2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229/213Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, José Péricles2022-12-19T19:17:22Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/229Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-12-19T19:17:22Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
title |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
spellingShingle |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania Diniz, José Péricles leitura escrita ensino letramento cidadania |
title_short |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
title_full |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
title_fullStr |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
title_sort |
Leitura e escrita (do impresso ao digital) como práticas sociais formadoras de cidadania |
author |
Diniz, José Péricles |
author_facet |
Diniz, José Péricles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, José Péricles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura escrita ensino letramento cidadania |
topic |
leitura escrita ensino letramento cidadania |
description |
A proposta deste artigo é refletir sobre os processos de alfabetização em prática no Brasil, a partir da contribuição das teorias linguísticas e estudos a respeito dos mecanismos de leitura e suas implicações enquanto práticas sociais. A leitura e a escrita podem ser vistas, sob tal prisma, como práticas fundamentais na formação de cidadania, incentivar as práticas de leitura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/229/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 6 n. 2 (2007): Temas Livres 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1754643359500075008 |