Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hypnos |
Texto Completo: | https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/546 |
Resumo: | O texto demonstra as falácias que Sócrates utiliza no Hípias Menor, bem como por que razão ele o faz. Depois de mostrar a falácia na passagem inválida de capacidades para disposições morais, a “mentira” sobre os comportamentos de Aquiles e de Odisseu e o uso de uma falsa analogia, o artigo explica por que Sócrates e Platão fazem isso. Em seguida, extrai dessa leitura três grandes lições do Hípias Menor: a primeira diz respeito a um aspecto do método pedagógico de Platão, a segunda gira em torno da relevância de Homero para os Diálogos, enquanto a última aponta para o problema do intelectualismo. Lidando com esse último ponto, o texto termina conectando o Hípias Menor ao Íon. |
id |
FSB_845911c5a593c80e4dccd0db8cb9972d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.hypnos.org.br:article/546 |
network_acronym_str |
FSB |
network_name_str |
Hypnos |
repository_id_str |
|
spelling |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismoPlatãoHÃpiasHomeroIntelectualismoO texto demonstra as falácias que Sócrates utiliza no Hípias Menor, bem como por que razão ele o faz. Depois de mostrar a falácia na passagem inválida de capacidades para disposições morais, a “mentira” sobre os comportamentos de Aquiles e de Odisseu e o uso de uma falsa analogia, o artigo explica por que Sócrates e Platão fazem isso. Em seguida, extrai dessa leitura três grandes lições do Hípias Menor: a primeira diz respeito a um aspecto do método pedagógico de Platão, a segunda gira em torno da relevância de Homero para os Diálogos, enquanto a última aponta para o problema do intelectualismo. Lidando com esse último ponto, o texto termina conectando o Hípias Menor ao Íon. Revista HypnosHypnos Journal2019-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/546Revista Hypnos; n. 42 (2019); 89-113Hypnos Journal; No. 42 (2019); 89-1132177-53461413-9138reponame:Hypnosinstname:Faculdade de São Bento (FSB)instacron:FSBporhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/546/580Copyright (c) 2019 Pedro Luz Baratieriinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaratieri, Pedro Luz2020-05-09T19:36:00Zoai:ojs.hypnos.org.br:article/546Revistahttps://hypnos.org.br/index.php/hypnosPRIhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/oairachelgazolla@gmail.com2177-53461413-9138opendoar:2023-01-13T09:47:08.717173Hypnos - Faculdade de São Bento (FSB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
title |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
spellingShingle |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo Baratieri, Pedro Luz Platão HÃpias Homero Intelectualismo |
title_short |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
title_full |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
title_fullStr |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
title_full_unstemmed |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
title_sort |
Hípias Menor: pedagogia platônica, Homero e intelectualismo |
author |
Baratieri, Pedro Luz |
author_facet |
Baratieri, Pedro Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baratieri, Pedro Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Platão HÃpias Homero Intelectualismo |
topic |
Platão HÃpias Homero Intelectualismo |
description |
O texto demonstra as falácias que Sócrates utiliza no Hípias Menor, bem como por que razão ele o faz. Depois de mostrar a falácia na passagem inválida de capacidades para disposições morais, a “mentira” sobre os comportamentos de Aquiles e de Odisseu e o uso de uma falsa analogia, o artigo explica por que Sócrates e Platão fazem isso. Em seguida, extrai dessa leitura três grandes lições do Hípias Menor: a primeira diz respeito a um aspecto do método pedagógico de Platão, a segunda gira em torno da relevância de Homero para os Diálogos, enquanto a última aponta para o problema do intelectualismo. Lidando com esse último ponto, o texto termina conectando o Hípias Menor ao Íon. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/546 |
url |
https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/546/580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pedro Luz Baratieri info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pedro Luz Baratieri |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Hypnos Hypnos Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Hypnos Hypnos Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hypnos; n. 42 (2019); 89-113 Hypnos Journal; No. 42 (2019); 89-113 2177-5346 1413-9138 reponame:Hypnos instname:Faculdade de São Bento (FSB) instacron:FSB |
instname_str |
Faculdade de São Bento (FSB) |
instacron_str |
FSB |
institution |
FSB |
reponame_str |
Hypnos |
collection |
Hypnos |
repository.name.fl_str_mv |
Hypnos - Faculdade de São Bento (FSB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rachelgazolla@gmail.com |
_version_ |
1797051293808721920 |