Globalização e estudos jurídicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Twining, William
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meritum (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1199
Resumo: A visão de Montesquieu, que moderou o afã de Bentham por uma ciência universal da legislação, mas não oprimiu sua ambição por se tornar “legislador do Mundo”, é o marco teórico deste artigo, no qual se analisa a globalização adiante da possibilidade de existência de uma jurisprudência geral. Apesar de a adoção de uma perspectiva global ter implicações importantes para o entendimento comum do direito, neste momento da história, ainda não há condições para que seja formulada uma teoria geral que verse sobre o assunto ou para generalizações confiáveis sobre os fenômenos amplamente complexos do direito no mundo. Ainda é necessário o desenvolvimento de conceitos, dados, hipóteses e modelos adequados para essa tarefa. A herança acadêmica ocidental apresenta alguns pontos de partida promissores, mas os desafios são enormes. A mensagem é antirreducionista, enfatizando a complexidade dos fenômenos legais e alertando sobre generalizações simplistas, exageradas, falsas, ininteligíveis e etnocêntricas sobre o direito no mundo. Como Montesquieu, é necessário enfatizar a variabilidade das condições locais e a diversidade de fenômenos legais.
id FUMEC-1_25ef50027e5c709fd682865febeace80
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/1199
network_acronym_str FUMEC-1
network_name_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Globalização e estudos jurídicosMontesquieu. Bentham. Globalização. Jurisprudência. Diversidade de fenômenos legais.A visão de Montesquieu, que moderou o afã de Bentham por uma ciência universal da legislação, mas não oprimiu sua ambição por se tornar “legislador do Mundo”, é o marco teórico deste artigo, no qual se analisa a globalização adiante da possibilidade de existência de uma jurisprudência geral. Apesar de a adoção de uma perspectiva global ter implicações importantes para o entendimento comum do direito, neste momento da história, ainda não há condições para que seja formulada uma teoria geral que verse sobre o assunto ou para generalizações confiáveis sobre os fenômenos amplamente complexos do direito no mundo. Ainda é necessário o desenvolvimento de conceitos, dados, hipóteses e modelos adequados para essa tarefa. A herança acadêmica ocidental apresenta alguns pontos de partida promissores, mas os desafios são enormes. A mensagem é antirreducionista, enfatizando a complexidade dos fenômenos legais e alertando sobre generalizações simplistas, exageradas, falsas, ininteligíveis e etnocêntricas sobre o direito no mundo. Como Montesquieu, é necessário enfatizar a variabilidade das condições locais e a diversidade de fenômenos legais.Universidade FUMEC2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/119910.46560/meritum.v7i1.1199Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 20122238-69391980-207210.46560/meritum.v7i1reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1199/820Twining, Williaminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T13:31:01Zoai:ojs.fumec.br:article/1199Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/meritumPUBhttps://revista.fumec.br/index.php/meritum/oairevistameritum@fumec.br2238-69391980-2072opendoar:2024-05-13T13:31:01Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Globalização e estudos jurídicos
title Globalização e estudos jurídicos
spellingShingle Globalização e estudos jurídicos
Twining, William
Montesquieu. Bentham. Globalização. Jurisprudência. Diversidade de fenômenos legais.
title_short Globalização e estudos jurídicos
title_full Globalização e estudos jurídicos
title_fullStr Globalização e estudos jurídicos
title_full_unstemmed Globalização e estudos jurídicos
title_sort Globalização e estudos jurídicos
author Twining, William
author_facet Twining, William
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Twining, William
dc.subject.por.fl_str_mv Montesquieu. Bentham. Globalização. Jurisprudência. Diversidade de fenômenos legais.
topic Montesquieu. Bentham. Globalização. Jurisprudência. Diversidade de fenômenos legais.
description A visão de Montesquieu, que moderou o afã de Bentham por uma ciência universal da legislação, mas não oprimiu sua ambição por se tornar “legislador do Mundo”, é o marco teórico deste artigo, no qual se analisa a globalização adiante da possibilidade de existência de uma jurisprudência geral. Apesar de a adoção de uma perspectiva global ter implicações importantes para o entendimento comum do direito, neste momento da história, ainda não há condições para que seja formulada uma teoria geral que verse sobre o assunto ou para generalizações confiáveis sobre os fenômenos amplamente complexos do direito no mundo. Ainda é necessário o desenvolvimento de conceitos, dados, hipóteses e modelos adequados para essa tarefa. A herança acadêmica ocidental apresenta alguns pontos de partida promissores, mas os desafios são enormes. A mensagem é antirreducionista, enfatizando a complexidade dos fenômenos legais e alertando sobre generalizações simplistas, exageradas, falsas, ininteligíveis e etnocêntricas sobre o direito no mundo. Como Montesquieu, é necessário enfatizar a variabilidade das condições locais e a diversidade de fenômenos legais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1199
10.46560/meritum.v7i1.1199
url http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1199
identifier_str_mv 10.46560/meritum.v7i1.1199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1199/820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
dc.source.none.fl_str_mv Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012
Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012
Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012
Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 7, Nº 01 - janeiro/junho 2012
2238-6939
1980-2072
10.46560/meritum.v7i1
reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
collection Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv revistameritum@fumec.br
_version_ 1798945261634977792