Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Gilda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meritum (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1605
Resumo: Os diversos movimentos oriundos da sociedade civil, identificados na mediação, resultaram inicialmente de reação contra as exclusões sociais de determinados grupos da população. Enfatizando o elo social, a mediação permite retomar a ideia de interdependência das relações humanas e revisitar a maneira como as instituições que se dizem democráticas pensam e colocam em ação a solidariedade e a redistribuição. Com base na teoria do dom, desenvolvida pelo Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais, neste artigo levanta-se a hipótese de que a mediação está no cerne de três domínios distintos: Estado, mercado e sociabilidade. A mediação intervém nos contratempos da sociabilidade e nas relações reais, quando os mediandos têm múltiplas filiações e participam de vários grupos sociais e, por conseguinte, de diversos referentes normativos. Ora, se os direitos produzidos pelo Estado ou pelo mercado, por causa de suas sofisticações, necessitam da experiência e da assistência de especialistas, o direito das relações interpessoais clama pela dependência ou pela necessidade de participação plena e integral na construção do projeto coletivo. Assim, as práticas de mediação visam à emergência de expectativas ocultas, tendo em vista a responsabilidade dos conflitos que ocorrem na comunicação do que circula, permitindo a elaboração dos elos e dos espaços sociais em outras escalas de grandeza.
id FUMEC-1_299295eff44bf62853a4654666d62e63
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/1605
network_acronym_str FUMEC-1
network_name_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídicaMediação. Teoria do dom. Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais (MAUSS).Os diversos movimentos oriundos da sociedade civil, identificados na mediação, resultaram inicialmente de reação contra as exclusões sociais de determinados grupos da população. Enfatizando o elo social, a mediação permite retomar a ideia de interdependência das relações humanas e revisitar a maneira como as instituições que se dizem democráticas pensam e colocam em ação a solidariedade e a redistribuição. Com base na teoria do dom, desenvolvida pelo Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais, neste artigo levanta-se a hipótese de que a mediação está no cerne de três domínios distintos: Estado, mercado e sociabilidade. A mediação intervém nos contratempos da sociabilidade e nas relações reais, quando os mediandos têm múltiplas filiações e participam de vários grupos sociais e, por conseguinte, de diversos referentes normativos. Ora, se os direitos produzidos pelo Estado ou pelo mercado, por causa de suas sofisticações, necessitam da experiência e da assistência de especialistas, o direito das relações interpessoais clama pela dependência ou pela necessidade de participação plena e integral na construção do projeto coletivo. Assim, as práticas de mediação visam à emergência de expectativas ocultas, tendo em vista a responsabilidade dos conflitos que ocorrem na comunicação do que circula, permitindo a elaboração dos elos e dos espaços sociais em outras escalas de grandeza.Universidade FUMEC2013-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/160510.46560/meritum.v7i2.1605Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 20122238-69391980-207210.46560/meritum.v7i2reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1605/1006Nicolau, Gildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T13:31:01Zoai:ojs.fumec.br:article/1605Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/meritumPUBhttps://revista.fumec.br/index.php/meritum/oairevistameritum@fumec.br2238-69391980-2072opendoar:2024-05-13T13:31:01Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
title Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
spellingShingle Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
Nicolau, Gilda
Mediação. Teoria do dom. Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais (MAUSS).
title_short Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
title_full Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
title_fullStr Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
title_full_unstemmed Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
title_sort Entre Mediação e Direito: elementos para uma nova ratio jurídica
author Nicolau, Gilda
author_facet Nicolau, Gilda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Gilda
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação. Teoria do dom. Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais (MAUSS).
topic Mediação. Teoria do dom. Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais (MAUSS).
description Os diversos movimentos oriundos da sociedade civil, identificados na mediação, resultaram inicialmente de reação contra as exclusões sociais de determinados grupos da população. Enfatizando o elo social, a mediação permite retomar a ideia de interdependência das relações humanas e revisitar a maneira como as instituições que se dizem democráticas pensam e colocam em ação a solidariedade e a redistribuição. Com base na teoria do dom, desenvolvida pelo Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais, neste artigo levanta-se a hipótese de que a mediação está no cerne de três domínios distintos: Estado, mercado e sociabilidade. A mediação intervém nos contratempos da sociabilidade e nas relações reais, quando os mediandos têm múltiplas filiações e participam de vários grupos sociais e, por conseguinte, de diversos referentes normativos. Ora, se os direitos produzidos pelo Estado ou pelo mercado, por causa de suas sofisticações, necessitam da experiência e da assistência de especialistas, o direito das relações interpessoais clama pela dependência ou pela necessidade de participação plena e integral na construção do projeto coletivo. Assim, as práticas de mediação visam à emergência de expectativas ocultas, tendo em vista a responsabilidade dos conflitos que ocorrem na comunicação do que circula, permitindo a elaboração dos elos e dos espaços sociais em outras escalas de grandeza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1605
10.46560/meritum.v7i2.1605
url http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1605
identifier_str_mv 10.46560/meritum.v7i2.1605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1605/1006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
dc.source.none.fl_str_mv Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012
Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012
Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012
Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 7, Nº 02 - julho/dezembro 2012
2238-6939
1980-2072
10.46560/meritum.v7i2
reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
collection Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv revistameritum@fumec.br
_version_ 1798945261672726528