A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas de Paulo, Alexandre
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meritum (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/873
Resumo: Neste ensaio, são abordadas algumas características marcantes da cultura jurídico-penal germânica de três povos germânicos que se instalaram nos antigos territórios do Império Romano do Ocidente na chamada Alta Idade Média: os visigodos (Península Ibérica); longobardos (Península Itálica) e francos (Gália). Na introdução, são indicadas as três diferentes culturas (coexistentes) que tinham a pretensão de exercer o poder no início da Idade Média: tradição germânica; tradição romana e o pensamento místico cristão. Em seguida apresenta-se um sumaríssimo contexto histórico para situar o leitor nas particularidades dos três reinos germânicos existentes entre os séculos VI e VIII nas regiões abordadas. Finalmente, destacamse alguns traços da cultura jurídico-penal germânica e suas transformações diante da tradição jurídico-romana remanescente, além das influências da Igreja Católica como fonte de legitimação das novas potestades européias. Na conclusão, indica-se uma hipótese para a compreensão geral da cultura jurídico-penal que prevaleceu na Europa Medieval, mormente a partir do século IX, com a generalização do feudalismo.
id FUMEC-1_f8129e52439b806eae219ac2e0093919
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/873
network_acronym_str FUMEC-1
network_name_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVALHistória do Direito. Alta Idade Média. Direito germânico.Neste ensaio, são abordadas algumas características marcantes da cultura jurídico-penal germânica de três povos germânicos que se instalaram nos antigos territórios do Império Romano do Ocidente na chamada Alta Idade Média: os visigodos (Península Ibérica); longobardos (Península Itálica) e francos (Gália). Na introdução, são indicadas as três diferentes culturas (coexistentes) que tinham a pretensão de exercer o poder no início da Idade Média: tradição germânica; tradição romana e o pensamento místico cristão. Em seguida apresenta-se um sumaríssimo contexto histórico para situar o leitor nas particularidades dos três reinos germânicos existentes entre os séculos VI e VIII nas regiões abordadas. Finalmente, destacamse alguns traços da cultura jurídico-penal germânica e suas transformações diante da tradição jurídico-romana remanescente, além das influências da Igreja Católica como fonte de legitimação das novas potestades européias. Na conclusão, indica-se uma hipótese para a compreensão geral da cultura jurídico-penal que prevaleceu na Europa Medieval, mormente a partir do século IX, com a generalização do feudalismo.Universidade FUMEC2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/87310.46560/meritum.v4i1.873Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 20092238-69391980-207210.46560/meritum.v4i1reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/873/656Ribas de Paulo, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T13:30:58Zoai:ojs.fumec.br:article/873Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/meritumPUBhttps://revista.fumec.br/index.php/meritum/oairevistameritum@fumec.br2238-69391980-2072opendoar:2024-05-13T13:30:58Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
title A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
spellingShingle A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
Ribas de Paulo, Alexandre
História do Direito. Alta Idade Média. Direito germânico.
title_short A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
title_full A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
title_fullStr A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
title_full_unstemmed A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
title_sort A CULTURA JURÍDICO-PENAL GERMÂNICA ALTOMEDIEVAL
author Ribas de Paulo, Alexandre
author_facet Ribas de Paulo, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas de Paulo, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv História do Direito. Alta Idade Média. Direito germânico.
topic História do Direito. Alta Idade Média. Direito germânico.
description Neste ensaio, são abordadas algumas características marcantes da cultura jurídico-penal germânica de três povos germânicos que se instalaram nos antigos territórios do Império Romano do Ocidente na chamada Alta Idade Média: os visigodos (Península Ibérica); longobardos (Península Itálica) e francos (Gália). Na introdução, são indicadas as três diferentes culturas (coexistentes) que tinham a pretensão de exercer o poder no início da Idade Média: tradição germânica; tradição romana e o pensamento místico cristão. Em seguida apresenta-se um sumaríssimo contexto histórico para situar o leitor nas particularidades dos três reinos germânicos existentes entre os séculos VI e VIII nas regiões abordadas. Finalmente, destacamse alguns traços da cultura jurídico-penal germânica e suas transformações diante da tradição jurídico-romana remanescente, além das influências da Igreja Católica como fonte de legitimação das novas potestades européias. Na conclusão, indica-se uma hipótese para a compreensão geral da cultura jurídico-penal que prevaleceu na Europa Medieval, mormente a partir do século IX, com a generalização do feudalismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/873
10.46560/meritum.v4i1.873
url http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/873
identifier_str_mv 10.46560/meritum.v4i1.873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/873/656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
publisher.none.fl_str_mv Universidade FUMEC
dc.source.none.fl_str_mv Meritum, Law Journal of FUMEC University; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009
Meritum, Revista de Derecho de la Universidad FUMEC; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009
Meritum, Journal de droit de l'Université FUMEC; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009
Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC; Vol. 4, Nº 01 - janeiro/junho 2009
2238-6939
1980-2072
10.46560/meritum.v4i1
reponame:Meritum (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Meritum (Belo Horizonte. Online)
collection Meritum (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Meritum (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv revistameritum@fumec.br
_version_ 1798945261285801984