O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/307
Resumo: Nesta pesquisa, trata-se de compreender a construção do enunciado no telejornal pelos sujeitos envolvidos na mediação: enunciador/narrador e enunciatário/público, por meio da Teoria Semiótica – Semiótica Discursiva –, baseada, metodologicamente, nos principais autores que tratam do tema no tocante às informações relativas ao poder das mídias, bem como da relação entre mídia e público. A relevância do trabalho de pesquisa consiste em analisar os papéis assumidos pelo destinador e o destinatário na construção dos enunciados no telejornal para compreender a visibilidade dos cidadãos relatados em textos de reportagens em TV, com as características do chamado "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário". Uma forma de aprofundar-se no perfil de pessoas anônimas ou não e permitir que elas se identifiquem com o público/destinatário. O processo criativo que desenvolve esse tipo de narrativa trata das peculiaridades dos personagens, suas singularidades, uma forma de humanizar o texto ao retratar o fato jornalístico e torná-lo de fácil leitura do público.
id FUMEC-2_15bb148dc966f4fc7268e8f2179dde20
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/307
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIOTelejornalismo. Jornalismo literário. Visibilidade.Nesta pesquisa, trata-se de compreender a construção do enunciado no telejornal pelos sujeitos envolvidos na mediação: enunciador/narrador e enunciatário/público, por meio da Teoria Semiótica – Semiótica Discursiva –, baseada, metodologicamente, nos principais autores que tratam do tema no tocante às informações relativas ao poder das mídias, bem como da relação entre mídia e público. A relevância do trabalho de pesquisa consiste em analisar os papéis assumidos pelo destinador e o destinatário na construção dos enunciados no telejornal para compreender a visibilidade dos cidadãos relatados em textos de reportagens em TV, com as características do chamado "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário". Uma forma de aprofundar-se no perfil de pessoas anônimas ou não e permitir que elas se identifiquem com o público/destinatário. O processo criativo que desenvolve esse tipo de narrativa trata das peculiaridades dos personagens, suas singularidades, uma forma de humanizar o texto ao retratar o fato jornalístico e torná-lo de fácil leitura do público.Revista Mediação2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/307Revista Mediação; Vol. 11, Nº 10 - janeiro/junho de 20102179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/307/304Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:40Zoai:ojs.fumec.br:article/307Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
title O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
spellingShingle O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
Telejornalismo. Jornalismo literário. Visibilidade.
title_short O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
title_full O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
title_fullStr O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
title_full_unstemmed O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
title_sort O TEXTO DE TV E O NOVO JORNALISMO LITERÁRIO
author Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
author_facet Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo. Jornalismo literário. Visibilidade.
topic Telejornalismo. Jornalismo literário. Visibilidade.
description Nesta pesquisa, trata-se de compreender a construção do enunciado no telejornal pelos sujeitos envolvidos na mediação: enunciador/narrador e enunciatário/público, por meio da Teoria Semiótica – Semiótica Discursiva –, baseada, metodologicamente, nos principais autores que tratam do tema no tocante às informações relativas ao poder das mídias, bem como da relação entre mídia e público. A relevância do trabalho de pesquisa consiste em analisar os papéis assumidos pelo destinador e o destinatário na construção dos enunciados no telejornal para compreender a visibilidade dos cidadãos relatados em textos de reportagens em TV, com as características do chamado "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário". Uma forma de aprofundar-se no perfil de pessoas anônimas ou não e permitir que elas se identifiquem com o público/destinatário. O processo criativo que desenvolve esse tipo de narrativa trata das peculiaridades dos personagens, suas singularidades, uma forma de humanizar o texto ao retratar o fato jornalístico e torná-lo de fácil leitura do público.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/307
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/307/304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 11, Nº 10 - janeiro/junho de 2010
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944894464557056