SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/259 |
Resumo: | Este ensaio perscruta uma noção de real e de ficção em que ambos surgem como representação, num processo de semiose considerada um paradoxo comunicativo. O jornalismo contemporâneo é também uma mercadoria, um sistema complexo de comunicação, seu produto é a realidade construída com argumentos estereotipados por interesses editoriais pautados por interesses políticos e comerciais, simulacro de um conteúdo que não reflete, mas cria a necessidade no receptor. Também a realidade construída pelas imagens contemporâneas não é comunicação no sentido designativo, mas expressão de um simulacro que, como tal, ao negar a fantasia, recalca a realidade como uma ficção, operando num sistema de códigos numéricos que surgem como imagem num espaço visual transduzido da sua indexalidade para a virtualidade. |
id |
FUMEC-2_28d4090e5dfb8054bc543390d1233df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/259 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVOComunicaçãoMídiaCultura Visual.Este ensaio perscruta uma noção de real e de ficção em que ambos surgem como representação, num processo de semiose considerada um paradoxo comunicativo. O jornalismo contemporâneo é também uma mercadoria, um sistema complexo de comunicação, seu produto é a realidade construída com argumentos estereotipados por interesses editoriais pautados por interesses políticos e comerciais, simulacro de um conteúdo que não reflete, mas cria a necessidade no receptor. Também a realidade construída pelas imagens contemporâneas não é comunicação no sentido designativo, mas expressão de um simulacro que, como tal, ao negar a fantasia, recalca a realidade como uma ficção, operando num sistema de códigos numéricos que surgem como imagem num espaço visual transduzido da sua indexalidade para a virtualidade.Revista Mediação2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/259Revista Mediação; Vol. 7, Nº 06 - janeiro/junho de 20082179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/259/256Farina, Mauricius Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:38Zoai:ojs.fumec.br:article/259Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2024-03-06T15:28:38Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
title |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
spellingShingle |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO Farina, Mauricius Martins Comunicação Mídia Cultura Visual. |
title_short |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
title_full |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
title_fullStr |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
title_full_unstemmed |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
title_sort |
SEMIOSE DE UM PARADOXO COMUNICATIVO |
author |
Farina, Mauricius Martins |
author_facet |
Farina, Mauricius Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farina, Mauricius Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Mídia Cultura Visual. |
topic |
Comunicação Mídia Cultura Visual. |
description |
Este ensaio perscruta uma noção de real e de ficção em que ambos surgem como representação, num processo de semiose considerada um paradoxo comunicativo. O jornalismo contemporâneo é também uma mercadoria, um sistema complexo de comunicação, seu produto é a realidade construída com argumentos estereotipados por interesses editoriais pautados por interesses políticos e comerciais, simulacro de um conteúdo que não reflete, mas cria a necessidade no receptor. Também a realidade construída pelas imagens contemporâneas não é comunicação no sentido designativo, mas expressão de um simulacro que, como tal, ao negar a fantasia, recalca a realidade como uma ficção, operando num sistema de códigos numéricos que surgem como imagem num espaço visual transduzido da sua indexalidade para a virtualidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/259 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/259/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 7, Nº 06 - janeiro/junho de 2008 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944894124818432 |