Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6080 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar as narrativas sobre o Rio de Janeiro no documentário seriado 1000 places to see before you die. Baseando-se em clichês que vendem a metrópole carioca como cidade hiper-real para consumo turístico, construindo-a como produto, a série, de origem estadunidense, foi exibida pela primeira vez na rede TLC em 2007 e é baseada em livro homônimo. Em um momento no qual o Rio de Janeiro era permeado por representações da violência na mídia, as quais contribuíam para a construção de uma atmosfera de medo, o documentário exclui a pobreza, a favela e até parte da geografia da cidade, restringindo seu consumo a sua área “rica”, a Zona Sul, trazendo uma ideia de “perfeição” que é corroborada por turistas (e pelo olhar) estrangeiros. |
id |
FUMEC-2_3b84b156fb9ecc9d53cadf7366717694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/6080 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you dieCidadeConsumoTelevisãoHiper-realidadetelevisãodocumentáriocidadeRio de JaneiroimagináriosconsumoO presente artigo objetiva analisar as narrativas sobre o Rio de Janeiro no documentário seriado 1000 places to see before you die. Baseando-se em clichês que vendem a metrópole carioca como cidade hiper-real para consumo turístico, construindo-a como produto, a série, de origem estadunidense, foi exibida pela primeira vez na rede TLC em 2007 e é baseada em livro homônimo. Em um momento no qual o Rio de Janeiro era permeado por representações da violência na mídia, as quais contribuíam para a construção de uma atmosfera de medo, o documentário exclui a pobreza, a favela e até parte da geografia da cidade, restringindo seu consumo a sua área “rica”, a Zona Sul, trazendo uma ideia de “perfeição” que é corroborada por turistas (e pelo olhar) estrangeiros.Revista Mediação2018-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise críticaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6080Revista Mediação; v. 20 n. 26 (2018): Espaços urbanos e suas representações2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6080/pdfCopyright (c) 2018 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGotardo, Ana Teresa2018-07-20T14:06:40Zoai:ojs.fumec.br:article/6080Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2018-07-20T14:06:40Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
title |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
spellingShingle |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die Gotardo, Ana Teresa Cidade Consumo Televisão Hiper-realidade televisão documentário cidade Rio de Janeiro imaginários consumo |
title_short |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
title_full |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
title_fullStr |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
title_full_unstemmed |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
title_sort |
Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die |
author |
Gotardo, Ana Teresa |
author_facet |
Gotardo, Ana Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gotardo, Ana Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade Consumo Televisão Hiper-realidade televisão documentário cidade Rio de Janeiro imaginários consumo |
topic |
Cidade Consumo Televisão Hiper-realidade televisão documentário cidade Rio de Janeiro imaginários consumo |
description |
O presente artigo objetiva analisar as narrativas sobre o Rio de Janeiro no documentário seriado 1000 places to see before you die. Baseando-se em clichês que vendem a metrópole carioca como cidade hiper-real para consumo turístico, construindo-a como produto, a série, de origem estadunidense, foi exibida pela primeira vez na rede TLC em 2007 e é baseada em livro homônimo. Em um momento no qual o Rio de Janeiro era permeado por representações da violência na mídia, as quais contribuíam para a construção de uma atmosfera de medo, o documentário exclui a pobreza, a favela e até parte da geografia da cidade, restringindo seu consumo a sua área “rica”, a Zona Sul, trazendo uma ideia de “perfeição” que é corroborada por turistas (e pelo olhar) estrangeiros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion análise crítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6080 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/6080/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mediação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mediação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; v. 20 n. 26 (2018): Espaços urbanos e suas representações 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944895061196800 |