A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balestrini Junior, José Luiz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Segura Contrera, Malena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9287
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre as práticas contemporâneas de informação, o rebaixamento cognitivo e o ur-fascismo, ou fascismo eterno. Este sendo uma potencialidade que habita a psique humana podendo irromper na consciência em determinados momentos, dependendo de as circunstâncias serem propícias ou não para tal acontecimento. Partimos de uma reflexão realizada a partir de dados obtidos através da ferramenta Google Trends que ajudam a compreender o comportamento de interesse e busca da população pelo termo “fascismo” entre os anos de 2010 e a data presente. Os resultados obtidos indicam relação direta entre o interesse pelo tema e a imagem do atual presidente Jair Bolsonaro. Suas manifestações de cunho misógino, racista, xenofóbico, ultranacionalista, entre outros, corroboram esse fato. A partir desses dados, procuramos aprofundar a discussão acerca da destruição do espírito crítico através de práticas de censura e de propaganda ideológica comuns aos regimes totalitários. Para a discussão trouxemos autores da Teoria da Mídia, da Sociologia e da Psicologia Profunda. Em conclusão, podemos dizer que a divulgação de notícias manipuladas e falsas, assim como a descredibilização da imprensa pelo atual governo com o objetivo claro de instaurar um sistema hegemônico de pensamento, são comportamentos que aproximam o presidente e seus apoiadores de valores fascistas.
id FUMEC-2_3c35bb4e94396c24802b4094e9befb83
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/9287
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidadeO artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre as práticas contemporâneas de informação, o rebaixamento cognitivo e o ur-fascismo, ou fascismo eterno. Este sendo uma potencialidade que habita a psique humana podendo irromper na consciência em determinados momentos, dependendo de as circunstâncias serem propícias ou não para tal acontecimento. Partimos de uma reflexão realizada a partir de dados obtidos através da ferramenta Google Trends que ajudam a compreender o comportamento de interesse e busca da população pelo termo “fascismo” entre os anos de 2010 e a data presente. Os resultados obtidos indicam relação direta entre o interesse pelo tema e a imagem do atual presidente Jair Bolsonaro. Suas manifestações de cunho misógino, racista, xenofóbico, ultranacionalista, entre outros, corroboram esse fato. A partir desses dados, procuramos aprofundar a discussão acerca da destruição do espírito crítico através de práticas de censura e de propaganda ideológica comuns aos regimes totalitários. Para a discussão trouxemos autores da Teoria da Mídia, da Sociologia e da Psicologia Profunda. Em conclusão, podemos dizer que a divulgação de notícias manipuladas e falsas, assim como a descredibilização da imprensa pelo atual governo com o objetivo claro de instaurar um sistema hegemônico de pensamento, são comportamentos que aproximam o presidente e seus apoiadores de valores fascistas.Revista Mediação2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9287Revista Mediação; v.23/24 n.33/34 (2021/22): Mídia e Democracia2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9287/4572Copyright (c) 2023 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalestrini Junior, José LuizSegura Contrera, Malena2023-01-02T18:47:31Zoai:ojs.fumec.br:article/9287Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2023-01-02T18:47:31Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
title A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
spellingShingle A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
Balestrini Junior, José Luiz
title_short A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
title_full A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
title_fullStr A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
title_full_unstemmed A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
title_sort A destruição do espírito crítico: uma expressão do ur-fascismo na atualidade
author Balestrini Junior, José Luiz
author_facet Balestrini Junior, José Luiz
Segura Contrera, Malena
author_role author
author2 Segura Contrera, Malena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balestrini Junior, José Luiz
Segura Contrera, Malena
description O artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre as práticas contemporâneas de informação, o rebaixamento cognitivo e o ur-fascismo, ou fascismo eterno. Este sendo uma potencialidade que habita a psique humana podendo irromper na consciência em determinados momentos, dependendo de as circunstâncias serem propícias ou não para tal acontecimento. Partimos de uma reflexão realizada a partir de dados obtidos através da ferramenta Google Trends que ajudam a compreender o comportamento de interesse e busca da população pelo termo “fascismo” entre os anos de 2010 e a data presente. Os resultados obtidos indicam relação direta entre o interesse pelo tema e a imagem do atual presidente Jair Bolsonaro. Suas manifestações de cunho misógino, racista, xenofóbico, ultranacionalista, entre outros, corroboram esse fato. A partir desses dados, procuramos aprofundar a discussão acerca da destruição do espírito crítico através de práticas de censura e de propaganda ideológica comuns aos regimes totalitários. Para a discussão trouxemos autores da Teoria da Mídia, da Sociologia e da Psicologia Profunda. Em conclusão, podemos dizer que a divulgação de notícias manipuladas e falsas, assim como a descredibilização da imprensa pelo atual governo com o objetivo claro de instaurar um sistema hegemônico de pensamento, são comportamentos que aproximam o presidente e seus apoiadores de valores fascistas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9287
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9287/4572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Mediação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Mediação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; v.23/24 n.33/34 (2021/22): Mídia e Democracia
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1798944895390449664